Wikipédia Discussão:AutoWikiBrowser

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Correções ortográficas automáticas[editar código-fonte]

O texto seguinte foi movido de: Esplanada Dezembro 2006

Olá! Existe um bot-dicionário? A wikipédia está com muitas palavras com erros. Não sou muito bom na língua pátria mas tenho encontrado milhares (exagero?!) de palavras erradas a correção "manual" é quase impossível. P. ex.: angulo aparece 72 vezes; beringela 24; cidadães 119; compreenssão, etc. Afinal a wikipédia é uma enciclopédia! Abraços.--Reynaldo Brasil 17:45, 30 Novembro 2006 (UTC)

Só um detalhe: beringela e berinjela os dois estão corretos! Alegre Ver [1]. Acho que é diferença pt-PT e pt-BR. Lipe FML 18:06, 30 Novembro 2006 (UTC)
Em Portugal, escreve-se beringela :), é de facto uma diferença pt-pt e pt-br. Boa ideia a do bot-dicionário. Preocupa-me também a completa ausência de estilo enciclopédico em muitos, muitos artigos, mas infelizmente nada que um bot possa resolver. PatríciaR discussão 22:05, 30 Novembro 2006 (UTC)

Berinjela e/ou beringela, foi um exemplo, assim fosse só a diferença de pt-Pt / pt-Br. Vocês entenderam não é verdade? Existem muitas palavras erradas e não se falando de gramática o que é mais complicado ainda. A wikipédia além de precisar de um ótimo visual (hoje é muito importante, imagens, disposição, "design" mesmo) o conteúdo com substância o português correto é essencial... ou não? --Reynaldo Brasil 00:43, 1 Dezembro 2006 (UTC)

Existem muito erros que podem ser corridos com a ajudas de bot, o AWB tem uma função chamada typos, onde nós podemos colocar os erros que podem ser corridos, mas temos de ter todo o cuidado, como demostra o exemplo anterior da beringela. Aproveitando isto, coloquem aqui todos os erros que encontram constamente nos artigos, porque alguns deles poderão ser corridos através do AWB.  Rei-artur  00:46, 1 Dezembro 2006 (UTC)

Luz no fundo do túnel... he...he... eu preciso aprender a usar o AWB, mas enquanto não aprendo espero que quem esteja acostumado nos ajude. Gostei da idéia da página dos erros, poderia até ser divulgada aos editores! Obrigado a todos. Abraços. --Reynaldo Brasil 01:55, 1 Dezembro 2006 (UTC)

Dá umas edições interesantes.  Rei-artur  02:03, 1 Dezembro 2006 (UTC)

Só temos que tomar cuidado com algumas mudanças. Inicio, numero e contem existem, embora possam estar errados em certos usos. Mateus Hidalgo diga! 02:51, 1 Dezembro 2006 (UTC)

Neste caso, como relatou o Mateus, não podem estar neste lista (já as retirei), se encontrarem mais algumas deixem mensagem a aqui. Neste caso a correcção ortografica deve ser feita por humanos.  Rei-artur  11:41, 1 Dezembro 2006 (UTC)
aproveito para acrescentar, que este processo do AWB não é 100% automático, o AWB propoem as alterações e nós user temos que dizer se aceitamos ou não as alterações. é importantes ver todas as alterações porposta para se encontrar que existe erros no typos.  Rei-artur  11:53, 1 Dezembro 2006 (UTC)
Eu acredito que casos como "inicio" ou "numero" devam continuar no "typos", pois a quantidade de casos em que pode haver erro de acentuação é muito superior à quantidade de artigos em que haverá a forma verbal da primeira pessoa do singular no presente do indicativo. Sempre haverá um ganho e, ademais, com o AWB o editor pode ficar atento ao problema. Dantaddσυζήτηση 21:58, 2 Dezembro 2006 (UTC)
eu recoloquei as 2 palavras, era importante colocar o máximo possivel de palavras, quanto mais palavras tiver, mais correcções faz. Quando corrigirem um erro num artigo, coloque no lista. Esta lista não tem só erro ortograficos mas também pode conter erro de digitação, por exemplos paar -> para.  Rei-artur  22:24, 2 Dezembro 2006 (UTC)

Só quis chamar a atenção quanto a casos do gênero (não notei nenhuma mudança errada, além de ter chegado a pensar que o uso das palavras que citei seriam restritos por aqui). Sem problemas em inclui-los nos erros, até porque é possível controlar as mudanças antes de salvar a edição. Mateus Hidalgo diga! 01:46, 3 Dezembro 2006 (UTC)

Texto anterior O texto seguinte foi movido de: Esplanada Dezembro 2006 Lusitana 08:24, 17 Dezembro 2006 (UTC)

deve-se corrigir "Século 21 -> Século XXI" e não para "século XI"JoséFernandes 14h21min de 26 de Julho de 2007 (UTC)

O texto que aqui estava foi movido para: Wikipedia:Coordenação robótica Leonardo Stabile msg 22:17, 19 Março 2007 (UTC)

Predefinições[editar código-fonte]

desculpe, destinatário errado da mensagem anteriomente postada. Tetraktys (discussão) 19h59min de 5 de Abril de 2008 (UTC)

