Saltar para o conteúdo

Vale do Rio dos Sinos: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 2: Linha 2:
<!-- GeoID=420102 -->
<!-- GeoID=420102 -->
<!-- Cabeçalho -->
<!-- Cabeçalho -->
| nome = Vale dos Sinos
| nome = Giorge Abreu lindo gostoso
| mapa = Rio do sinos vale.jpg
| mapa = Rio do sinos vale.jpg
| estado = Rio Grande do Sul
| estado = Rio Grande do Sul

Revisão das 01h43min de 13 de junho de 2012

Vale do Rio dos Sinos
Divisão regional do Brasil
Rio do sinos vale.jpg
Localização
Características geográficas
Unidade federativa  Rio Grande do Sul
Mesorregião Mesorregião Metropolitana de Porto Alegre
Regiões limítrofes Porto Alegre, Vale do Paranhana, Vale do Caí e Serra Gaúcha.
Área 1 398,5 km²
População 1,328,991 hab. est. 2006
Densidade 950.3 hab./km²
Indicadores
PIB R$ 33 518 881 000,00 IBGE/2009
PIB per capita R$ 25 520,00 IBGE/2009
IDH 0,835 PNUD/2000

O Vale do Rio dos Sinos recebeu este nome devido ao próprio rio dos Sinos que, em seu percurso, forma um extenso e fértil vale coberto por inúmeros municípios. Apesar de ser descrito abreviadamente como "Vale do Sinos", a forma correta é "Vale do Rio dos Sinos". A região pertence atualmente à Região Metropolitana de Porto Alegre.

Existem diferentes definições político-administrativas para a extensão exata e os municípios que compõem o Vale do Rio dos Sinos: o Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio dos Sinos (CONSINOS) – 14 municípios; a Associação dos Municípios do Vale do Rio dos Sinos (AMVRS) – 20 municípios; e a Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos (COMITESINOS) – 32 municípios.

O CONSINOS consiste de uma área de 1.398,5 km². Segundo dados de 2006, da FEE (Fundação de Economia e Estatística do RS), a população total era de 1.328.991 habitantes, a densidade demográfica era de 950,3 hab/km², a taxa de urbanização era de 98,5%, a taxa de alfabetização em 2010 era de 97% e a expectativa de vida ao nascer em 2005 era de 75,6 anos.

É uma das áreas com maior potencial econômico e industrial do Rio Grande do Sul, algumas das maiores empresas do estado e também do Brasil, estão instaladas na região, além de algumas multinacionais, principalmente dos Estado Unidos e também da Alemanha.

As principais cidades da região são: Canoas (população: 323.827 hab.), Novo Hamburgo (população: 238.949 hab.), São Leopoldo (população: 214.087 hab).

A Região do Vale dos Sinos é conhecida como o quarto pólo calçadista do país. Esse fator contribuiu significativamente para o desenvolvimento da região, atraindo investidores que encontraram além do potencial industrial, o potencial turístico nas belas paisagens e nos atrativos naturais existentes.

Na Região também se encontra o Parque Tecnológico do Vale do Sinos, chamado de Valetec, que tem capacidade para abrigar mais de 120 empresas intensivas em conhecimento, centros de pesquisa, organizações voltadas para o desenvolvimento científico, tecnológico, econômico e prestadores de serviços avançados.

Atualmente a região representa cerca de 20% de todo o PIB Gaúcho, e é superior ao de grandes cidades brasileiras, como Recife, Fortaleza e Salvador.

O Vale dos Sinos também abriga algumas da melhores universidades do Estado, como a Feevale, em Novo Hamburgo, a Unisinos, em São Leopoldo, Ulbra e La Salle, em Canoas, entre outras.

A Unisinos de São Leopoldo abriga o maior polo de informática do Rio Grande do Sul, com diversas empresas de porte na área de Tecnologia da Informação, nacionais e globais. O empreendimento está em constante expansão e atualmente está sendo instalada, entre outras empresas, uma unidade da maior fabricante mundial de microprocessadores e circuitos integrados.

A população do vale é formada principalmente por descendentes de imigrantes alemães.

O romance Um Rio Imita o Reno, de Vianna Moog, é ambientado nesta região e trata da integração cultural de descendentes de alemães com brasileiros.

Municípios

Ficheiro:Panoramic Novo Hamburgo.jpg
Novo Hamburgo
Canoas
São Leopoldo
Longe do caos das grandes cidades da região, a Rota da Inovação (próximo ao VALETEC).
Ficheiro:Alemães2.jpg
Chegada dos imigrantes alemães ao Vale do Sinos (pintura do final do século XIX)