Wikipédia:Esplanada/propostas/Proposta para Domínio enciclopédico destinado a crianças de 8-13 anos (8mar2021)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Proposta para Domínio enciclopédico destinado a crianças de 8-13 anos (8mar2021)

Olá comunidade. Venho aqui propor que discutamos a necessidade de pensar no desenvolvimento das crianças enquanto participantes do processo de produção-consumo de conteúdo no ambiente da comunidade Wikipédia lusófona.

Proposta: Desenvolver e dar manutenção em um domínio na Wikipédia lusófona orientado a concentrar contribuições enciclopédicas às crianças entre 8-13 anos. Ele será prioritariamente alimentado e acompanhado por adultos, mas as crianças serão fortemente incentivadas a contribuir, assumindo um papel efetivo no processo de construção do conhecimento e desenvolvendo-se como membros de uma comunidade de produtores de conteúdo qualificado. As crianças já fazem esse trabalho de produção de conteúdo em suas interações na internet. Estaríamos tomando a responsabilidade de também organizar essas atividades na Wikipédia, em um formato enciclopédico adequado às crianças.

Justificativa: Conhecemos o importante papel da Wikipédia lusófona reunindo pessoas com o propósito de construir e compartilhar conhecimento livre. Sabemos ainda que sua força reside na construção e manutenção de uma comunidade robusta, baseada em valores compartilhados.

A criação de uma wiki voltada para o público 8 - 13 anos permite a contribuição direta com a formação de uma nova geração de participantes ativos da Wikipédia. Com isso, espera-se não apenas contribuir para a formação desses usuários, mas ainda, prepará-los para que, com o passar dos anos, tornem-se membros ativos na comunidade, entendendo o seu próprio potencial e papel na construção e partilha de conhecimento confiável. Espera-se ainda trazer para a comunidade um perfil específico de novos produtores de conteúdo: professores de todos os níveis de ensino e outros profissionais associados à educação e à infância. Para além de criar conteúdos adaptados à faixa etária em questão, esses profissionais do conhecimento poderão vir a participar da comunidade Wikimedista criando conteúdos também para o público adulto. É importante ressaltar ainda que os conteúdos voltados para essa faixa etária e em língua portuguesa, além de não serem abundantes, são com frequência produzidos por entidades ou empresas com objetivos comerciais. Isso cria um viés para o conteúdo produzido bem diferente do ideal compartilhado por essa comunidade. O sub-domínio permitiria ainda a reunião de diferentes fontes de conteúdo e produtores de conhecimentos em uma mesma plataforma, discutindo, avaliando, analisando e definindo quais são os valores e a essência desse material. O potencial de desdobramentos produtivos de uma tal iniciativa é imenso e deverá trazer reconhecimento quanto ao importante papel da Wikipédia lusófona na sociedade. Uma tal iniciativa seria, sem dúvida, dotada de relevância social.

Em entrevista para a BBC Jimbo comenta sobre essa preocupação sobre o uso da Wikipédia pelas escolas e jovens estudantes:

Por isso, o que deveríamos estar discutindo nas escolas não é se, e sim como usar o site. Quais são os pontos fortes e os pontos fracos dessa ferramenta, o que procurar em cada artigo. Essa deve ser uma parte importante da educação, já que tanta gente hoje se informa pela internet. Precisamos nos assegurar que os jovens e crianças estão recebendo instruções para fazer isso da maneira correta. As pessoas vão usar a Wikipédia quando saírem da escola de qualquer maneira, então é importante que sejam treinadas para isso.
— Jimmy Wales

 (em português)

Outras iniciativas semelhantes existem pelo mundo. Uma delas é a Txikipedia que vem permitindo à comunidade de língua basca, produzir conhecimento e valorizar sua língua junto ao público infanto-juvenil. Dessa forma, além de disponibilizar uma importante fonte de conteúdos, ela reúne ao seu redor educadores comprometidos com a manutenção do basco mas também defende seu próprio patrimônio cultural. Um dos fundadadores w:euLankide:Theklan desta comunidade apoia esse projeto e se dispôs a participar dele tanto quanto seja possível haja vista a barreira linguística. Outra iniciativa importante é a vikidia.fr. Essa associação sem fins lucrativos vem se comprometendo com a criação de conteúdos para essa mesma faixa etária. Seu papel foi recentemente reconhecido pela Wikimédia na França e na Itália. O entusiasmo dessa equipe quanto a criação de uma versão em português é tamanho que anteciparam-se e disponibilizaram a plataforma há algumas semanas.

