Símbolo de grau

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de °)
Nota: "°" redirecciona para este artigo. Não deve ser confundido com o indicador ordinal ".º".
°
Símbolo de grau
No Unicode U+00B0 ° DEGREE SIGN (°)
Relacionados
Ver também U+2103 DEGREE CELSIUS
U+2109 DEGREE FAHRENHEIT
Diferente de
Diferente de U+00BA º MASCULINE ORDINAL INDICATOR

O símbolo de grau (°, Unicode: U+00B0, HTML: °) é um simbolo tipográfico, ou glifo, que é utilizado para representar ângulo de arcos ou temperatura.

Temperatura[editar | editar código-fonte]

Graus Celsius e Fahrenheit[editar | editar código-fonte]

Em contraste com a representação de ângulo de arco, no caso de graus de temperatura, duas organizações de normatização científica e engenharia, a (BIPM e U.S. Government Printing Office), prescrevem o uso de indicação de temperatura com o valor numérico da mesma acompanhado de um espaço e o símbolo de grau, como em 10 °C.[1][2] Entretanto, em muitos trabalhos científicos, incluindo aqueles publicados pela University of Chicago Press ou Oxford University Press, o valor da temperatura grau é impresso sem espaçamento entre o número e o símbolo, seja C ou F representando respectivamente Celsius ou Fahrenheit, como em 10°C.[3]

Kelvin[editar | editar código-fonte]

O uso do símbolo de grau para se referir a temperaturas absolutas em kelvins (símbolo: K) foi abolido em 1967 pela 13.ª Conferência Geral de Pesos e Medidas (CGPM). Assim, o ponto de congelamento da água, por exemplo, é atualmente escrito como 273,15 K.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. The International System of Units (PDF) 8th ed. [S.l.]: Bureau International des Poids et Mesures. 2006 
  2. Style Manual (PDF). [S.l.]: United States Government Printing Office. 2000. p. 171. Consultado em 12 de agosto de 2009. Arquivado do original (PDF) em 15 de janeiro de 2009 
  3. Chicago Manual of Style ([ligação inativa]Scholar search) 15th ed. [S.l.: s.n.] 2006  |nome1= sem |sobrenome1= em Authors list (ajuda)