Usuário Discussão:Py4nf/Arquivo 2016

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Quais são as frases incompressíveis no artigo Pi para que eu possa corrigí-las? E, por favor, analise também Leonhard Euler.

--D.P.S (discussão) 13h37min de 4 de janeiro de 2016 (UTC)Danilomath

Acrescentar campo em predefinição[editar código-fonte]

Py4nf, gostaria de incluir campos na Predefinição info/templo católico da página https://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_Matriz_Nossa_Senhora_da_Concei%C3%A7%C3%A3o_(Viam%C3%A3o)

--Fran sheneider (discussão) 18h26min de 7 de janeiro de 2016 (UTC)

Pico dos Marins[editar código-fonte]

Porque retira minhas atualizações da pagina do Pico dos Marins?

Tenho 60 anos, Engenheiro Mecânico, sou piquetense e garanto que o que coloquei é verdadeiro.comentário não assinado de Idelmo Reis (discussão • contrib) 16h36min de 10 de janeiro de 2016‎ (UTC)

Caro Idelmo, sua contribuição para a Wikipédia é muito bem vinda. Respondendo a sua pergunta, observe que todo conteúdo acrescentado à Wikipédia deve, necessariamente, citar a fonte da informação. Clique aqui para saber como devem ser feitas as citações. Como a Wikipédia não é uma fonte primária de informações, nenhum conteúdo inédito pode ser incluído aqui. Assim, mesmo que uma informação seja verdadeira, ela somente pode ser incluída se houver uma fonte confiável que permita a qualquer leitor verificar essa informação. A esse respeito, peço que consulte a documentação disponível aqui e aqui. Finalmente, destaco que o conteúdo não pode, em hipótese alguma, violar os direitos autorais. A documentação sobre esse tema encontra-se nesta página. Bom, acredito ter respondido sua pergunta. Espero que goste de contribuir para a Wikipédia e sugiro este tutorial para esclarecer dúvidas que possam surgir. Py4nf (discussão) 10h38min de 11 de janeiro de 2016 (UTC)

Edição das páginas "arrasto" e "círculo"[editar código-fonte]

Olá Py4nf, recebi a notificação de que as informações nas páginas sobre arrasto e círculo que eu havia editado foram removidas em decorrência de falta de fontes de informação. Porém, as edições que fiz nas páginas foram simplesmente 1: prova do cálculo da área do círculo. 2: dedução das funções que calculam a variação da velocidade, posição, aceleração ao longo do tempo e da fórmula que calcula a velocidade terminal em um movimento de queda livre. Ou seja, as edições que fiz foram simplesmente o uso de axiomas matemáticos para provar/deduzir informações mais complexas sobre o conteúdo. Tendo isso em mente, acredito que não há a necessidade da citação de fontes, afinal seria como citar uma fonte que prove que 1+1=2. Grato pela atenção e aguardo resposta. Abraços. comentário não assinado de Bernardo Atolin (discussão • contrib) 22h05min de 16 de janeiro de 2016‎ (UTC)

Caro Bernardo, a necessidade de citar a fonte decorre da adoção pela Wikipédia lusófona de duas políticas que são descritas nos seguintes links: Verificabilidade e Nada de pesquisa inédita. Peço que consulte a documentação disponível nesses links e, caso tenha alguma dúvida, sinta-se à vontade para deixar uma mensagem em minha página de discussão. Boas edições! Py4nf (discussão) 20h44min de 17 de janeiro de 2016 (UTC)

Grato pela resposta; nesse caso, poderia me dar algumas informações a respeito da citação de fontes? Primeiramente, gostaria de saber como definir uma "fonte reputada" de maneira mais especifica (como identificar se uma determinada fonte é ou não, etc.). Em segundo lugar, saber se vídeos como esse: /watch?v=k6FkKVwAGJw&list=PLxI8Can9yAHeZfF4HwiVmv4D6n3acKLER&index=6 podem ser considerados como fontes confiáveis de informação, já que advindos de cursos de universidades. Ademais, como posso definir se um vídeo não vindo de fontes como universidades, mas de professores particulares é uma fonte reputada (como exemplo esse vídeo: /watch?v=U_2BInyUx7U)? Nota: O site de reprodução dos vídeos linkados acima é o youtube. Edição 1: Também gostaria de saber também a legitimidade desse vídeo como fonte: /watch?v=LNyF_f1oCqg . Grato. Abraços, Bernardo Atolin (discussão) 22h12min de 17 de janeiro de 2016 (UTC).