Por último, mas não menos importante, reiteramos nossa proposta, pensar nas crianças. Sabemos O que a Wikipédia não é, enfatizando que a Wikipédia não é um guia ou manual, sabemos que precisamos de ousadia e que já houveram propostas semelhantes. Quanto ao vandalismo, boa parte do controle esperado já é filtrado. Sistematicamente, adultos e escola buscam encorajar as crianças para que se interessem por cultura e conhecimento. A escola faz uma parte importante desse esforço: aulas, livros didáticos, trabalhos e tarefas. Fora dela, família e educadores em outras instâncias têm objetivos convergentes. Mas algumas questões ficam suspensas: para além da escola, que tem limitações curriculares e trabalha com grupos de mesma faixa etária, quais iniciativas, atividades e ferramentas existem para que as crianças descubram tais conteúdos? Quantos espaços de educação são propostos nas cidades direcionados a esse público e com esse propósito? Quantos museus ou centros culturais existem nas cidades? Eles dão conta de fomentar o apetite e oferecer ”alimento intelectual” para quantas crianças e por quanto tempo? Quais sites da internet ou outro suporte on-line trazem conteúdo desse tipo associado a uma linguagem e referências adaptadas ao mundo infantil e infanto-juvenil? Para além dos livros que são um suporte de alto custo e possibilidades limitadas em termos de interação, as referências existentes não cobrem os centros de interesse das crianças, evoluem pouco no tempo e não oferecem possibilidades suficientes em termos de quantidade e diversidade. Ou seja, ainda é a escola que, com todas as suas limitações, se encarrega prioritariamente dessa tarefa. Todo o trabalho no entorno de uma enciclopédia estrutura e configura uma comunidade, com a organização de um espaço destinado ao conteúdo adequado à crianças, desenvolveríamos outras habilidades e interações que hoje talvez nem imaginamos serem possíveis.

Assinam essa proposta:

  1. Felipe R. Lima (discussão) 18h38min de 8 de março de 2021 (UTC)[responder]
  2. Miosina (discussão) 18h44min de 8 de março de 2021 (UTC)[responder]
  3. Titaniae* (discussão) 18h51min de 8 de março de 2021 (UTC)[responder]

Discordo da proposta.--Felipe da Fonseca (discussão) 19h19min de 8 de março de 2021 (UTC)[responder]

Concordo com a proposta. Micael D. Oi, meu chapa! 19h26min de 8 de março de 2021 (UTC)[responder]

Neutro, não parece criar mal a tal ponto que eu precisasse me opor.--Mr. Sand.Ano ⓬ 21h43min de 8 de março de 2021 (UTC)[responder]

Olá MisterSanderson, agradeço o retorno. Estamos entendendo que desafios vão surgir a partir de um possível aceite da comunidade. Desafios que certamente vão possibilitar novos rumos para a comunidade de antigos editores e atrair novos perfis também. Felipe R. Lima (discussão) 17h14min de 9 de março de 2021 (UTC)[responder]

Neutro, tendendo ao Discordo Talvez houvesse alguma vantagem por direcionar para o domínio. Mas vamos considerar que quase nunca se conhece a idade de novos registrados e certamente muitos deles pertencem a essa faixa etária. Quando estão de fato dispostos a contribuir e têm alguma dúvida, procuram os canais de ajuda, tutoria e mentoria que já hoje temos, e os editores experientes os ajudam. Então não vejo uma mudança muito significativa, que justifique esse trabalho adicional.--PauloMSimoes (discussão) 22h00min de 8 de março de 2021 (UTC)[responder]

Olá PauloMSimoes, agradeço o retorno. Considero seu apontamento sobre o desconhecimento das idades bem importante, a proposta visa tomar essa responsabilidade de pensar em conteúdo adequado a essa faixa etária. Mas perceba que nossa intenção não é acolher apenas aqueles que querem contribuir, estamos pensando que é necessário pensar nas crianças enquanto produtoras-consumidoras de conteúdo e para isso é necessária uma alfabetização específica. Não basta simplificar, não é simplificar as coisas, conteúdo adequado para crianças não é conteúdo mais simples. Conteúdo pensado para crianças é conteúdo organizado de outra forma e com estratégias próprias. O melhor exemplo que temos de fato é a Txikipedia e se elas puderem interagir na criação desse conteúdo uma nova era de organização e de aprendizagens emergirá nessa comunidade.Felipe R. Lima (discussão) 17h15min de 9 de março de 2021 (UTC)[responder]