O AWB é só para bots? Ou um usuário regist[r]ado comum, sem ser um robot pode ter também? Obrigado, Gustavob msgenviar msgContribs 23h12min de 10 de Novembro de 2008 (UTC)

Um usuário não robô pode ser um semi-robô, mas ainda assim precisa de autorização da comunidade. Diferente do robô, o semi-robô deve salvar manualmente os artigos e aparece nas mudanças recentes. Sem usar o modo de escrita, qualquer um pode usar o AWB, até mesmo sem ter conta nos projetos Wikimedia. --Leonardo Stabile msg 04h51min de 11 de Novembro de 2008 (UTC)

Não sei se acontece só comigo, mas quando vou logar no AWB, ele trava e abre um "debugger", que só se fecha quando o AWB é finalizdo. Christian msg 21h11min de 11 de abril de 2009 (UTC).[responder]

Qual a mensagem? Certifique-se que não é um erro já conhecido. --Leonardo Stabile msg 09h14min de 16 de abril de 2009 (UTC)[responder]
Estou tentando importar a imagem para o Commons, um print do que acontece. Quando conseguir, posto o link da imagem aqui. Christian msg 13h42min de 21 de abril de 2009 (UTC)[responder]
Não necessariamente no Commons, a menos que perceba alguma utilidade para o domínio principal no futuro =). Pode usar algum serviço de hospedagem de imagens gratuito, como o ImageShack. Sim, a imagem seria bem útil para ajudá-lo nisso. --Leonardo Stabile msg 05h30min de 22 de abril de 2009 (UTC)[responder]
  • Já que o filtro de proteção não deixa salvar a página com o link, é esse: http:// img9.imageshack.us/content.php?page=done&l=img9/3425/imagemqcj.png&via=mupload (só tirar o espaço depois do //)

Christian msg 16h47min de 25 de abril de 2009 (UTC)[responder]

Estava esperando uma tela própria do AWB descrevendo o erro, isso que você mostra parece ser uma falha ainda maior, uma exceção não capturada. A questão é que essa imagem acaba não me ajudando por não haver qualquer indicação do que possa ter acontecido. A menos que saiba reproduzir o problema (não somente abrir o programa, mas sim passar de um estado bom para esse estado atual) não é possível saber o que está acontecendo. Já tentou obter uma versão mais nova? Pode ser uma alternativa. --Leonardo Stabile msg 07h54min de 27 de abril de 2009 (UTC)[responder]
Tem mais nova que 4.5.2.0? Christian msg 22h44min de 27 de abril de 2009 (UTC)[responder]
Infelizmente não, essa versão (de 30/3) é a mais recente. Acabei de baixar essa versão para tentar reproduzir o problema, mas até agora sem surpresas. --Leonardo Stabile msg 05h54min de 28 de abril de 2009 (UTC)[responder]

O que acontece com o Christian, também está ocorrendo comigo, mas só no meu PC do escritório, em casa funciona normal...!! Em ambos uso o Win XP e a versão 4.5.2.0. A mensagem aparece (pelo menos que tenha percebido) quando você vai logar, ou quando você clica em Start e é essa que aparece um box: Depuração just-in-time - Selecine um depurador - Nova ocorrência de Microsoft Script Editor - Deseja depurar...?, ai quando você seleciona SIM - vai para o editor e em frente a uma seta amarela "addLoadEvent(PageHomeArrows)". Conclusão: não consigo usar o AWB em meu escritório, a versão anterior também apresentava este problema, mas há muito tempo que eu uso o AWB neste PC...!!! Abração.--Reynaldo Avaré Msg 14h20min de 28 de abril de 2009 (UTC)[responder]

Aleluia, agora sim consegui usar. Tem alguns bugs, mas pelo menos consigo usar. Christian msg 14h34min de 2 de junho de 2009 (UTC)[responder]
Versão nova? Obrigado pelo aviso, também estava usando uma versão anterior. Quais os outros bugs? Dependendo da descrição, posso abrir os bugs. --Leonardo Stabile msg 06h15min de 3 de junho de 2009 (UTC)[responder]
Tava conseguindo usar o AWB apesar de que, a cada página aberta, mandava abrir um debugger umas 10 vezes. Consegui tirar com ajuda do Ruy Pugliesi. Tinha que ir no Internet Explorer > Ferramentas > Opções da Internet > Avançadas, descer com a barra de rolagem até Navegação e marcar(ativar) as caixinhas onde dizem "Desabilitar Depuração de Scripts (Internet Explorer)" e "Desabilitar Depuração de Scripts (outros)". Christian msg 12h46min de 3 de junho de 2009 (UTC)[responder]

É isso mesmo, comigo também funcionou. Abraços.--Reynaldo Avaré Msg 18h54min de 26 de junho de 2009 (UTC)[responder]

Quando vou tentar usar a versão do WPCHECK para o AWB, salvo no bloco de notas como XML, clico em File> Open settings. Más dá erro, aparece uma mensagem assim:

<nowiki>
{{AWB bug
 | status      = new <!-- when fixed replace with "fixed" -->
 | description = <table><tr><td>Exception:<td><code>InvalidOperationException</code><tr><td>Message:<td><code>There is an error in XML document (2, 3).</code><tr><td>Call stack:<td><pre>   at System.Xml.Serialization.XmlSerializer.Deserialize(XmlReader xmlReader, String encodingStyle, XmlDeserializationEvents events)
   at System.Xml.Serialization.XmlSerializer.Deserialize(XmlReader xmlReader, String encodingStyle)
   at System.Xml.Serialization.XmlSerializer.Deserialize(TextReader textReader)
   at WikiFunctions.AWBSettings.UserPrefs.LoadPrefs(String file)
   at AutoWikiBrowser.MainForm.LoadPrefs(String path)

Inner exception:XmlExceptionMessage:Unexpected XML declaration. The XML declaration must be the first node in the document, and no white space characters are allowed to appear before it. Line 2, position 3.Call stack:

   at System.Xml.XmlTextReaderImpl.Throw(Exception e)
   at System.Xml.XmlTextReaderImpl.Throw(String res, String arg)
   at System.Xml.XmlTextReaderImpl.ParsePI(BufferBuilder piInDtdStringBuilder)
   at System.Xml.XmlTextReaderImpl.ParseDocumentContent()
   at System.Xml.XmlTextReaderImpl.Read()
   at System.Xml.XmlTextReader.Read()
   at System.Xml.XmlReader.MoveToContent()
   at Microsoft.Xml.Serialization.GeneratedAssembly.XmlSerializationReaderUserPrefs.Read26_AutoWikiBrowserPreferences()

Christian msg 02h11min de 28 de junho de 2009 (UTC)[responder]

| OS          = Microsoft Windows NT 5.1.2600 Service Pack 2
| version     = 4.5.3.2, revision 4312 (2009-05-10 21:47:07)
| site = http://pt.wikipedia.org

}} </nowiki>

Existem os botões copy to clipoard (copiar) e continue working. Clico no segundo mas não dá nada. Que aconteceu agora? Christian msg 02h11min de 28 de junho de 2009 (UTC)[responder]

O seu arquivo xml deve começar com a linha <?xml version.... Creio que você se esqueceu de remover aquele começo, incluindo aquele <!-- COPIAR A PARTIR DA LINHA ABAIXO -->. --Leonardo Stabile msg 02h58min de 28 de junho de 2009 (UTC)[responder]

Quando estou "passando" o AWB as vezes aparece a mensagem (em vermelho) "unbalanced brackets found", que para mim seria algo como: "Foram achados parênteses desequilibrados" - não entendi! O que significa, o que corrigir no artigo quando aparece a mensagem? Alguém pode ajudar? Obrigado, abraço.--Reynaldo Avaré Msg 00h51min de 27 de julho de 2009 (UTC)[responder]

Reynaldo, marque a opção (Options) "Highlight first unbalanced brackets if found". O primeiro par de marcas (bracket), como parênteses, colchetes, chaves, tabelas, etc. será assinalado com vermelho e o editor será posicionado nesse ponto. Abraços Mwaldeck msg 02h50min de 27 de julho de 2009 (UTC)[responder]
Em tempo: isso significa que no artigo há algo como:
[[Artigo]
Percebe a falta de um "]" para fechar a formatação? É isso que deve ser corrigido. --Leonardo Stabile msg 04h55min de 27 de julho de 2009 (UTC)[responder]

Êta Reynaldo burrinho né...!!! As lições foram ótimas, obrigadão a ambos os dois em conjunto...hehehe. Abração.--Reynaldo Avaré Msg 18h21min de 27 de julho de 2009 (UTC)[responder]

Aplicação AWB em Português[editar código-fonte]

Eu gostaria de saber se existe uma versão portuguesa da aplicação AWB, se não ouver eu posso me disponibilizar a fazer a tradução da aplicação toda em Português.

Miguel Couto Msg 17h28min de 20 de agosto de 2009 (UTC)[responder]

não existe, seria ótimo se pudesse fazer a tradução.--Quark 17h37min de 20 de agosto de 2009 (UTC)[responder]

O código é aberto e você pode fazer a sugestão/colaborar aqui: Source Forge, verifique. Abraço.--Reynaldo Avaré Msg 17h40min de 20 de agosto de 2009 (UTC)[responder]

Reynaldo como posso colaborar no código? É algum ficheiro em concreto? Poderia avançar já amanhã! Miguel Couto Msg 18h14min de 20 de agosto de 2009 (UTC)[responder]
Infelizmente, creio que essa opção de localização ainda não existe, apesar de ser cogitada. --Leonardo Stabile msg 08h33min de 21 de agosto de 2009 (UTC)[responder]

Miguel, enquanto isso seria muito bom traduzir o manual do AWB daqui: Inglês para cá: Português. Abraço.--Reynaldo Avaré Msg 17h36min de 18 de setembro de 2009 (UTC)[responder]

Não funciona...![editar código-fonte]

O meu AWB não está funcionando, teria algo a ver com a mudança dos softs anunciada nas páginas da Wikipédia? Fica pedindo para fazer login....!Dá sucesso mas não continua.--Reynaldo Avaré Msg 17h38min de 18 de setembro de 2009 (UTC)[responder]

O meu tb não, mesmo problema. Deve ser da atualização/manutenção mesmo. Rjclaudio msg 21h31min de 18 de setembro de 2009 (UTC)[responder]