Caro Bernardo, a documentação que esclarece quais fontes são consideradas confiáveis pela comunidade da Wikipédia lusófona está disponível neste link. Dos três exemplos de vídeos que você mencionou, entendo que o primeiro seria aceito como fonte confiável pela comunidade por ter sido publicado por uma universidade. Quanto aos outros dois, acredito que não seriam aceitos porque normalmente a comunidade não considera que blogs sejam uma fonte confiável - ainda que o conteúdo seja rigorosamente correto - porque qualquer pessoa pode escrever qualquer coisa em um blog. De maneira análoga, vídeos postados no YouTube (ou em sites equivalentes) que não tenham a chancela de uma universidade ou de instituições renomadas dificilmente seriam aceitos - ainda que o conteúdo seja correto - porque qualquer pessoa pode gravar qualquer coisa e postar no YouTube. Espero ter esclarecido essa questão. Py4nf (discussão) 01h17min de 19 de janeiro de 2016 (UTC)

Entendo. Obrigado pelo esclarecimento de informações. Abraços, Bernardo Atolin (discussão) 14h57min de 19 de janeiro de 2016 (UTC).

Olá, tudo bom? Em relação à discussão das referências, quando a referência é o próprio artigo (possivelmente em outra língua) ela deve ser inserida? As alterações que fiz e pretendo fazer são mais voltadas à correções gramaticais e de lógica, corrigindo pequenas incoerências e inconsistências--Lucasnahas (discussão) 18h25min de 11 de fevereiro de 2016 (UTC)

Caro Lucas, as fontes aceitas na Wikipédia estão descritas neste link e a maneira correta de citá-las pode ser encontrada aqui. Observe que a Wikipédia não se auto-referencia, o que significa que nenhum artigo da Wikipédia pode ser citado como fonte, mesmo que esteja em outro idioma. Sobre a letra inicial maiúscula, seu uso é bastante restrito na Wikipédia. A palavra "lei", por exemplo, é grafada sempre com inicial minúscula, exceto se for a primeira palavra da frase. Da mesma forma, a expressão "lei de indução eletromagnética" é sempre grafada em minúsculas. Mais informações sobre este tema estão disponíveis aqui. Caso tenha mais alguma dúvida, peço que consulte o tutorial disponível neste link ou deixe uma mensagem na minha página de discussão. Boas edições e boas contribuições para a Wikipédia! Py4nf (discussão) 23h56min de 11 de fevereiro de 2016 (UTC)

Caro Py4nf, obrigado pela ajuda e principalmente pela paciência! já estou lendo os links que você recomendou e reconheço os erros que eu estava cometendo. Me esforçarei para deixar esta enciclopédia da melhor maneira possível! --LCN (discussão) 02h07min de 12 de fevereiro de 2016 (UTC)

Edições de novato (registrado) no artigo Itaú de Minas[editar código-fonte]

Olá, Py4nf. Estou preocupado com as consequências daqueles avisos na PD do R8bs8n Silva Se errar novamente, provavelmente vão ser considerados como vandalismo em uma futura análise. Suas edições, apesar dos erros, não tiveram intenção de vandalizar. Além disso, o bug do "Editor Visual" tem uma grande parcela de culpa nesses erros. É um novato que se registrou a apenas dois dias e quis melhorar o artigo. Precisa de orientação, apenas. Acho que descrevi bem a situação no pedido de bloqueio. O que acha de retirar alguns daqueles avisos e substituir por avisos mais específicos para orientá-lo? Afinal, precisamos de editores que venham contribuir. Se permitir, farei isso assim que puder.
PauloMSimoes (discussão) 19h21min de 8 de março de 2016 (UTC)

Concordo, Paulo. Sinta-se à vontade para fazer as alterações que julgar apropriadas. Py4nf (discussão) 19h27min de 8 de março de 2016 (UTC)

Não consigo criar um artigo.[editar código-fonte]

