Associação Brasileira de Educação a Distância

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A 'Associação Brasileira de Educação a Distância' (ABED) é uma sociedade científica, sem fins lucrativos, voltada para o desenvolvimento da educação aberta, flexível e a distância, fundada em 21 de junho de 1995 por um grupo de educadores interessados em educação a distância e em novas tecnologias de aprendizagem.

Seus objetivos principais são:

  • Estimular a prática e o desenvolvimento de projetos em educação a distância em todas as suas formas;
  • Incentivar a prática da mais alta qualidade de serviços para alunos, professores, instituições e empresas que utilizam a educação a distância;
  • Apoiar a “indústria do conhecimento” do país procurando reduzir as desigualdades causadas pelo isolamento e pela distância dos grandes centros urbanos;
  • Promover o aproveitamento de “mídias” diferentes na realização de educação a distância;
  • Fomentar o espírito de abertura, de criatividade, inovação, de credibilidade e de experimentação na prática da educação a distância.

O escopo principal da ABED inclui instituições, empresas, universidades e pessoas interessadas em discutir e aprofundar conhecimentos em educação a distância.

Com esta finalidade, a ABED organiza congressos, seminários, reuniões científicas e cursos voltados para a sistematização e difusão do saber em EAD.

A ABED é membro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC e filiada a instituições internacionais entre as quais o International Council For Open and Distance Education – ICDE.

A página da ABED na Internet traz a “Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância”, trilingue, dedicada a estudiosos de EAD, textos e trabalhos sobre EAD, calendário de eventos, clipping de notícias dos principais jornais, links relacionados a EAD, e endereços de cursos a distância. Está em constante atualização, tendo sempre como foco os associados e as pessoas que pretendem se envolver com esta área do saber pedagógico.

A ABED é composta pelas seguintes categorias de associados: Sócios Individuais: pessoas físicas interessadas na promoção da educação a distância como instrumento de progresso das sociedades democráticas; Sócios Institucionais: pessoas jurídicas interessadas nos objetivos da ABED; Sócios Honorários: pessoas físicas ou jurídicas de notável saber e que, por isso, são distinguidas pela ABED e Sócios Mantenedores: pessoas jurídicas que colaboram significativamente no intuito de incrementar o trabalho da ABED.

O objetivo maior da Associação é, portanto, o incremento do saber compartilhado em educação a distância e a crença de que, tal modalidade educativa já é uma realidade e um paradigma educacional adequado às grandes mudanças deste milênio.

A sede administrativa da ABED está em São Paulo, mas 27 Pólos instalados em vários estados da União garantem a representação nacional da Associação, permitindo ampla cobertura para suas atividades.

Pólos ABED[editar | editar código-fonte]

Acre, Bahia, Brasília, Campinas (SP), Ceará, Espírito Santo, Goiás, Governador Valadares (MG), Belo Horizonte, Manaus, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Ribeirão Preto (SP); Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Santo André (SP), São Paulo, Sergipe, Santos (SP), Uberaba, Campo Grande, Inglaterra (UK).

Mantenedores da ABED[editar | editar código-fonte]

SENAEDs[editar | editar código-fonte]

Os SENAEDs - Seminários Nacionais ABED de Educação a Distância ocorrem anualmente, no primeiro semestre. Em 2009, o 7º SENAED "Polifonia na Docência e Aprendizagem Online" foi organizado pela primeira vez totalmente online.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]