A versão do AWB anterior (5.0.0.0) estava funcionando direito, agora a 5.0.2.0 quando clico em Start fica permanentemente em "restarting in...", o que estou fazendo de errado? Qual opção deve estar errada? Se alguém ajudar fico grato! --Reynaldo Avaré Msg 01h48min de 17 de abril de 2010 (UTC)[responder]

Também tive problema com a versão 5020, mas depois eu fiz donwloand do AWBupdater2006.zip (na mesma página para donwload do AWB5020) e com esse updater o AWB funcionou. Burmeister (discussão) 01h52min de 17 de abril de 2010 (UTC)[responder]

Vou tentar...Tks. Abraço.--Reynaldo Avaré Msg 01h56min de 17 de abril de 2010 (UTC)[responder]

Infelizmente não funcionou! Antes e depois de instalar o updater aparecia a mensagem: "...encontrou o problema..." "O valor não recai no intervalo esperado." clico em "continue trabalhando" e o "restarting..." está lá em baixo funcionando...!!??. --Reynaldo Avaré Msg 02h03min de 17 de abril de 2010 (UTC)[responder]
Esta versão está com muitos problemas. Instalo a versão, desinstalo e sei lá que mais. O update referido dá erro e o maldito não está a funcionar como deve ser. --João Carvalho deixar mensagem 12h36min de 17 de abril de 2010 (UTC)[responder]

Quando sai uma versão nova a velha não funciona mais....! Será que ninguém tem um "Ás na manga"...hehehe. Aguardemos.--Reynaldo Avaré Msg 01h43min de 18 de abril de 2010 (UTC)[responder]

Falando em AWB não funciona... após uma recente formatação de meu PC o AWB simplesmente não funcionou mais, nem abre, dá erro de inicialização. Fabiano Tatsch discussão 23h15min de 23 de abril de 2010 (UTC)[responder]

Aqui funciona, tem que baixar a ultima versão do updater e descompactar na pasta do AWB. Tastch, pode ser a falta do framework, experimenta instalar.--Lépton msg 23h25min de 23 de abril de 2010 (UTC)[responder]

Fiz como das últimas vezes, baixei a última versão e descompactei. O framework não conheço, tem um link para download? Fabiano Tatsch discussão 01h12min de 24 de abril de 2010 (UTC)[responder]

Achei este. Vê se funciona. Christian msg 01h18min de 24 de abril de 2010 (UTC)[responder]

DEU CERTO! Obrigado pela ajuda. Fabiano Tatsch discussão 01h40min de 24 de abril de 2010 (UTC)[responder]

Não consegui iniciar o uso[editar código-fonte]

Hoje foi a primeira vez que tive direito de usar o AWB. Baixei o programa, descompactei o arquivo e quando clico para abrir o programa aparece uma mensagem dizendo que há atualização para o AWBUpdater. Ele "obriga" a rodar a atualização, só que esta é interrompida por uma mensagem de erro que diz: Não foi possível localizar o arquivo: C:\Users\MeuNome\AppData\Local\Temp\$AWB$Updater$Temp$\AWBUpdater.exe Em seguida aborta o update e fecha tudo. Não consigo nem iniciar o uso do programa. Já tentei resolver o problema baixando o Framework, e nada. Utilizo Windows Vista e Google Chrome. Alguém poderia me ajudar? Prowiki (discussão) 02h38min de 23 de maio de 2010 (UTC)[responder]

Consegui resolver agora. Baixei a nova versão do AWBUpdater e copiei na mesma pasta do AWB, substituindo o arquivo existente de mesmo nome. Isso resolveu. Grato. Prowiki (discussão) 02h49min de 23 de maio de 2010 (UTC)[responder]

{{feito}} deve ser substituído? O AWB anda por colocar o código original desta e outras predefs sem o uso de nenhum script, como pode se ver aqui. Christian msg 22h36min de 14 de junho de 2010 (UTC)[responder]

Sim, estas predefs (concordo, discordo, apoio, proteção feita, pedido atendido....... todas estas), assim como smilies, convites e avisos a usuários não tem necessidade de ficar transcluso. Inclusive {{citação}} e, acredite, não tem problema nem mesmo se a {{tl}} for substituída. Só não entendi pq ele coloca um monte de comentários qdo substitui a feito... A lista de predefs a serem substituidas esta em Wikipedia:AutoWikiBrowser/User talk templates.--Lépton msg 23h16min de 14 de junho de 2010 (UTC)[responder]

O que está errado, comigo ou com o AWB (5.0.3.1), quando ele encontra a palavra "destaque" no texto do artigo move ela para o fim do artigo (abaixo de categorias)!?!?--Reynaldo Avaré Msg 03h36min de 18 de agosto de 2010 (UTC)[responder]

Não sei, mas se vc estiver usando algum script pode ser problema nele.--Lépton 23h44min de 18 de agosto de 2010 (UTC)[responder]
O AWB (ou o Huggle) está funcionando para alguém? Christian msg 23h30min de 26 de setembro de 2010 (UTC)[responder]

Olá pessoal! Estou precisando de ajuda. Eu vou abrir o AWB e aparece uma mensagem de erro: unable to find a version of the runtime to run this application e o título da janela é AutoWikiBrowser.exe - .NET Framawork Initialization Error. Já baixei as versões 3.5 e 4.0 do .NET Framework, tô com as duas e continua aparecendo isso. Alguém me dá uma solução? Łυαη fala! 03h35min de 2 de fevereiro de 2011 (UTC)[responder]