Discordo veemente Para que fique claro: estou a discordar que isso seja implementado como domínio aqui na pt.wiki. Havendo interessados, o que deve ser feito é propor à WMF a criação de uma nova wiki, tal como existe a simple.wiki, que é uma versão simplificada da en.wiki. Alguém já parou para pensar nas consequências de implementar aqui? Isto é, de partilhar administradores, processos de resolução de disputas, avisos, discussões na esplanada, eleições, predefinições e por aí fora? Já pensaram a sério? Estão a imaginar misturar crianças de oito anos no ambiente muitas vezes tóxico daqui? Estão a imaginar uma criança de oito anos a atravessar uma discussão de bloqueio ou a levar avisos de veteranos? Estão a ver uma criança de oito anos a ser trucidada numa discussão? Pelo amor da santa, não vamos misturar alhos com bugalhos. Isto parece-me uma receita para um desastre épico. Essa wiki pode ser criada, mas num universo paralelo, com regras e procedimentos próprios adequados à idade e acompanhados por quem esteja motivado e tenha sensibilidade para o fazer. JMagalhães (discussão) 22h09min de 8 de março de 2021 (UTC)[responder]

Então JMagalhães, entendemos que você levanta um ponto importante e discutimos isso durante a elaboração do projeto. Mas veja que a essência da proposta é disponibilizar conteúdos para as crianças de 8 a 13 anos. Seriam então adultos escrevendo para crianças. Não poderíamos impedir as crianças de contribuir mas não as convidaríamos a fazê-lo sozinhas. Além dessa tarefa exigir uma certa maturidade técnica (aprender a criar uma conta, descobrir como incluir verbetes), é exigido uma conta de email, o que é proibido para os menores até onde eu saiba. As crianças que driblarem esses empecilhos para escrever no sub-domínio que estamos propondo, devem ser as mesmas que já andam por aqui... Existe também a possibilidade de explorar isso em sala de aula, com a ajuda de um professor produzindo verbetes para outras crianças. Mas isso é algo que enxergamos como podendo acontecer. Nossa proposta seria essencialmente disponibilizar verbetes para consulta. Tenho alguns anos de experiência com essa faixa etária e eles sofrem bastante buscando referências em língua portuguesa. As que existem são propostas por sites com objetivos comerciais e isso gera uma série de problemas como descrito no documento acima.Os bons materiais estão espalhados pela web e as crianças ficam garimpando aqui e lá sem saber se podem ou não confiar nas fontes. Conversamos longamente com o responsável por um outro projeto, o Wikimini. Ele é suíço mas vive no Brasil há quase 10 anos. A sua plataforma, que é em francês, é pensada para que só as crianças contribuam e chegamos a discutir sobre a possibilidade de fazer uma versão em língua portuguesa. Mas esse seriam um outro projeto. Em um outro momento e fora da Wikipédia Brasil. Titaniae* (discussão) 16h51min de 9 de março de 2021 (UTC)[responder]
Concordo com a argumentação e com a sugestão do Magalhães. A criação de uma wikipédia paralela ao estilo da simple English parece ser uma óptima estratégia. Resta saber se permitem isso.-- Darwin Ahoy! 12h47min de 9 de março de 2021 (UTC)[responder]
Com um forte apoio, é possível. Mas nesse caso, como procediriamos? Micael D. Oi, meu chapa! 12h53min de 9 de março de 2021 (UTC)[responder]
Então Micael D.,em paralelo a essa proposta, estamos elaborando um projeto de extensão na UFSC. A ideia é criar um sistema de apoio que reúna pessoas interessadas em produzir materiais para essa faixa etária. Organizar eventos, maratonas de publicação, divulgar o sub-domínio entre os educadores e fortalecer a comunidade interessada pela produção de conhecimento para crianças. Todos os interessados em participar serão muito bem vindos e, conforme crescer a comunidade, vamos estabelecer instrumentos de comunicação que permitam gerenciar tudo isso como um grupo no Telegram, um canal no youtube, etc. Titaniae* (discussão) 16h59min de 9 de março de 2021 (UTC)[responder]
Então pessoal, a questão da interação de participação entre domínios pode ser controlada por meio de um filtro apropriado, tal qual aqueles que já utilizamos em bloqueios. Não sei se concordo com o exemplo do simple english. Em primeira aproximação, penso que isso dividiria a comunidade. Felipe R. Lima (discussão) 17h21min de 9 de março de 2021 (UTC)[responder]

Discordo AndersonPv (discussão) 23h11min de 8 de março de 2021 (UTC)[responder]

Comentário apesar de eu concordar com a criação do domínio, também Concordo com uma possível wiki para crianças em português. Seria muito mais útil que inúmeros projetos já feitos pela WM. Micael D. Oi, meu chapa! 13h01min de 9 de março de 2021 (UTC)[responder]

