The Revolution Will Not Be Televised

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Chavez: Inside The Coup
A Revolução Não Será Televisionada (PT/BR)
2003 • cor • 74 min 
Direção Kim Bartleyl
Donnacha O'Briain
Roteiro Rafael Sánchez Ventura
Elenco Hugo Chavez
Pedro Carmona
Jesse Helms
Colin Powell
George Tenet
Género documentário
País  Irlanda
Idioma inglês
Página no IMDb (em inglês)

A Revolução Não Será Televisionada, também conhecido como Chávez: Bastidores do Golpe (Chavez: Inside The Coup), é um documentário irlandês, filmado e dirigido por dois cineastas irlandeses, Kim Bartley e Donnacha O'Briain, a respeito do golpe de estado que, em 2002, depôs o presidente eleito da Venezuela Hugo Chávez. Após dois dias, durante os quais o empresário Pedro Carmona foi declarado chefe de estado, permanecendo no palácio presidencial pelas 48 horas seguintes.

O golpe perdeu força, e Chávez retomou o poder. Esse documentário mostrou como estava a vida dos venezuelanos entre a época que aconteceu o golpe de estado e a recuperação de Hugo Chávez.

O documentário nasceu por obra de uma equipe de TV irlandesa (Rádio Telefís Éirieann) que estava em Caracas, no Palácio de Miraflores, para filmar um documentário sobre Chávez. Ao perceber a agitação política no país, os documentaristas direcionaram seu foco para os acontecimentos que levaram à deposição e ao retorno de Chávez.

Esse documentário ganhou doze importantes prêmios internacionais e foi nomeado para mais quatro[1] .

Políticos oposisionistas ao governo Chávez afirmam que o documentário é parcial e omite fatos que possam ser nocivos à imagem de Chávez e de seu governo; chegaram mesmo a produzir um vídeo, X-Ray of a Lie (Radiografia de uma Mentira), como resposta ao documentário irlandês[2] .

Já seus defensores dizem que a obra seria um retrato fiel dos eventos ocorridos na Venezuela a propósito do golpe. Nick Fraser, editor da Storyville Series na BBC, em seu Commissioner's Comment acerca de "The Revolution Will Not Be Televised" comentou sobre o filme: "O resultado é uma brilhante peça de jornalismo". ..."Veja esse filme e você comprenderá, pela primeira vez na sua vida, o que se entende por "viés da mídia"[3] .

A Revolução Não Será Televisionada já foi transmitido no Brasil pela TV Câmara.

O documentário é regularmente exibido na televisão estatal venezuelana, muitas vezes transmitidos durante "conjunturas políticas controversas".

Ficha técnica[editar | editar código-fonte]

  • Filmado e dirigido por: Kim Bartley e Donnacha O'Briain
  • Produzido por: Power Picture associada à Agencia de Cinema da Irlanda.
  • Edição: Angel H. Zoido
  • Produtor Executivo: Rod Stonemann
  • Produzido por: David Power
  • Duração:74 minutos

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]