Terry Southern

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Translation Latin Alphabet.svg
Este artigo ou seção está a ser traduzido (desde fevereiro de 2011). Ajude e colabore com a tradução.
Question book-4.svg
Esta página cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde janeiro de 2010). Ajude a inserir referências. Conteúdo não verificável poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Terry Southern
Nascimento 1 de maio de 1924
Alvarado (Texas)
Morte 29 de outubro de 1995 (71 anos)
Nova Iorque
Cidadania Estados Unidos
Alma mater Universidade Northwestern
Ocupação roteirista, romancista, jornalista, escritor, produtor, ator, produtor cinematográfico
Prêmios Prêmio O. Henry

Terry Southern (Alvarado, 1 de maio de 1924 - Nova York, 29 de outubro de 1995) foi um influente escritor, ensaísta e roteirista norte-americano, famoso por seu estilo literário satírico.[1]

Southern fez parte do movimento literário parisiense do pós-guerra na década de 1950 e acompanhou os escritores do movimento beat no Greenwich Village, em Nova York. Amigo de celebridades do cinema, do jet-set internacional e do rock britânico, esteve no epicentro da efervescência cultural e de costumes da Swinging London dos anos 60 e ajudou a mudar o estilo e a substância dos filmes norte-americanos dos anos 70.

Algumas de suas mais famosas colaborações em roteiros para o cinema foram as de Dr. Fantástico, com Stanley Kubrick, Sem Destino, com Dennis Hopper e Barbarella, com Roger Vadim. Amigo de roqueiros como os Rolling Stones e os Beatles, a figura de Southern ficou imortalizada ao sair de óculos escuros na capa de Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band, o lendário disco de 1967 dos Beatles que traz o grupo e várias personalidades em sua capa.

Seu trabalho em Sem Destino ajudou a criar o movimento do chamado cinema independente norte-americano do anos 70, em oposição ao cinema tradicional de Hollywood.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nascido em Alvarado, deixou a Universidade Metodista Meridional para servir no exército americano durante a Segunda Guerra Mundial, retornando ao pais para estudar na Universidade Northwestern, tendo se graduado em 1948.

Paris (1948-52)[editar | editar código-fonte]

Partiu dos Estados Unidos em setembro de 1948, usando uma bolsa G.I. Bill para viajar por França, onde estudou na Faculté Des Lettres da Universidade de Paris (Sorbonne).


Livros[editar | editar código-fonte]

Roteiros/Guiões[editar | editar código-fonte]

Aparições em filmes[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]