A Wikipédia não é restrita na entrada, por isso não entendo bem os argumentos contrários que dizem que não deveríamos sujeitar crianças a um ambiente nocivo, quando elas já andam aí. É bom que se preocupem com o ambiente, mas parece que a solução é levar mais a sério as normas de conduta. Mas a proposta precisa de ser mais pensada, penso eu. Quando a Vikidia em português foi aberta há pouco tempo, tentei perceber que estrutura deve ter um artigo para essa gama de idades e não percebi. Há medidas de legibilidade de um texto, que poderiam ser adoptadas para verificar se o texto está a um nível adequado para essa faixa etária, por exemplo. Aqui já temos Categoria:Artigos introdutórios que deveriam diferenciar artigos a ser lidos por pessoas com formação ao nível de ensino superior, dos que serão mais fácil de entender por quem tem uma formação a nível do ensino secundário. Estaríamos a construir uma terceira categoria de artigos para ser lido por pessoas a ler ao nível do ensino médio. Se não me engano projectos como o simple english não serão criados para outras línguas, mas teria que ir procurar essa decisão. Também convém perceber melhor porque a Txikipedia funciona bem na Wikipédia em basco (comunidade homogénea num ambiente cultural em que a língua é uma forte componente da identidade e activismo, grande envolvimento com escolas por parte das entidades afiliadas da Wikimedia, e grande foco na qualidade em detrimento de quantidade de artigos, na minha opinião). Em suma, a ideia é interessante, mas os detalhes precisariam de ser bem estabelecidos. GoEThe (discussão) 14h32min de 9 de março de 2021 (UTC)[responder]

Então GoEThe,a vikidia em português foi criada por intervenção nossa. Antes de trazer esse projeto até a Esplanada, conversamos bastante internamente e fizemos contato com as equipes que já tinham experiência com a mesma faixa etária. A equipe vikidia gostaria que nós nos associássemos a eles e abriu o domínio como uma forma de nos incentivar a esse movimento e divulgar nossa proposta também. No entanto, nosso grupo decidiu priorizar a ideia de um sub-dominio local (Wikipédia Brasil) e optou por não utilizar a vikidia por enquanto. Faremos isso apenas se essa proposta for recusada aqui. Na sequência, algumas pessoas iniciaram o movimento de incluir artigos lá mas não acredito que estejam organizadas em uma comunidade. Por isso você não percebe coerência nos artigos escritos mas esperamos que isso aconteça rapidamente e já até começamos a produção de um pequeno manual: os artigos devem ser mais curtos, as imagens, vídeos e outros recursos são ainda mais importantes do que nos textos para adultos, os exemplos e metáforas utilizados nas descrições são diferentes, o vocabulário deve ser adaptado (rico e adaptado). Esse template só não está pronto, porque achamos importante que ele seja construído em conjunto com os futuros produtores de conhecimento que irão se associar a nós seja aqui, seja lá. Escrever para crianças é diferente de escrever para adultos. Não se trata apenas de nível de conhecimento mas de mindset. Por isso a ideia de trazer educadores pra cá através do projeto do extensão com a UFSC. Ele deverá dar apoio e visibilidade à proposta. Concordo plenamente com as razões descritas por você para o sucesso do Txikipédia e acredito que teremos nossos próprios desafios com uma wiki para crianças lusófonas, mas estamos dispostos a enfrentá-los e contamos com essa comunidade para nos dar apoio. Titaniae* (discussão) 17h40min de 9 de março de 2021 (UTC)[responder]
@Titaniae* Só para clarificar, apoio a ideia, mas penso que tem que ser muito bem pensado isso. Só um reparo: não existe Wikipédia Brasil. GoEThe (discussão) 18h00min de 9 de março de 2021 (UTC)[responder]
Sim GoEThe,erro meu falar em Brasil ao invés de Wikipédia Lusófona. Já levei outro puxão de orelha interno aqui! Mas é apenas um erro de sintaxe! O coração é da comunidade lusófona! Titaniae* (discussão) 18h15min de 9 de março de 2021 (UTC)[responder]

Concordo com o JMagalhães. A justificativa é pertinente, mas a proposta é inaplicável na Wikipédia lusófona. Para além do ambiente nocivo e por vezes nojento, já temos vasto conteúdo participativo jogado às traças no domínio "portal" e nos wikiprojetos por desinteresse. Desse modo, não vejo por que seria diferente com esse novo conjunto proposto. Acho interessante avaliar a criação de uma wiki própria para esse fim, inclusive tenho interesse em contribuir de alguma forma se proceder — muito do que move minhas edições é criar e/ou preservar conteúdo para quem precisa —, porém não enxergo viabilidade como domínio da pt.wiki. --HVL disc. 15h53min de 9 de março de 2021 (UTC)[responder]

