Usuário(a):Music01/Testes/Red (álbum de Taylor Swift)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Red
Álbum de estúdio de Taylor Swift
Lançamento 22 de outubro de 2012 (2012-10-22)
Gravação 2010–12
Gênero(s) Country pop
Duração 65:11
Idioma(s) Inglês
Formato(s) CD, download digital, vinil
Gravadora(s) Big Machine
Produção Scott Borchetta (exec.), Taylor Swift, Jeff Bhasker, Nathan Chapman, Dann Huff, Jacknife Lee, Max Martin, Shellback, Butch Walker, Dan Wilson
Cronologia de Taylor Swift
Speak Now
(2010)
1989
(2012)
Singles de Red
  1. "We Are Never Ever Getting Back Together"
    Lançamento: 13 de agosto de 2012 (2012-08-13)
  2. "Begin Again"
    Lançamento: 25 de setembro de 2012 (2012-09-25)
  3. "I Knew You Were Trouble"
    Lançamento: 9 de outubro de 2012 (2012-10-09)
  4. "22"
    Lançamento: 12 de março de 2013 (2013-03-12)
  5. "Red"
    Lançamento: 24 de junho de 2013 (2013-06-24)
  6. "Everything Has Changed"
    Lançamento: 16 de julho de 2013 (2013-07-16)
  7. "The Last Time"
    Lançamento: 4 de novembro de 2013 (2013-11-04)

Red (estilizado como RED) é o quarto álbum de estúdio da cantora estadunidense Taylor Swift, lançado em 22 de outubro de 2012, através da Big Machine Records. Depois de escrever seu quinto disco Speak Now (2010) inteiramente sozinha, a cantora iniciou as composições para seu novo trabalho. Embora tenha inicialmente escrito mais de 20 canções com seu colaborador de longa data Nathan Chapman, Swift decidiu que deveria "sair da zona de conforto" e quis trabalhar com novos profissionais, tendo composto mais de 30 músicas e trabalhado com novos colaboradores na produção de Red, nomeadamente Max Martin, Shellback, Dann Huff, Jacknife Lee, Butch Walker e Dan Wilson. O produto foi concebido e gravado entre 2010 e 2012, e apresenta participações vocais de Ed Sheeran e Gary Lightbody, da banda Snow Patrol.

Seu título se refere às emoções tumultuosas e "vermelhas" resultadas do romance ineficaz vivido pela artista durante o desenvolvimento do disco. Musicalmente, assim como nos discos anteriores de Swift, Red incorpora o country pop como estilo musical predominante, contendo elementos de gêneros como o folk, o rock e a música eletrônica e subgêneros como arena rock, Britrock, dance-pop e dubstep. Embora a gravadora de Swift tenha promovido Red como um álbum country, esta categorização foi contestada por jornalistas, que o consideraram um álbum pop. Swift co-compôs todas as 16 faixas do álbum, sendo creditada como produtora em oito delas e como compositora única em nove. Suas canções discutem as emoções complexas e conflituosas vindas de um romance perdido.

Após o seu lançamento, Red foi recebido de forma predominantemente positiva por críticos musicais, que prezaram seu conteúdo lírico e sua produção. Diversos deles elogiaram a versatilidade de Swift como compositora e musicista, bem como o seu experimento com novos gêneros musicais. Análises retrospectivas colocaram Red entre os melhores da cantora por representar sua artisticidade e servir de ponto transitório para a sua fase como estrela pop, estando desta forma, bem posicionado nas listas de década e na 99.ª colocação na lista dos 500 melhores de todos os tempos pela Rolling Stone. Em termos comerciais, Red também obteve uma recepção positiva, atingindo a primeira posição em países como Austrália, Canadá, Irlanda, Estados Unidos, Nova Zelândia e Reino Unido. Em território estadunidense, vendeu 1 milhão e 208 mil unidades em sua semana de estreia, representando a segunda melhor semana de estreia por um disco de uma artista feminina até então — apenas atrás de Oops!... I Did It Again (2000), de Britney Spears, que vendeu 111 mil cópias a mais. Ao redor do mundo, vendeu mais de 1.5 milhões de cópias em sua semana de lançamento, e foi o segundo mais vendido em 2012, ficando apenas atrás de 21 (2011), de Adele. Suas vendas globais, até 2014, foram estimadas em mais de 8 milhões de cópias.

De Red foram lançados sete singles oficiais, dos quais "We Are Never Ever Getting Back Together", "I Knew You Were Trouble", "Begin Again" e a faixa-título alcançaram as dez primeiras posições da Billboard Hot 100; os dois primeiros, especialmente, se tornaram grandes sucessos, com o inicial convertendo-se na primeira liderança de Swift na Hot 100 — impulsionada pelas 623 mil unidades digitais vendidas e o resultante salto de 71 colocações. "22" obteve um desempenho moderado, enquanto "Everything Has Changed" e "The Last Time" receberam lançamento limitado. Red contou com uma extensa divulgação e planejamento de marketing, incluindo o single promocional "State of Grace", apresentações em cerimônias e programas de TV, acordos com marcas, e a turnê Red Tour (2013-14), que tornou-se a excursão com maior arrecadação por uma artista country, conquistando mais de US$ 150 milhões em 86 concertos feitos nas Américas, na Ásia, na Europa e na Oceania. Em 2021, após uma disputa acerca da posse de seus masters, será lançada uma regravação do álbum, intitulada Red (Taylor's Version), apresentando composições descartadas pela cantora.

Antecedentes[editar | editar código-fonte]

O terceiro álbum de estúdio de Taylor Swift, intitulado Speak Now, foi lançado em outubro de 2010, em sequência ao seu grande sucesso Fearless (2008) e a turnê correspondente recém-terminada. O álbum foi inteiramente composto por ela, um processo realizado de forma natural e também como resposta aos críticos de suas habilidades como compositora. Ela também encarregou-se da co-produção ao lado do colaborador de longa data Nathan Chapman, expandindo sua sonoridade country pop com frequentes elementos crossover, similar ao antecessor, incorporando também rock, pop rock e bluegrass. Permaneceu no topo da Billboard 200 por seis semanas não consecutivas, vendendo 1.047 milhões de unidades nos Estados Unidos em seus primeiros sete dias — das quais 278 mil foram digitais, um recorde para artista femininas que garantiu à Swift um destaque no Livro dos Recordes. Bem avaliado pela crítica, que destacou sua forte produção e o lirismo poético da cantora, Speak Now foi indicado a Best Country Album e o single "Mean" venceu os prêmios de Best Country Song e Best Country Solo Performance nos Grammy Awards de 2012.

Desenvolvimento e gravação[editar | editar código-fonte]

Lançamento e divulgação[editar | editar código-fonte]

The Red Tour[editar | editar código-fonte]

Composição[editar | editar código-fonte]

Temas e influências na composição[editar | editar código-fonte]

Estilo musical e letras[editar | editar código-fonte]

Recepção[editar | editar código-fonte]

Crítica profissional[editar | editar código-fonte]

Prêmios[editar | editar código-fonte]

Singles[editar | editar código-fonte]

Impacto[editar | editar código-fonte]

Red (Taylor's Version)[editar | editar código-fonte]

Lista de faixas[editar | editar código-fonte]

Créditos[editar | editar código-fonte]

Desempenho comercial[editar | editar código-fonte]

Posições[editar | editar código-fonte]

Tabelas de fim de ano[editar | editar código-fonte]

Tabelas de fim de década[editar | editar código-fonte]

Tabelas de todos os tempos[editar | editar código-fonte]

Certificações[editar | editar código-fonte]

Histórico de lançamento[editar | editar código-fonte]