The Golden Girls

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde setembro de 2019). Ajude a inserir referências. Conteúdo não verificável poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
The Golden Girls
Sarilhos com Elas (PT)
Supergatas (BR)
Informação geral
Formato Série
Gênero Sitcom
Duração 25 minutos
Criador(es) Susan Harris
País de origem EUA
Idioma original inglês
Produção
Elenco Betty White
Beatrice Arthur
Rue McClanahan
Estelle Getty
Exibição
Transmissão original 14 de setembro de 1985 – 9 de maio de 1992
N.º de temporadas 7
N.º de episódios 180

The Golden Girls (br: Supergatas, pt: Sarilhos com Elas) é uma sitcom de grande êxito popular na grade da NBC, exibida de 1985 a 1992 e que teve como protagonistas as atrizes Betty White, Beatrice Arthur, Rue McClanahan e Estelle Getty, que alcançaram estrelato imediato em todo o mundo devido à grande popularidade da série até os dias atuais.

The Golden Girls recebeu elogios da crítica durante a maior parte de sua execução e ganhou vários prêmios, incluindo o Emmy do Primetime de melhor série de comédia duas vezes. Também ganhou três Globo de Ouro de melhor série de comédia ou musical.[1] A série também foi classificada entre os 10 programas de maior audiência em seis de suas sete temporadas.[2] Em 2013, a TV Guide classificou The Golden Girls como número 54 em sua lista das 60 melhores séries de todos os tempos.[3] Em 2014, o Writers Guild of America colocou o seriado no número 69 em sua lista das "101 Melhores Séries de TV Escritas de Todos os Tempos".[4]

Personagens[editar | editar código-fonte]

Quatro mulheres de uma certa idade moram juntas em Miami, Flórida, Estados Unidos.

Dorothy Zbornak (Beatrice Arthur) é uma professora divorciada. É natural de Brooklyn, Nova Iorque. Seu ex-marido, Stanley ("Stan") Zbornak, aparece em várias episódios.

Rose Nylund (Betty White) é viúva natural da vila fictícia de Saint Olaf, Minnesota. Ao princípio da série trabalhava como conselheira, mas logo trabalhava na televisão.

Blanche Devereaux (Rue McClanahan) é viúva natural de Atlanta, Geórgia. Trabalha num museu de arte e é a proprietária da casa onde moram as quatro.

Sophia Petrillo (Estelle Getty) é mãe de Dorothy. Esta viúva é natural da Sicília, mas morou muitos anos em Brooklyn. Antes do começo da série, a Sophia tinha sofrido um acidente vascular cerebral (AVC), e foi morar num lar de idosos. No primeiro episódio houve um incêndio no lar, e a Sophia acaba por viver com a filha e as outras duas mulheres.

Sequência[editar | editar código-fonte]

Depois de terminar a série, houve uma temporada de uma série chamada The Golden Palace. Três das senhoras (Rose, Blanche, e Sophia) compram um hotel em Miami. Também nesta breve serie estavam Don Cheadle e Cheech Marin como empregados do hotel. Dorothy apareceu em dois episódios.

Referências

  1. «'L.A. Law' and 'Golden Girls' Win Series Emmys». The New York Times. Associated Press. 21 de setembro de 1987 
  2. Galician, Mary-Lou; Merskin, Debra L. (2007). Critical Thinking About Sex, Love, and Romance In the Mass Media: Media Literacy Applications. [S.l.]: Psychology Press. p. 109. ISBN 978-0-8058-5615-6 
  3. «TV Guide Magazine's 60 Best Series of All Time». TV Guide 
  4. «'101 Best Written TV Series Of All Time' From WGA/TV Guide: Complete List». Deadline Hollywood. 2 de julho de 2013 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre televisão é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.