HVL, a ideia é criar um sub-domínio para crianças escrito por adultos e você será certamente bem-vindo! A participação das crianças deverá existir mas passando por caminhos indiretos como mencionei na resposta ao usuário JMagalhães. Caso essa comunidade desaprove nossa proposta, vamos nos unir ao esforço já iniciado pela vikidia.pt De uma maneira ou de outra, desejamos encaminhar o projeto uma vez que a demanda por esse tipo de conteúdo é real. Como dizia na resposta ao usuário GoEThe, entendemos que os conteúdos produzidos para as crianças, são bem diferentes daqueles pensados para adultos e que a comunidade envolvida nesse esforço, deverá desenvolver suas próprias estratégias para que os verbetes aqui produzidos não se tornem esforço desperdiçado. Não podemos oferecer garantias de sucesso, mas estamos dispostos a trabalhar para ele. Titaniae* (discussão) 17h53min de 9 de março de 2021 (UTC)[responder]
Um projeto vinculado à vikidia, dentro do que está sendo almejado e com a capacidade de engajamento apresentada, parece-me a opção promissora perante tudo o que já foi apontado nessa discussão. --HVL disc. 18h48min de 10 de março de 2021 (UTC)[responder]

Pergunta Alguém sabe o que se deu do projeto meta:Requests for new languages/Wikipedia French Simple 3? Lechatjaune msg 16h02min de 9 de março de 2021 (UTC)[responder]

Comentário Se for para começar o projeto dentro de uma wiki existente, será que a Wikipédia é a melhor escolha? O Wikibooks não seria o mais adequado? Lechatjaune msg 16h02min de 9 de março de 2021 (UTC)[responder]

Olá Lechatjaune, da abertura da proposta: Citação: Felipe R. Lima escreveu: «Sabemos O que a Wikipédia não é, enfatizando que a Wikipédia não é um guia ou manual». O Wikibooks cumpre outra finalidade, queremos construir um espaço de contribuições enciclopédicas adequadas as crianças. Saberes ligados a infância precisam ser também catalogados e nesse processo novas modalidades de interação devem surgir. É necessário que isso ocorra no espaço dessa comunidade pois aqui temos uma grande experiência comunitária, com uma variedade grande de habilidades disponíveis. Começar algo do zero, é muito mais difícil. Estou entendendo que a proposta está dentro do domínio enciclopédico que estamos acostumados a trabalhar. Há também um aspecto relevante, na elaboração dessa proposta entre uma ideia mais geral e um texto muito extenso, no qual as pessoas perdessem o interesse preferimos lançar uma ideia mais geral e depois ir pontuando por meio das contribuições que apareceriam. Objetivamos uma construção coletiva, no mesmo sentido que um trabalho colaborativo busca construir. Felipe R. Lima (discussão) 18h38min de 9 de março de 2021 (UTC)[responder]

Comentário Subscrevo os colegas acimas que pensaram na Wikipédia em simple English (pois também lembrei dela), e penso que seria muito mais adequado a criação de um projeto paralelo mas ainda vinculado a este do que a divisão do domínio principal feita aqui internamente. Acho que poderia até ampliar o "público-alvo" da proposta original caso fosse procedida a ideia nesse sentido, mas não sei sobre as dificuldades que isso traria, em termos de programação e temas afins, mas acredito que seria um processo demorado. MikutoH fala! 16h08min de 9 de março de 2021 (UTC)[responder]

De acordo com :meta:Language proposal policy (consultei a comunidade internacional e apontaram-me para essa página), não serão aprovados novos projectos ao género "simple English". GoEThe (discussão) 18h32min de 9 de março de 2021 (UTC)[responder]
Eita... De qualquer modo, não acho válido dividir e tratar a proposta aqui como que para criar um domínio à parte do atual domínio principal. Simplesmente deixaria de ser "principal", pois estaria dividido em dois, fora os obstáculos técnicos já expostos. Nesse caso de que não haverão novos "simples projects" acho que o melhor seria a criação de um projeto interno aos moldes do Wikipédia na Universidade, mas como sabemos o estado atual dos projetos, quase todos inativos ou andando a passos de tartaruga, não tenho uma opinião formada... MikutoH fala! 18h42min de 9 de março de 2021 (UTC)[responder]

Sem falar que, complementando JMagalhães, demandará um esforço imenso da comunidade, desviando a atenção das páginas principais. --Felipe da Fonseca (discussão) 18h30min de 9 de março de 2021 (UTC) 1[responder]