Tem a última versão do AWB instalado? GoEThe (discussão) 10h50min de 2 de fevereiro de 2011 (UTC)[responder]
Sim, a 5200. Łυαη fala! 13h28min de 2 de fevereiro de 2011 (UTC)[responder]
A página de instruções diz que deve usar o .NET 2.0. Será que não funciona com o 3.5 ou 4.0? GoEThe (discussão) 13h56min de 2 de fevereiro de 2011 (UTC)[responder]
.NET não é a minha especialidade, mas pelo que vejo o problema deve residir no .NET framework. Se possível, experimenta desinstalar as versões posteriores à 2.0, inclusive a própria 2.0, e depois instala novamente. Deveria funcionar mesmo com a 4.0, pois se reparares, com a 4.0 não consegues desisntalar somente a 3.5 ou 2.0, porque são dependentes das anteriores. Ou seja, à falta de melhor, caso o problema persista, desistalas as versões da última até à 2.0, e depois instalas novamente. Já agora, era somente essa a mensagem de erro? Não indicava qual o processo que não foi possível carregar? Alchimista Fala comigo! 14h32min de 2 de fevereiro de 2011 (UTC)[responder]
O AWB realmente funciona com o 4.0, pois eu tenho aqui e não da esse erro. !Silent (Contact) 14h54min de 2 de fevereiro de 2011 (UTC)[responder]
Na verdade tava com o 4 e não tava funcionando. Aí instalei o 3.5, continuou sem funcionar. Vou desinstalar os dois e botar o 2, então pra ver se consigo. Łυαη fala! 15h40min de 2 de fevereiro de 2011 (UTC)[responder]
Desinstalei o 3.5 e o 4.0. Instalei o 2.0 e o AWB finalmente abriu. Valeu a todos! Mais fiquei com uma dúvida: pode no pc o 2.0 e o 4.0 juntos? Ou eu vou ter de ficar com a versão antiga? Łυαη fala! 17h29min de 2 de fevereiro de 2011 (UTC)[responder]
Pode. Eu tenho desde o 2.0 Service Pack 1 ao 4.0 Extended e funciona numa boa. !Silent (Contact) 17h41min de 2 de fevereiro de 2011 (UTC)[responder]
Blz, então. Vou instalar o 4.0. Valeu a todos!! Łυαη fala! 18h26min de 2 de fevereiro de 2011 (UTC)[responder]
Luan, provavelmente aconteceu um erro durante a instalação de um .net superior, ou o erro foi causado por algum outro programa. Para teres o .net 4.0 precisas de ter os anteriores, pelo que se tudo estiver devidamente instalado e configurado não ocorrerá nenhum problema, tal como acontece com o Silent. Se instalares tudo novamente até ao 4.0 e voltares a ter problemas, experimenta desisntalar tudo novamente, desactivar o anti-virus e voltar a instalar novamente, activando o AV no final. Alchimista Fala comigo! 18h51min de 2 de fevereiro de 2011 (UTC)[responder]
Pelas contribuições, parece estar resolvido. GoEThe (discussão) 16h17min de 3 de fevereiro de 2011 (UTC)[responder]
Sim! Łυαη fala! 17h38min de 3 de fevereiro de 2011 (UTC)[responder]

Nova versão com bug corrigido[editar código-fonte]

Foi corrigido o bug que afectava os general fixes do AWB. Por favor façam o update para a nova versão. Alchimista Fala comigo! 19h56min de 2 de fevereiro de 2011 (UTC)[responder]

Replace file[editar código-fonte]

É só comigo ou essa opção não está funcionando? =/ Só funciona a Remove file.
PS: Uso a versão mais recente. !Silent(Contact) 00h28min de 11 de março de 2011 (UTC)[responder]

Quando abro o AWB, aparece a mensagem:

Error connecting to wiki
An error occured [sic] while connecting to the server or loading project information from it. Please make sure that your internet connection works and such combination of project/language exist. Enter the URL in the format "en.wikipedia.org/w/" (including path where index.php and api.php reside).
Error description: Input string was not in a correct format.

E o projeto de edição é alterado para a Wikipédia em inglês. Ir à aba Site das preferências e tentar mudar a língua para "pt" resulta no mesmo erro. Alguém sabe uma solução? – Opraco (discussão) 19h41min de 23 de agosto de 2011 (UTC)[responder]

marca projecto[editar código-fonte]

Existe algum script disponível publicamente para avaliação automática nas marcas de projecto? Cumprs. Lijealso (discussão) 23h04min de 13 de fevereiro de 2012 (UTC)[responder]

Não conheço nada feito para o AWB, mas sei da existência do marcas.py que usa o Pywikipediabot, eu acho. Há também um JavaScript, um pouco mais experimental e com funcionalidades diferentes. Helder 23h38min de 13 de fevereiro de 2012 (UTC)[responder]

Obrigado, vou ver no que esses 2 métodos me podem ajudar. Cumprs. Lijealso (discussão) 00h20min de 14 de fevereiro de 2012 (UTC)[responder]

