Ф

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
letra cirílica ef
Alfabeto cirílico
А Б В Г Ґ Д Ђ Ѓ Е Ё
Є Ж Ѕ З И І Ї Й Ј К
Л Љ М Н Њ О П Р С Т
Ћ Ќ У Ў Ф Х Ц Ч Џ Ш
Щ Ъ Ы Ь Э Ю Я
Letras não-eslavas
Ӑ Ӓ Ӕ Ҕ Ғ Ә Ӏ Ӂ Җ Ӝ
Ҙ Ӟ Ӡ Ҡ Қ Ӄ Ҟ Ҝ Ң Ӈ
Ҥ Ө Ӧ Ҧ Ҫ Ҷ Ӵ Ҹ Ҽ Ҿ
Ҩ Ҳ Ҭ Ҵ Ӱ Ӳ Ӯ Ү Ұ Һ
Ӹ
Letras arcaicas
Ҁ Ѹ Ѡ Ѿ Ѻ Ѣ ІА Ѥ Ѧ Ѫ
Ѩ Ѭ Ѯ Ѱ Ѳ Ѵ Ѷ

Ф, ф (Ef) é a vigésima letra do alfabeto cirílico. É derivada diretamente da letra grega Φ (Phi).

Seu som é o fonema consonantal fricativo labiodental surdo /f/.

é a vigésima-segunda letra do alfabeto cirílico. Representa a consoante /f/, a menos que esteja diante de uma vogal palatalizante, quando passa a respresentar /fʲ/.

Foi derivada diretamente da letra grega Φ (phi), e substituiu a antiga letra Ѳ (fita) na versão russa do alfabeto, em uso desde 1918. Ao contrário do phi, no entanto, o ef é transliterado como <f>, e não <ph>.

As línguas eslavas praticamente não têm palavras notivas que contêm /f/; este fonema, que não existe no proto-indo-europeu (PIE), tem suas origens no PIE * (que deu lugar ao /b/ eslavo) no grego e no latim, e do PIE *p (que permaneceu inalterado no ramo eslavo) nas línguas germânicas. A letra ф é, portanto, quase que exclusivamente encontrada em palavras de origem estrangeira (especialmente de origem grega, latina, francesa, alemã, inglês e turcomana). As poucas palavras eslavas com esta letra, são exemplos de onomatopéia (em verbos russos como фукать, фыркать etc.) ou refletem alguma mudança esporádica na pronúncia, como, por exemplo, пв /pv/, no sérvio уфати (do antigo eslavo eclesiástico уповати), e хв /xv/, no búlgaro фаля (do antigo eslavo eclesiástico хвалю), ou х /x/ no topônimo russo Фили (from хилый).

Ver também[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre linguística ou um linguista é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.