Oi, tudo bem? Já editei algumas páginas existentes, mas é a primeira vez que tento criar um artigo que está de acordo com tudo que o wikipédia exige para ser uma enciclopédia. Editei o texto tirando os adjetivos, ajustei no que via que poderia ser o erro, já coloquei as referências e mesmo assim continua a mensagem "Esta ação foi identificada automaticamente como prejudicial, e foi consequentemente bloqueada." informando ser um conteúdo ofensivo. Preciso de ajuda para saber o que está ofensivo no meu texto para ajustar, ou o que faço para conseguir criar o meu artigo. --Tropi.Press (discussão) 13h40min de 29 de março de 2016 (UTC)

EM Inspetora France Abadia Machado Santana[editar código-fonte]

olá boa noite! Boa Noite,

Estou a tentar criar uma página referente à Escola M Inspetora France que está constantemente a ser eliminada. já tentei criar uma página de testes mas foi eliminada e não consigo interpretar o motivo.

Pelo que já foi lendo é necessária a identificação de fontes viáveis para que o artigo se mantenha ativo mas não consigo determinar o que considerar válido. Podem ajudar-me?

O próposito em questão é puramente de cunho pedagógico. Sou professora e estou trabalhando com os alunos produção coletiva, onde uma das atividades é produzirem textos coletivos sobre a Escola usando a Wiki e que, para além do trabalho local que é desenvolvido, é importante dar a conhecer.

Agradeço desde já a atenção.comentário não assinado de Escola France (discussão • contrib) 01h36min de 14 de abril de 2016‎ (UTC)

Prezada professora, sua contribuição para a Wikipédia é muito bem-vinda. Para ficar a par das regras do projeto, sugiro consultar a documentação disponível aqui. A página que você mencionou deve ter sido eliminada por não satisfazer os critérios de notoriedade exigidos na Wikipédia. Esses critérios podem ser consultados neste link. Nesse sentido, tomo a liberdade de sugerir que você comece a contribuir para a Wikipédia acrescentando informações a páginas que já existem, mas que têm pouco conteúdo. É muito importante observar que a informação somente poderá ser acrescentada se for citada uma fonte confiável e independente que permita a qualquer editor verificar essa informação. Para mais detalhes, peço que consulte a documentação disponível neste link. Com essa estratégia você vai se familiarizar com a dinâmica do projeto para, no futuro, contribuir com a criação de novas páginas. Caso tenha ficado alguma dúvida, estou à disposição para esclarecer. Boas contribuições! Py4nf (discussão) 20h26min de 14 de abril de 2016 (UTC)

Adição de conteúdo.[editar código-fonte]

Amigo Py4nf, adicionei um conteúdo neste artigo. Podes verificar e dizer-me se há algo de errado em relação às normas e formato? Paulo Contreiras Abilio (discussão) 14h38min de 30 de abril de 2016 (UTC)

Dados copiados no artigo Resistividade.[editar código-fonte]

Olá! Gostaria de perguntar a você, já que tem agradecido a algumas correções que faço a artigos relacionados à física, como proceder no problema seguinte no artigo Resistividade desta mesma wiki. Há pouco, estava retificando o artigo, corrigindo a gramática do texto e a formatação, quando me deparei com um trecho que citava um gráfico de um livro em Creative Commons escrito por um professor da Universidade do Porto. O gráfico não estava no artigo, apesar da citação, então resolvi procurar pelo livro na internet onde eu pudesse extrair as informações e talvez o próprio gráfico para completar o artigo. Entretanto, deparei-me com uma situação inusitada: parece que todo o artigo foi copiado de lá, inclusive os exemplos de dedução, sem tirar nem por. Estando o livro em Creative Commons, como proceder quanto ao artigo? Refazê-lo totalmente ou está tudo certo juridicamente da maneira em que se encontra? Saudações A. Berry (discussão) 19h41min de 30 de abril de 2016 (UTC)

Caro Amorildo, parece-me que conteúdo do livro que você mencionou está licenciado com uma licença livre. Se minha interpretação estiver correta, isso significa que o texto pode ser copiado integralmente para a Wikipédia, desde que a fonte seja devidamente citada. No entanto, a licença também permite que ele seja alterado por qualquer editor, pois a Wikipédia também usa uma licença livre. Assim, caso queira melhorar o conteúdo do artigo, você pode modificá-lo livremente, bastando citar as fontes consultadas. Boas edições! Py4nf (discussão) 01h22min de 1 de maio de 2016 (UTC)