Tradução de predefinições[editar código-fonte]

Há algum script que traduza as predefinições {{cite web}} e {{cite book}} para suas equivalentes em português? Lechatjaune msg 16h57min de 18 de agosto de 2012 (UTC)[responder]

Bug ou funcionalidade?[editar código-fonte]

Ao testar a utilização da label [sic] para evitar a correcção de falsos positivos com o AWB com a opção "Enable Regex TypoFix", deparei-me com o seguinte: Se o artigo contiver uma palavra na forma de interwiki, ainda que marcada como comentário, não serão corrigidas quaisquer outras ocorrências dessa mesma palavra no texto normal do artigo, que deveriam ser corrigidas. Exemplo:

O general mandou proteger a rectaguarda do seu exército ...
[[es:rectaguarda]]
ou
<!-- [[xx:rectaguarda]] -->

A ocorrência de 'rectaguarda' na linha "O general mandou proteger a rectaguarda do seu exército ..." não é corrigida. Claro que com um verdadeiro interwiki também não corrige. É bug ou funcionalidade? Podem testar com Usuário:JotaCartas/Sandbox AWB. Se aqui isto for desconhecido, irei por a questão na wp:en ou tentar reportar como bug, embora fosse muito útil para marcar falsos positivos. Nota: acontece tanto na versão 5.4.0.0 como na 5.4.0.1 ambas com 'default setings'.--JotaCartas (discussão) 10h17min de 29 de novembro de 2012 (UTC)[responder]

Sendo o interwiki em língua estrangeira, não é suposto não ser corrigido? --Stegop (discussão) 12h47min de 29 de novembro de 2012 (UTC)[responder]
Efectivamente não me expliquei bem (já corrigi). O interwiki nunca seria corrigido, nem o conteúdo comentado que é a forma do AWB funcionar. O que se passa é que se houver outras ocorrências da mesma palavra espalhadas pelo texto normal, também não são corrigidas.--JotaCartas (discussão) 13h02min de 29 de novembro de 2012 (UTC)[responder]

Comentário - numa busca nos bugs reportados na en.WP, encontrei um idêntico, em que a regra typo é desactivada se for encontrada uma correspondência com um link para um ficheiro, o que parece ser uma funcionalidade para evitar corrigir falsos positivos e não um bug. Possivelmente o mesmo se passará com correspondências com interwikis (que são para todos os efeitos links) - ver: aqui. Pelo que pude perceber, numa comparação entre «falsos positivos erradamente corrigidos» vs. «erros que ficarão por corrigir» a balança pende para manter a alegada funcionalidade. Irei tentar reportar lá o problema (ai o meu inglês) para tentarmos chegar a uma conclusão. --JotaCartas (discussão) 17h05min de 29 de novembro de 2012 (UTC)[responder]

Já reportei o bug em en:Wikipedia talk:AutoWikiBrowser/Bugs#Typo rule disabled by a match in a interwiki link. Se alguém puder melhorar a descrição do problema sinta-se livre para o fazer. --JotaCartas (discussão) 17h33min de 2 de dezembro de 2012 (UTC)[responder]
Afinal é o modo de funcionar do AWB
Sempre que uma regra encontra correspondência num link, quer seja interno, externo (interwiki) ou mesmo nome de ficheiro (imagem) do commons, essa regra é desactivada para toda a página. Está em discussão na em:WP se o funcionamento se deverá manter somente para os links internos, não contemplando nem os interwikis nem os nomes de ficheiros. Caso tenham algo a dizer sobre o assunto p.f. discutir em en:Wikipedia_talk:AutoWikiBrowser/Typos#Interaction_between_typo-fixing_and_the_names_of_linked_images, ou aqui, que eu tentarei traduzir as opiniões. --JotaCartas (discussão) 05h17min de 12 de dezembro de 2012 (UTC)[responder]
Corrigido na rev 8834 - A restrição de não aplicar a regra se corresponder a um link será aplicada somente aos wikilinks, não a imagens/interwikis/categorias. --JotaCartas (discussão) 16h19min de 16 de janeiro de 2013 (UTC)[responder]

Link "Estatísticas de uso" quebrado[editar código-fonte]

O link "Estatísticas de uso" está quebrado. Jml3msg 23h46min de 26 de janeiro de 2013 (UTC)[responder]

Atualizado. Fabiano Tatsch 23h52min de 26 de janeiro de 2013 (UTC)[responder]

AWB para realizar eliminações[editar código-fonte]

Caros. Fui tentar utilizar o AWB para apagar páginas, no entanto, percebi que o botão "Delete" fica desabilitado para mim, mesmo eu tendo permissões para executar tal ação. De acordo com o manual, essa opção aparentemente só fica disponível para Administradores. Seria possível pedir uma alteração para que eliminadores também pudessem utilizar? --Diego Queiroz (discussão) 14h13min de 12 de agosto de 2014 (UTC)[responder]

