Vitige

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde abril de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Vitige
Rei ostrogótico
1/4 de síliqua de Vitige
Reinado 536540
Antecessor(a) Teodato
Sucessor(a) Ildibaldo
Morte 540
  Constantinopla

Vitige (? — Constantinopla, 540) foi rei dos ostrogodos, na península Itálica, de 536 a 540.

Ascensão ao trono[editar | editar código-fonte]

Vitige era marido da única filha de Amalasunta, Matasunta. General do exército ostrogodo, foi nomeado rei no curso da Guerra Gótica ao posto de Teodato, primo de Teodorico, o Grande, deposto e derrotado na estrada entre Roma e Ravena.

Guerra gótica[editar | editar código-fonte]

Em 535, o exército bizantino de Justiniano I (r. 527–565) tinha conquistado a Sicília sob o comando do general bizantino Belisário que naquele momento estava no sul da península Itálica. Vitige reorganizou o exército e em 537 assediou Roma fazendo cortar todos os aquedutos que levavam água à cidade. Em março de 538, foi obrigado a interromper o assédio para retomar as operações militares no norte da Itália onde o general João estava rapidamente aproximando-se de Ravena.

Em 540, Belisário atacou Ravena, a capital dos ostrogodos. Vitige foi feito prisioneiro e foi levado junto com sua esposa a Constantinopla onde morreu sem herdeiros. Depois de sua morte, Matasunta desposou Germano, um primo do imperador.

Precedido por
Teodato
Reis bárbaros de Roma
536540
Sucedido por
Ildibaldo
Ícone de esboço Este artigo sobre História ou um(a) historiador(a) é um esboço relacionado ao Projeto História. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.