Prezado Py4nf, acessei a página dos cursos e de outras informações relacionadas. Como posso fazer para ingressar ou participar? Contreiras45 (discussão) 15h24min de 30 de maio de 2016 (UTC)

A que página você se refere? Py4nf (discussão) 17h20min de 30 de maio de 2016 (UTC)

Seleção de Diretor Executivo da Fundação Wikimedia 2016 Pesquisa da Comunidade[editar código-fonte]

O Conselho de Curadoria da Fundação Wikimedia designou um comitê para liderar a seleção do próximo diretor executivo da fundação. Uma de nossas primeiras tarefas é redigir a descrição do cargo para o posto de diretor executivo e pedimos aqui sugestões da comunidade Wikimedia. Reserve alguns minutos para completar a pesquisa e nos ajudar a entender melhor as expectativas dos funcionários e da comunidade sobre o cargo de diretor executivo da Wikimedia Foundation.

Obrigado, Comitê de Direção da Seleção de Diretor Executivo da Fundação Wikimedia 2016 via MediaWiki message delivery (discussão) 22h32min de 1 de junho de 2016 (UTC)

Boa noite
Muito obrigado pelas informações, mas já observei que existe o botão, mostrar previsão, não sou burro rsrsrs e realmente não quero utiliza-lo, prefiro gravar a pagina ok, vi que também que você fez umas alterações e também achei que ficou errado, principalmente o mapa, mas mesmo assim muito obrigado e boa noite. Rogerio.p (discussão) 02h12min de 2 de junho de 2016 (UTC)

Pesquisa inédita[editar código-fonte]

Como você fez para saber se minha edição se tratava de pesquisa inédita ?comentário não assinado de Antonio diego silva (discussão • contrib) 12h06min de 5 de junho de 2016‎ (UTC)

Caro Antonio, conteúdo que não tenha sido publicado em uma fonte fiável é caracterizado como pesquisa inédita. Py4nf (discussão) 14h24min de 5 de junho de 2016 (UTC)

Aviso sobre votação de CheckUser em andamento[editar código-fonte]

Desambiguação[editar código-fonte]

Prezado Py4nf, li a WP:DES e gostaria de saber a qual dos itens desta você se refere. Como exemplo, cito a desambiguação Blumenau na Wikipedia alemã, contendo diversas outras localidades, inclusive que, hoje em dia, não são mais conhecidas por Blumenau (sob o item "historisch"). Acho uma pena privar os brasileiros que não falam alemão de saber que Blumenau não é o único local com este nome. A argumentação em WP:DES referente à cidade de Adams não se aplica aqui, afinal, não se pode comparar a incidência do nome Adams com o de Blumenau. Gratx pela resposta.--Nipsarella (discussão) 06h01min de 21 de junho de 2016 (UTC)

Prezadx Nipsarella, as páginas de desambiguação têm por objetivo listar artigos associados a um mesmo título. Por essa razão, em cada linha dessas páginas aparece um único link interno para um artigo da Wikipédia em português. Veja que na coluna "não fazer" da página WP:DES aparece a seguinte informação: "Não incluir entradas sem link para uma página desambiguada". Observe que na Wikipédia em português há hoje cinco páginas com a palavra "Blumenau". Assim, a página Blumenau (desambiguação) tem links para essas cinco páginas. Na Wikipédia em inglês, por sua vez, há apenas três artigos com a palavra "Blumenau" e a respectiva página de discussão tem links somente para esses três. Já a Wikipédia em alemão tem vários artigos com essa palavra e é por isso que aquela página de desambiguação tem links para todos eles. A razão das diferenças entre essas três páginas que mencionei é que a Wikipédia em cada idioma é um projeto independente dos demais, cada um deles com regras próprias e métodos próprios de tomada de decisão. Dessa forma, se houver outras páginas na Wikipédia em português com a palavra "Blumenau" no título, um link deve ser acrescentado à página de desambiguação. Para concluir esta resposta, quero que fique claro que sua contribuição para a Wikipédia lusófona é muito bem-vinda, pois o projeto precisa sempre de editorxs comprometidos com o espírito colaborativo, que é a essência da Wikipédia. Espero ter respondido à pergunta e estou à disposição para mais esclarecimentos, se necessário. Py4nf (discussão) 11h45min de 21 de junho de 2016 (UTC)