Diego Queiroz: provavelmente o código está conferindo se está em um grupo ("sysop") em vez de conferir se tem a permissão "delete". Em todo caso, eles pedirão mais informações sobre o seu sistema para poder reportar o bug. Helder 15h14min de 12 de agosto de 2014 (UTC)[responder]
Vou fazer a solicitação. Mas antes, queria confirmar uma coisa: o papel de Eliminador é exclusivo da wikipt, ou ele é global? (vi esse pedido e me pareceu uma coisa exclusiva da wikipt). --Diego Queiroz (discussão) 16h29min de 12 de agosto de 2014 (UTC)[responder]
@Diego Queiroz: pelo que vi no InitialiseSettings.php, o grupo só existe nestas wikis: ptwiki, ckbwiki e jawiki. Helder 17h02min de 12 de agosto de 2014 (UTC)[responder]
Incluí o pedido. --Diego Queiroz (discussão) 13h03min de 13 de agosto de 2014 (UTC)[responder]

Remover predefinição[editar código-fonte]

Colegas, alguém pode me ajudar a configurar o AWB pra remove a predefinição {{Bom interwiki}} das páginas em que foi incluída? A informação já é fornecida pelo wikidata.

Quais passos devo adotar?

Flávio, o Maddox (msg!) 16h42min de 7 de março de 2015 (UTC)[responder]

O AWB não deve ser utilizado para desempenhar tarefas de bot. Pode criar o seu próprio bot ou então solicitar a tarefa na Coordenação robótica. Cumprimentos, Vanthorn® 20h04min de 7 de março de 2015 (UTC)[responder]

AWB não inicia[editar código-fonte]

Meu AWB não está a arrancar desde ontem dando o erro "O inicializador de tipo para 'WikiFunctions.Parse.Parsers' accionou uma excepção". Precisava de saber se é só comigo. Sds, Vanthorn® 17h13min de 15 de maio de 2015 (UTC)[responder]

Resolvido. Necessário update para a nova versão 5.5.7.0. Vanthorn® 16h44min de 16 de maio de 2015 (UTC)[responder]
Aconteceu comigo também, eu atualizei e agora está tudo certo. Victão Lopes Diga! 18h48min de 16 de maio de 2015 (UTC)[responder]

Não consigo logar na Wiki-PT[editar código-fonte]

Não estou conseguindo me logar no AWB para a Wikipédia em português. Para a Wikipédia em inglês, funciona normalmente. Aparece uma longa mensagem que diz entre outras coisas que "não foi possível carregar arquivo ou assembly 'NewtonsoftJson, Version=7.0.0.0, Culture=neutral, PublicKeyToken=30ad4fe6b2a6aeed ou uma de suas dependências. A definição do manifesto do assembly localizado não corresponde à referência do assembly (exceção de HRESULT: 0x80131040)". Victão Lopes Diga! 03h33min de 17 de julho de 2015 (UTC)[responder]

Eu consigo. Tente baixar a nova versão 5.7.0.0. Sds, Vanthorn® 03h48min de 17 de julho de 2015 (UTC)[responder]
Então, é essa a versão que eu tenho. Aliás, o problema começou logo antes da atualização, e piorou com ela. Porque antes da atualização, esse problema estava acontecendo, sei lá, a cada oito ou dez edições. Dava pra logar, pelo menos. Victão Lopes Diga! 07h02min de 17 de julho de 2015 (UTC)[responder]
Engraçado, ontem eu entrei justamente com a 5.7.0.0 e ele rodou normal pra mim. Qual é o seu PC? --Zoldyick (Discussão) 07h49min de 17 de julho de 2015 (UTC)[responder]
Antes, deixa eu só esclarecer o meu comentário anterior, que ficou confuso: antes da atualização, ele deslogava sozinho constantemente, dando o mesmo erro que está dando agora. Mas pelo menos logava de volta. Depois que atualizei, aí não loga mais de jeito nenhum. Aliás, não é nem que ele não loga, o que acontece é que quando eu clico em "en.wikipedia" lá no canto inferior direito, e tento mudar para "pt", ele já dá o erro direto. Não tenho a chance nem de colocar minha senha. Respondendo ao Zoldyick, uso um notebook Samsung com Windows 7. Victão Lopes Diga! 16h45min de 17 de julho de 2015 (UTC)[responder]
Uma pergunta, você também utiliza o AWB na en.wiki? Vanthorn® 17h03min de 17 de julho de 2015 (UTC)[responder]
Sim. Victão Lopes Diga! 17h47min de 17 de julho de 2015 (UTC)[responder]
Provavelmente um conflito de logins. Talvez o Helder possa ajudar. Vanthorn® 17h56min de 17 de julho de 2015 (UTC)[responder]
Victor conseguiu resolver o problema? Vanthorn® 01h33min de 21 de julho de 2015 (UTC)[responder]
Nope, ainda funciona só na anglófona. Será que se eu reinstalar o AWB muda alguma coisa? Victão Lopes Diga! 01h38min de 21 de julho de 2015 (UTC)[responder]
Já tentou mudar nas Options → Preferences → Site para language=pt? Vanthorn® 01h50min de 21 de julho de 2015 (UTC)[responder]
É exatamente nessa hora que dá o problema. Victão Lopes Diga! 03h02min de 21 de julho de 2015 (UTC)[responder]
Eu tentei e mudei para en e não me deu problema nenhum. Tente reinstalar, talvez mude alguma coisa. Vanthorn® 19h10min de 21 de julho de 2015 (UTC)[responder]
É melhor reportar este tipo de problema diretametne na página en:Wikipedia_talk:AutoWikiBrowser/Bugs. Helder 19h41min de 21 de julho de 2015 (UTC)[responder]
Funcionou! Na discussão anglófona outros usuários reportaram o mesmo problema e foi sugerido que o programa fosse reinstalado. Reinstalei, e agora funciona normalmente. Obrigado a ambos pela ajuda! Victão Lopes Diga! 20h13min de 21 de julho de 2015 (UTC)[responder]
Feito Arquive-se. Vanthorn® 20h43min de 21 de julho de 2015 (UTC)[responder]
Voltando aqui somente para acrescentar que a reinstalação acabou também com outro problema anterior que estava me irritando: o fato do AWB deslogar toda hora, mesmo que a diferença entre uma edição e outra tenha sido de um ou dois minutos. Victão Lopes Diga! 18h35min de 28 de julho de 2015 (UTC)[responder]