Felipe da Fonseca Nossa proposta é, junto com a demanda de apoio da comunidade, trazer novos colaboradores (estamos nos organizando para divulgar a proposta em inúmeros eventos para professores e educadores e os apoios não param de chegar). Também estaremos contribuindo para contribuir com uma demanda social de produção de conteúdo voltado para o público infanto-juvenil e preparando as próximas gerações de Wikipedistas. Os leitores de hoje serão melhores produtores de conteúdo amanhã. Titaniae* (discussão) 18h42min de 9 de março de 2021 (UTC)[responder]
Vcs possuam alguma retórica, mas não penso que a coisa seja assim. Se vocês possuem este potencial todo de angariar professores e educadores, deveriam fazê-lo para auxiliar no domínio principal, penso eu fortemente. A UFSC (me parece que vcs são de lá) possui um projeto neste sentido, coordenado por professor, vocês procuraram participar e ajudar o projeto existente?--Felipe da Fonseca (discussão) 19h07min de 9 de março de 2021 (UTC)[responder]
Estou quase certo que vocês não imaginam a quantidade de trabalho que isso dará. --Felipe da Fonseca (discussão) 19h08min de 9 de março de 2021 (UTC)[responder]
Nosso propósito FelipedaFonseca é produzir conteúdo para uma faixa etária específica e, nesse sentido, não encontramos outras equipes lusófonas que tivessem projetos em andamento. Por isso iniciamos esse. Se houver, ficaremos contentes em juntar forças. Em contrapartida, conversamos com responsáveis de projetos equivalentes em outras línguas e estamos buscando apoio em todas as frentes que se abrem para nós. Quanto a nossa justa avaliação do trabalho que temos pela frente, é possível que você esteja certo, como saber no ponto em que estamos não é? Mas buscamos lidar com isso mobilizando o máximo possível de interessados e mantendo a expectativa de bons resultados para o médio e longo prazo. Titaniae* (discussão) 19h34min de 9 de março de 2021 (UTC)[responder]
@Titanie*: Mas quais são exatamente as dificuldades ou empecilhos encontrados no atual domínio principal, no sentido do objetivo da proposta, que justificariam a necessidade de se criar um novo "domínio principal"? MikutoH fala! 19h40min de 9 de março de 2021 (UTC)[responder]
Penso que houve um equívoco na questão de se dividir o domínio principal, pois o w:euLankide:Theklan mencionado na proposta não é uma divisão do domínio principal desta wiki, funcionando mais como uma espécie de Wikipédia:Portal. MikutoH fala! 19h46min de 9 de março de 2021 (UTC)[responder]
  • Em princípio sou Contra, não gosto de textos digeridos desde que me deram quando criança uma versão dos Lusíadas em 50 páginas, e metade eram ilustrações, mas vejo um problema maior, será uma enciclopédia para meninos e mocinhas ou os putos e as raparigas também terão vez? Me assustou a menção a Wikipédia do Brasil feita ai em cima.Jo Loribd 19h43min de 9 de março de 2021 (UTC)[responder]
Poxa Jo Lorib, já houve a retificação Citação: Titaniae* escreveu: « erro meu falar em Brasil ao invés de Wikipédia Lusófona.». A intenção é agregar, não o contrário. Também não é mastigar nada, muito pelo contrário é qualificar as crianças no tal processo de consumo/produção de conteúdo. Não daremos um Lusíadas de 50 páginas, os míudos/crianças precisam ser encorajad@s a perguntar: Quem é esse tal de Lusíadas aí? Felipe R. Lima (discussão) 20h14min de 9 de março de 2021 (UTC)[responder]

Imagine ainda que terá que ser criado toda uma documentação própria, como livros de estilo e estas páginas não poderão passar pelos processos comuns de eliminação, pois terão uma estrutura completamente diversa. Criar-se-á uma wiki dentro da .pt, a qual irá requerer administardores, eliminadores, editores etc. --Felipe da Fonseca (discussão) 20h01min de 9 de março de 2021 (UTC)[responder]

