Ў

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
letra cirílica u curta
Cyrillic letter Short U.png
Alfabeto cirílico
А Б В Г Ґ Д Ђ Ѓ Е Ё
Є Ж Ѕ З И І Ї Й Ј К
Л Љ М Н Њ О П Р С Т
Ћ Ќ У Ў Ф Х Ц Ч Џ Ш
Щ Ъ Ы Ь Э Ю Я
Letras não-eslavas
Ӑ Ӓ Ӕ Ҕ Ғ Ә Ӏ Ӂ Җ Ӝ
Ҙ Ӟ Ӡ Ҡ Қ Ӄ Ҟ Ҝ Ң Ӈ
Ҥ Ө Ӧ Ҧ Ҫ Ҷ Ӵ Ҹ Ҽ Ҿ
Ҩ Ҳ Ҭ Ҵ Ӱ Ӳ Ӯ Ү Ұ Һ
Ӹ
Letras arcaicas
Ҁ Ѹ Ѡ Ѿ Ѻ Ѣ ІА Ѥ Ѧ Ѫ
Ѩ Ѭ Ѯ Ѱ Ѳ Ѵ Ѷ

Ў, ў (u curta ou u com braquia) é uma letra do alfabeto cirílico, em sua variante bielorrussa. A letra recebe, em bielorrusso, o nome de у нескладовае (u nieskladovaie, "u não-silábico") ou у кароткае (u karotkaje, "u curto"), porque ao mesmo tempo em que é muito parecido com a vogal (u), não forma sílabas. Seu equivalente no alfabeto latino bielorrusso é ŭ.

Nas palavras nativas do bielorrusso, o ў representa uma consoante fricativa bilabial sonora,1 como em хлеў (AFI: /xlʲeʊ/, "cabana") ou воўк (/vɔʊk/, "lobo"). Um processo semelhante ocorre com o w, na palavra inglesa cow (/kaʊ/, "vaca"). A letra ў não pode vir antes de vogal; quando a gramática o exige, ela é substituída por в /v/ (compare хлеў /xlʲeʊ/ com за хлявом (/za xlʲaˈvom/, "atrás da cabana"). Quando uma palavra que começa com у (/u/) se segue a uma vogal, de tal maneira que um ditongo é formado através da ligação, ela costuma ser - embora não necessariamente - escrita com ў (por exemplo, у хляве (/u xlʲa'vʲe/, "na cabana"), porém увайшлі яны ў хлеў (/uvajʃˈlʲi jaˈnɨ ʊ xlʲeʊ/, "eles entraram na cabana").

A letra ў também é usada para representar a aproximante labiovelar /w/ em empréstimos estrangeiros.

A letra não usada em qualquer outra língua eslava. Entre os idiomas não-eslavos que utilizam alfabetos cirílicos, o ў é utilizado na língua dungana e na língua yupik. Foi utilizado também pelo uzbeque antes da adoção do alfabeto latino em 1992.

Ícone de esboço Este artigo sobre linguística ou um linguista é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


Referências

  1. E.g., per Беларуская мова: Вучэб. дапам. / Э. Д. Блінава, Н. В. Гаўрош, М. Ц. Кавалёва і інш.; Пад рэд. М. С. Яўневіча. — Мн. : Выш. школа, 1991. ISBN 5-339-00539-9.