Franco do Jibuti

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Franco guineense - nota

O franco do Jibuti, de nome oficial, ou franco jibutiano (árabe: فرنك; código ISO 4217: DJF) é a moeda do Jibuti.

Franco do Djibuti. Até 1949, Djibouti pertencia a " Zone Franc des Colonies Françaises d’Afrique ", que foi alinhado com o franco Francês. Mas a saída da segunda guerra, 1945-1949, o franco francês desvalorizou de forma constante e ganhou sua paridade das colônias franco. Neste contexto, a reforma monetária ampla foi realizada na área denominada Somalilândia Francesa (CFS), em março de 1949. O objetivo da reforma monetária foi, em primeiro lugar, para fornecer o Território, com uma taxa de câmbio que conheceu a sua especificidade geográfica e promover o surgimento local de um centro financeiro regional estável, que pode ser especialmente para o profundamente enraizado na sub-região (Iémen, Sudão e Somália) e, por outro, para se proteger contra a deterioração da situação na Indochina interesses econômicos britânicos. Naquela época, duas moedas de referência utilizadas para as operações no Mar Vermelho e da Península Arábica: a Libra Esterlina e os EUA através do reforço da liderança econômica dos Estados Unidos após Dólar Segunda Guerra Mundial. Mas, dada a rivalidade entre os ingleses e os franceses, o dólar era privilegiado. Outro evento também explica a escolha. Em junho de 1945, a Etiópia, o principal cliente do porto de Djibuti, está reformando sua estrutura monetária, estabelecendo o dólar etíope, que está atrelado ao dólar dos EUA. Assim, dado o afastamento e isolamento da área, para garantir a sustentabilidade do alinhamento do dólar dos EUA, a fim de fornecer aos operadores com prescrições específicas de estabilidade, a área foi equipada com uma tampa moeda exatamente igual à quantidade de moeda em circulação (20 milhões de DJF) para satisfazer qualquer pedido de conversão. A questão está garantida por depósito em dólares colocados em um banco francês: "French americano Banking Corporation", em Nova York. Enquanto isso, o privilégio de o show é dado Tesouro francês. O valor da Franc-Djibouti é EUA $ 1 = 214,392 DJF e a data de 17 de março de 1949, a Somaliland francês deixou de pertencer à Zona Euro.

Entre 1949 - 1973, Franc paridade Djibouti foi alterado apenas duas ocasiões (em 1971 e 1973, data desvalorização do dólar dos EUA): o Djibouti Franc, foi reavaliada. A última igualdade permaneceu inalterada por um quarto de século.

Referências

Le Franc Djibouti: Les Raisons Du Choix Du Currency Board, http://www.banque-centrale.dj/francs/board, Acesso em 21/07/2013.

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.