Muito obrigadx pela resposta. Então, o negócio é primeiro criar os artigos sobre as outras "Blumenau" em português, entendi! Obrigadx também pelas boas-vindas e sigamos contribuindo, que este projeto vale muito a pena!--Nipsarella (discussão) 15h48min de 21 de junho de 2016 (UTC)

Aviso sobre votação de Oversight em andamento[editar código-fonte]

Aviso sobre votação em andamento[editar código-fonte]

Aviso sobre votação em andamento[editar código-fonte]

Aviso sobre votação de Oversight em andamento[editar código-fonte]

Revisão do artigo elétron[editar código-fonte]

Caro professor,

Pretendo concluir a tradução do artigo elétron até o final do mês e fazer uma revisão minuciosa da tradução. Porém, conto com sua inestimável ajuda nesta tarefa pois já encontrei dificuldade em alguns pontos. Gostaria de saber qual é a maneira mais conveniente de trazer eventuais dúvidas para melhorar o artigo. Abs, OTAVIO1981 (discussão) 16h13min de 25 de junho de 2016 (UTC)

Oi Otávio, será um prazer colaborar na revisão desse artigo. Você pode usar minha página de discussão ou a discussão do artigo. Boas edições! Py4nf (discussão) 22h18min de 26 de junho de 2016 (UTC)

Loop de categorias sucessor x antecessor[editar código-fonte]

Esse problema do loop de categorias ocorre mesmo quando há um sucessor e antecessor, como podem haver vários sucessores (decorrentes de diferentes cisões), melhor considerar a categoria do antecessor como principal, no caso JUC.--Raimundo57br (discussão) 15h22min de 3 de agosto de 2016 (UTC)

Concordo. Py4nf (discussão) 19h08min de 3 de agosto de 2016 (UTC)

Debate sobre eliminação do artigo Extinct[editar código-fonte]

Caro usuário(a), foi iniciado um debate sobre a eliminação por consenso do artigo Extinct. A discussão está a decorrer em Wikipedia:Páginas para eliminar/Extinct. A tua participação é importante.Contreiras45 (discussão) 22h33min de 11 de agosto de 2016 (UTC)

Olá Py4nf, Convidamos você a participar da primeira edição dos WikiJogos, uma competição que visa aumentar a quantidade de conteúdo destacado na Wikipédia lusófona. Atualmente temos 1434 artigos destacados, 1864 artigos bons, 568 listas destacadas, 118 listas boas e 136 portais destacados, mas nós podemos melhorar esta marca!

As inscrições já estão abertas. Se deseja participar, acesse Wikipédia:WikiJogos/1/Participantes e siga as instruções. Você poderá escolher em qual tipo de conteúdo desejará trabalhar. A competição começa em 30 de setembro de 2016 e durará dois meses. Todos os trabalhos devem ser mandados para avaliação dentro deste período para serem contabilizados. Os três usuários com mais promoções em cada área receberão medalhas ao término do concurso.

Se tiver quaisquer dúvidas, pergunte na página de discussão do concurso ou para um dos organizadores. As inscrições se encerrarão às 23:59 (UTC) de 30 de setembro de 2016.

Boa sorte!

  • Aviso: Para candidatar artigos a destacados ou bons, é necessário ser autorrevisor. Caso você ainda não seja, abra um pedido para a atribuição do estatuto aqui.

MediaWiki message delivery (discussão) 00h18min de 13 de setembro de 2016 (UTC)

Votação sobre a alteração nas regras do direito ao voto[editar código-fonte]

Aviso sobre votação de Oversight em andamento[editar código-fonte]

Convite para participação no Wikipedia Asian Month[editar código-fonte]