Nossa, essa pergunta realmente é bem importante. Levando em conta que a língua faz parte da nossa constituição enquanto ser humano pensar nessa parte é crucial. Sendo fiel aí ao fundamento da construção comunitária e colaborativa acho que seria fundamental jogar isso pra decisão da própria comunidade em questão, ou seja, incentivar as crianças a debater como elas enxergam essas variações linguísticas ao invés de postular um uso de tal e tal forma. Obviamente não existe uma fórmula pronta. Mas esse ponto que você levanta vai no sentido do que vários tem pontuado aqui, isto é, a necessidade de pensar em todo um território que dentro da própria pt.wiki já está configurado e só com um trabalho muito pesado poderia ser modificado.Felipe R. Lima (discussão) 22h08min de 9 de março de 2021 (UTC)[responder]
  • Eu continuo não enxergando um modo de conciliar seu projeto com a Wikipédia, pelos motivos já apresentados, na boa acho melhor que aceitem a oferta da Vikids, o ambiente é mais controlável, já existe um sisop conhecido e, acho o mais importante, estarão dando força ao projeto para que no futuro seja incorporado pela WMF. E ainda vejo problemas no idioma, como mencionei acima, terão que lidar com isso.Jo Loribd 09h52min de 10 de março de 2021 (UTC)[responder]
Com certeza, havia perdido esta parte, a Vikidia é o lugar apropriado.--Felipe da Fonseca (discussão) 11h25min de 10 de março de 2021 (UTC)[responder]

Comentário Além dos problemas acima mencionados, parece-me que também estão a meter a carroça à frente dos bois. No fundo, o que pretendem é replicar aqui o que foi feito com a Txikipedia basca. No entanto, há que ver que a Txikipedia em basco começou a ser construída na Vikidia em 2015 e só em 2018 é que se migrou todo o conteúdo para a Wikipédia. Quando essa migração foi feita já existia mais de um milhar de artigos feitos e uma comunidade ativa de editores. As Vikidias em outras línguas têm também dezenas de milhares de artigos e remontam a 2006.

Já a versão em português foi criada há duas semanas e ainda estão a configurar o mediawiki. Para já, não tem nem volume de artigos nem uma comunidade de editores resiliente e comprometida. Pouco mais é do que uma ideia. A minha sugestão é desenvolver o projeto na Vikidia. Se daqui a dois anos o projeto demonstrar ser sustentável, com um volume mínimo de artigos e de editores comprometidos com a atualização de controlo de qualidade, a comunidade pode-se pronunciar sobre se vale ou não a pena migrar esse conteúdo e trabalhar na adaptação do software. JMagalhães (discussão) 13h34min de 10 de março de 2021 (UTC)[responder]

Parece, ao menos para mim, uma boa ideia também. Bem, sendo o único sysop fluente na Vikidia, seria de grande ajuda se fosse feito o projeto por enquanto lá. Micael D. Oi, meu chapa! 13h38min de 10 de março de 2021 (UTC)[responder]
Só para complementar o meu comentário anterior: mesmo que daqui a uns tempos exista volume e comunidade de editores na Vikidia, é preciso ter em atenção que além dos problemas acima mencionados podem existir outros que comprometam a integração. Por exemplo, do que estou a ver na Txikipedia, quase nada do conteúdo é referenciado. É muito pouco provável que no futuro a comunidade aqui aceite integrar conteúdo nestas condições. JMagalhães (discussão) 14h04min de 10 de março de 2021 (UTC)[responder]
É para isso que alertei acima... vai haver a demanda pela criação de novos critérios de eliminação... vai ser bem confuso--Felipe da Fonseca (discussão) 14h14min de 10 de março de 2021 (UTC)[responder]
@Felipe da Fonseca: se os proponentes se propuseram a investir o seu tempo no projeto, e disseram que tem uma equipe, não vejo problema nesse caso. Micael D. Oi, meu chapa! 17h14min de 10 de março de 2021 (UTC)[responder]
Pelo que entendi não foi isso que eles disseram, eles afirmaram que possuem a capacidade de envolver pessoas e confirmaram que não estão cientes das dificuldades.--Felipe da Fonseca (discussão) 17h20min de 10 de março de 2021 (UTC)[responder]
Felipe da Fonseca, sim, estamos cientes da dificuldade.Felipe R. Lima (discussão) 12h09min de 18 de março de 2021 (UTC)[responder]

Concordo. Acho que essa proposta teria que ser mais analisada pela questão que, colocar crianças em um ambiente disputado como esse pode afastar elas, não aproximar. Também acho uma boa ideia fazer essa proposta na Vikidia e quem sabe no futuro migra-la para cá. HunoEru (discussão) 23h40min de 10 de março de 2021 (UTC)[responder]

HunoEru ao menos para mim não ficou claro se vc é contra ou a favor. Embora vc tenha colocada a predefinição de concordância, seu texto indica discordância.--Felipe da Fonseca (discussão) 11h16min de 11 de março de 2021 (UTC)[responder]
Felipe da Fonseca, seria uma soma de concordância e comentário, isso é para imaginar outros meios da proposta continuar se ela não for aceita aqui por algum motivo, mas eu apoio totalmente do jeito que ela foi apresentada. O ponto da toxicidade das discussões na Wikipédia, na minha opinião, deveria ser um dos mais importantes, já que ele seria acionado de qualquer forma. Um lugar seguro e projetado para crianças e pré-adolescentes faria mais pessoas dessa faixa etária editar artigos da wiki ou pelo menos se interessar por questionar. Desculpa pela confusão que causei. HunoEru (discussão) 04h32min de 12 de março de 2021 (UTC)[responder]