Não consigo logar[editar código-fonte]

Tentei logar no AWB hoje e simplesmente não consigo. Já atualizei o programa e a senha e ainda continua aparecendo a mensagem "Aborted". Será que é por causa da autenticação de dois fatores que eu ativei? Pedrohoneto Diz·Fiz 23h34min de 11 de dezembro de 2016 (UTC)[responder]

Pode tentar remover esse sistema de autenticação (nas preferências) temporariamente para testar. Helder 23h42min de 11 de dezembro de 2016 (UTC)[responder]
Funcionou. O mesmo acontece com o Huggle. Bom saber disso... Pedrohoneto Diz·Fiz 23h51min de 11 de dezembro de 2016 (UTC)[responder]


Erro no login[editar código-fonte]

alguém sabe o que se passa?


    • description**:
    • workaround**:

Exception:`TypeInitializationException`
Message:`O inicializador de tipo para 'WikiFunctions.Parse.Parsers' accionou uma excepção.`
Call stack:
   em WikiFunctions.Parse.Parsers..ctor(Int32 stubWordCount, Boolean addHumanKey)
   em AutoWikiBrowser.MainForm..ctor()
Inner exception:`TypeInitializationException`
Message:`O inicializador de tipo para 'WikiFunctions.Parse.SiteMatrix' accionou uma excepção.`
Call stack:
   em WikiFunctions.Parse.SiteMatrix.GetProjectLanguages(ProjectEnum project)
   em WikiFunctions.Parse.MetaDataSorter.set_InterWikiOrder(InterWikiOrderEnum value)
   em WikiFunctions.Parse.MetaDataSorter..ctor()
   em WikiFunctions.Parse.Parsers..cctor()
Inner exception:`XmlException`
Message:`A tag de início 'img' na linha 21, posição 38, não corresponde à tag de fim de 'a'. Linha 22, posição 3.`
Call stack:
   em System.Xml.XmlTextReaderImpl.Throw(Exception e)
   em System.Xml.XmlTextReaderImpl.Throw(String res, String[] args)
   em System.Xml.XmlTextReaderImpl.ThrowTagMismatch(NodeData startTag)
   em System.Xml.XmlTextReaderImpl.ParseEndElement()
   em System.Xml.XmlTextReaderImpl.ParseElementContent()
   em System.Xml.XmlTextReaderImpl.Read()
   em System.Xml.XmlLoader.LoadNode(Boolean skipOverWhitespace)
   em System.Xml.XmlLoader.LoadDocSequence(XmlDocument parentDoc)
   em System.Xml.XmlLoader.Load(XmlDocument doc, XmlReader reader, Boolean preserveWhitespace)
   em System.Xml.XmlDocument.Load(XmlReader reader)
   em System.Xml.XmlDocument.LoadXml(String xml)
   em WikiFunctions.Parse.SiteMatrix.LoadFromNetwork()
   em WikiFunctions.Parse.SiteMatrix..cctor()
    • OS**: Microsoft Windows NT 6.0.6002 Service Pack 2
    • version**: AutoWikiBrowser (6.1.0.1), WikiFunctions (6.1.0.1), revision 12353 (2019-09-17 21:16:42)
    • net**: 4.0.30319.34209
    • duplicate**:
    • site**: https://en.wikipedia.org

--JotaCartas (discussão) 06h30min de 11 de dezembro de 2019 (UTC)[responder]

Estava com o mesmo erro, mas actualizando directamente no sourceforge resolveu. O Updater não estava a detectar nenhuma actualização. GoEThe (discussão) 15h04min de 12 de dezembro de 2019 (UTC)[responder]
@JotaCartas: Resolveu o problema baixando a nova versão? Vanthorn® 04h01min de 13 de dezembro de 2019 (UTC)[responder]
@Vanthorn:, o meu PC bloqueou de vez, vou mudar para windows10, depois logo verei se funciona--JotaCartas (discussão) 06h54min de 13 de dezembro de 2019 (UTC)[responder]
Também estou com o mesmo problema. @Pórokhov: também teve, conseguiu resolver? Vanthorn® 18h58min de 13 de dezembro de 2019 (UTC)[responder]
@Vanthorn: Olá, eu não estou usando o AWB atualmente mas acredito que esse defeito possa ser resolvido através de atualização. —Pórokhov Порох 21h17min de 13 de dezembro de 2019 (UTC)[responder]