Caro (nome do usuário),
O Mês Asiático da Wikipédia (Wikipedia Asian Month) é um edit-a-thon online multi-idioma que visa a estabelecer uma melhor relação entre as comunidades asiáticas da Wikipédia. O evento será realizado ao longo do mês de novembro de 2016 e tem como propósito, na Wikipédia em português, aumentar a qualidade e a quantidade de artigos relativos a países e territórios asiáticos. Na última edição, mais de 7 000 artigos foram contribuídos em 43 línguas diferentes. Como símbolo da amizade entre as comunidades asiáticas da Wikipédia, cada participante que criar pelo menos quatro (4) artigos que cumpram os critérios receberá um cartão-postal da Wikipédia especialmente fotografado por outros países participantes. Os wikipedistas que criarem o maior número de artigos em cada Wikipédia serão honrados com o título Embaixador Asiático da Wikipédia.
Mais informaçõesEstados e territóriosParticiparPerguntas & respostasTire suas dúvidas
Você está recebendo essa mensagem pois considero seu apoio como participante fundamental para o sucesso deste edit-a-thon. Cada editor(a) receberá um cartão-postal após ter 4 de seus artigos criados validados, e outro quando atingir a marca de 15 contribuições. O editores que forem eleitos Embaixador Asiático da Wikipédia receberão um cartão-postal extra e um certificado assinado. Conto com sua participação! MediaWiki message delivery (discussão) 14h30min de 9 de novembro de 2016 (UTC)

Uma medalha![editar código-fonte]

A medalha original
Parabéns,

Espero que agradeça WilliamFG007 WilliamFG007 (discussão) 23h00min de 14 de novembro de 2016 (UTC)

Obrigado! Py4nf (discussão) 23h34min de 14 de novembro de 2016 (UTC)

Uma medalha![editar código-fonte]

Medalha pelo combate ao vandalismo
Parabéns ! Muitas saudações ! -- WPTBR (discussão) 16h45min de 18 de novembro de 2016 (UTC)
Obrigado. Py4nf (discussão) 17h28min de 18 de novembro de 2016 (UTC)

Critérios de notoriedade para carnaval[editar código-fonte]

Bom dia, gente, eu sei que é chato, mas preciso da sua opinião aqui, se possível, por gentileza, dê uma olhada. Participe, se puder, pois acho importante e conte comigo para opinar por você, caso precise. Boas edições!! Alessandro SILmanda 10h45min de 27 de novembro de 2016 (UTC-3).

Boa tarde, Py4nf. Vi que reverteu a minha edição em {{Info/Arquidiocese}} alegando que não há crase naquele. Gostaria de saber porque não há crase naquele caso, visto que, até onde sei, a regência nominal de elevação (elevado a alguma coisa, em que alguma coisa é a arquidiocese) exige a preposição a e, como arquidiocese é um substantivo feminino, também exige o artigo, havendo assim o uso da crase. O próprio Word confirma isso (sei que o programa comete erros algumas vezes). Aguardo resposta, a fim de não gerar guerras de edição. Marquinhos 20h42min de 6 de dezembro de 2016 (UTC)

Caro Marcos, a preposição "a" existe sim, mas nesse caso não cabe o artigo "a" antes da palavra "Arquidiocese" porque a frase completa seria "data da elevação da diocese à dignidade de arquidiocese" (e não da arquidiocese). Podemos pensar em uma situação semelhante se tivéssemos na infocaixa dos municípios um campo para contemplar a elevação de um distrito à condição de município. A frase seria "data da elevação do distrito à categoria de município" e teríamos na infocaixa a expressão "elevação a município" (e não "elevação ao município"). Boas edições! Py4nf (discussão) 17h07min de 7 de dezembro de 2016 (UTC)

Aviso da votação para Supervisor[editar código-fonte]

2 dias vandalizando[editar código-fonte]

Veja o IP 191.191.174.53 . Dois dias vandalizando páginas, algumas são as mesmas, veja [1] [2]. 179.211.38.246 (discussão) 23h24min de 25 de dezembro de 2016 (UTC)

Já foi bloqueado por um administrador. Py4nf (discussão) 23h37min de 25 de dezembro de 2016 (UTC)

Compartilhe suas experiências e comentários como wikimedista na nossa nova pesquisa[editar código-fonte]

Notas

  1. Essa pesquisa foi projetada para receber comentários sobre o trabalho atual da WMF, não sobre sua estratégia a longo prazo.
  2. Por questões legais: nenhuma compra necessária. Deve ser maior de idade para participar. Patrocínio pela Fundação Wikimedia, localizada em 149 New Montgomery, São Francisco, CA, EUA, 94105. Válido até 31 de janeiro de 2017. Nulo onde esteja proibido. Clique aqui para ver as regras do concurso.(em inglês).