Parece-me mais uma daquelas propostas bem intencionadas, mas que os impactos de sua adoção não foram devidamente pensados pelos autores. Além disso, após ler e reler a justificação, aparenta-me uma tentativa de adotar o conceito da Vikidia na Wikipédia, o que considero uma ausência de bom senso já que a proposta parece precipitada. Por fim, não vou repetir os argumentos dos demais colegas que são pontos a serem considerados e um indício de que os impactos da propostas não foram devidamente pensados. Edmond Dantès d'un message? 14h49min de 12 de março de 2021 (UTC)[responder]

Conde Edmond Dantès, os impactos são provenientes de uma tomada de posição frente ao que mencionamos na abertura da proposta: Citação: Felipe R. Lima escreveu: «Estaríamos tomando a responsabilidade de também organizar essas atividades na Wikipédia, em um formato enciclopédico adequado às crianças.»Felipe R. Lima (discussão) 12h09min de 18 de março de 2021 (UTC)[responder]

Discordo da proposta. Tal diferença criaria um desequilíbrio de conteúdo considerável, bem como poderia dificultar a aplicação das políticas gerais de maneira uniforme, além de acrescentar uma carga de trabalho aos poucos revisores/administradores que estão ativos. Eta Carinae (discussão) 20h25min de 12 de março de 2021 (UTC)[responder]

Discordo per EVinente. Duke of Winterfell (Msg) 19h57min de 16 de março de 2021 (UTC)[responder]

Se alguém se responsabilizar, não me oponho. --A.WagnerC (discussão) 23h49min de 17 de março de 2021 (UTC)[responder]

Prezad@s que aqui participaram, gostaríamos de agradecer essa participação e qualificação da proposta. Entendemos os vários argumentos contrários à criação de um subdomínio dentro da pt.wiki, para questão de registro venho aqui pontuar os que julguei que mais sintetizam essa posição

  1. A dificuldade em Citação: JMagalhães escreveu: «partilhar administradores, processos de resolução de disputas, avisos, discussões na esplanada, eleições, predefinições e por aí fora.»
  2. Ambiente tóxico, nocivo e por vezes nojento citado várias vezes nas contribuições.
  3. A falta de participação no trabalho já existente tal como em Wikipédia na Universidade, domínio "portal" e nos wikiprojetos
  4. Dado essas contribuições e com esse recorte de contribuidores a proposta foi avaliada como Citação: HVL escreveu: «inaplicável na Wikipédia lusófona.».

Sugestões de encaminhamento, tanto em relação a proposta mas em relação a própria comunidade pt.wiki

  1. De várias contribuições: Propor à WMF a criação de uma nova wiki e Citação: MikutoH escreveu: «seria muito mais adequado a criação de um projeto paralelo mas ainda vinculado a este do que a divisão do domínio principal feita aqui internamente.»
  2. Em relação ao ambiente nocivo, tóxico e por vezes nojento: Citação: GoEThe escreveu: «É bom que se preocupem com o ambiente, mas parece que a solução é levar mais a sério as normas de conduta.»
  3. Sugestão de metodologia para produção de textos: Citação: GoEThe escreveu: «Há medidas de legibilidade de um texto, que poderiam ser adoptadas para verificar se o texto está a um nível adequado para essa faixa etária».
  4. Avaliação do sucesso da Txikipedia: Citação: GoEThe escreveu: «comunidade homogénea num ambiente cultural em que a língua é uma forte componente da identidade e activismo, grande envolvimento com escolas por parte das entidades afiliadas da Wikimedia, e grande foco na qualidade em detrimento de quantidade de artigos»
  5. Importante a preocupação com a língua e suas variações.

Comentário e mais uma contribuição, a proposta busca também sensibilizar a comunidade no sentido de responsabilidade em relação ao conteúdo para crianças e por isso desvinculado a ideia de simplificação advinda do simple English Citação: Felipe R. Lima escreveu: «Não basta simplificar, não é simplificar as coisas, conteúdo adequado para crianças não é conteúdo mais simples.».

Para finalizar, agradecemos a tod@s que participaram da discussão e qualificação da proposta e qualquer coisa estamos lá na Vikidia.Felipe R. Lima (discussão) 12h09min de 18 de março de 2021 (UTC)[responder]