Xelim somalilandês

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Cambistas de dinheiro com maços de xelins em mesas.

O xelim somalilandês (em Somali: Soomaaliland shilin) é a moeda oficial da Somalilândia, uma república autoproclamada internacionalmente reconhecida como uma região autônoma da Somália.[1][2] Várias outras moedas também são chamadas de xelim.

O xelim da Somalilândia foi introduzido em 18 de outubro de 1994, a uma taxa de um novo xelim da Somalilândia para 100 xelins somalis. O xelim somali deixou de ser aceito como moeda legal na Somalilândia em 31 de janeiro de 1995. Embora as autoridades da Somalilândia tenham proibido o uso do xelim somali, a moeda oficial da Somália ainda é usada por muitas aldeias fronteiriças [4].

Moedas[editar | editar código-fonte]

Nominalmente, um xelim da Somalilândia é dividido em 100 centavos, mas as moedas denominadas em centavos nunca foram emitidas, provavelmente devido ao baixo valor de um xelim. A moeda com o valor mais baixo é a moeda de um xelim, cunhada pela primeira vez em 1994 no Pobjoy Mint, na Inglaterra e, portanto, ostentando o PM mintmark. Em 2002, foram emitidas 2 e 5 moedas de xelim, com representações do explorador Sir Richard Burton e de um galo, respectivamente. Outras moedas que foram emitidas em algum momento são a moeda de 10 xelim (representando um macaco), a moeda de 20 xelins (representando um cão) e uma moeda de prata de 1.000 xelins (também representando Sir Richard Burton). O verso da moeda de 1.000 xelins contém um erro interessante: em vez de representar o brasão de armas da Somalilândia, representa o brasão da Somália.

Moedas da Somalilândia não estão atualmente sendo cunhadas ou circuladas.

Há nominalmente 100 centavos em um xelim da Somalilândia. O 1 / - moeda foi atingido no Pobjoy Mint, na Inglaterra. As moedas 1 / - e 5 / - são compostas por alumínio. A moeda de 10 / - é composta de latão, a moeda de 20 / - é composta de aço inoxidável, ea moeda de 1000 / - é composta de 0,999 de prata fina.

1 Xelim (1994)[editar | editar código-fonte]

Esta foi a primeira moeda emitida pelo governo da Somalilândia. A moeda retrata um pombo somali (Columba oliviae). O anverso da moeda é inscrito 'REPÚBLICA DA SOMALÂNDIA 1994'. A marca da casa da moeda PM (Pobjoy Mint) está localizada perto das penas da cauda da ave. O reverso da moeda é inscrito 'BAANKA SOMALILAND' e '.ONE SOMALILAND SHILLING'. O símbolo '1 / -' está no centro.

5 xelins (2002)[editar | editar código-fonte]

Havia duas moedas desta denominação, ambas emitidas em 2002. A primeira moeda tem um retrato de Sir Richard Francis Burton, e a segunda moeda representa um galo.

As especificações da primeira moeda são as seguintes:

O anverso da moeda está inscrito "RICHARD F. BURTON EXPLORATION OF SOMALILAND". As datas "1841 1904" estão à esquerda do retrato e "2002" está à direita do retrato. O reverso da moeda é inscrito "BAANKA SOMALILAND" e ".FIVE SOMALILAND SHILLINGS". O símbolo "5 / -" está no centro.

As especificações da segunda moeda são as seguintes:

O anverso desta moeda é inscrito "REPÚBLICA DA SOMALÂNDIA 2002". O principal desenho anverso representa um galo. O reverso da segunda moeda é o mesmo da primeira moeda.

10 xelins (2002)[editar | editar código-fonte]

É a terceira denominação mais baixa do xelim. Tem um macaco na frente.

20 xelins (2002)[editar | editar código-fonte]

O anverso desta moeda representa um Greyhound. Está inscrito 'REPÚBLICA DA SOMALÂNDIA 2002'. O reverso desta moeda é inscrito 'BAANKA SOMALILAND' e '. TWO SOMALILAND SHILLINGS'. O símbolo '20 / - 'está no centro.

1.000 xelins (2002)[editar | editar código-fonte]

O anverso desta moeda representa um retrato de Sir Richard Burton como na moeda 5 / -. No entanto, o reverso retrata o brasão de armas da Somália, em vez do brasão de armas da Somalilândia. Moeda de 1.000 xelins

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. The Transitional Federal Charter of the Somali Republic: "The Somali Republic shall have the following boundaries. (a) North; Gulf of Aden. (b) North West; Djibouti. (c) West; Ethiopia. (d) South south-west; Kenya. (e) East; Indian Ocean."
  2. CIA - The World Factbook - Somalia

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre numismática é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.