The Revolution Will Not Be Televised

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Chavez: Inside The Coup
A Revolução Não Será Televisionada (PT/BR)
 Irlanda
2003 • cor • 74 min 
Direção Kim Bartleyl
Donnacha O'Briain
Roteiro Rafael Sánchez Ventura
Elenco Hugo Chavez
Pedro Carmona
Jesse Helms
Colin Powell
George Tenet
Género documentário
Idioma inglês
Página no IMDb (em inglês)

A Revolução Não Será Televisionada, também conhecido como Chávez: Bastidores do Golpe (Chavez: Inside The Coup), é um documentário irlandês, filmado e dirigido por dois cineastas irlandeses, Kim Bartley e Donnacha O'Briain, a respeito do golpe de estado que, em 2002, depôs o presidente eleito da Venezuela Hugo Chávez. Após dois dias, durante os quais o empresário Pedro Carmona foi declarado chefe de estado, permanecendo no palácio presidencial pelas 48 horas seguintes.

O golpe perdeu força, e Chávez retomou o poder. Esse documentário mostrou como estava a vida dos venezuelanos entre a época que aconteceu o golpe de estado e a recuperação de Hugo Chávez.

O documentário nasceu por obra de uma equipe de TV irlandesa (Rádio Telefís Éirieann) que estava em Caracas, no Palácio de Miraflores, para filmar um documentário sobre Chávez. Ao perceber a agitação política no país, os documentaristas direcionaram seu foco para os acontecimentos que levaram à deposição e ao retorno de Chávez.

Esse documentário ganhou doze importantes prêmios internacionais e foi nomeado para mais quatro[1] .

Políticos oposisionistas ao governo Chávez afirmam que o documentário é parcial e omite fatos que possam ser nocivos à imagem de Chávez e de seu governo; chegaram mesmo a produzir um vídeo, X-Ray of a Lie (Radiografia de uma Mentira), como resposta ao documentário irlandês[2] .

Já seus defensores dizem que a obra seria um retrato fiel dos eventos ocorridos na Venezuela a propósito do golpe. Nick Fraser, editor da Storyville Series na BBC, em seu Commissioner's Comment acerca de "The Revolution Will Not Be Televised" comentou sobre o filme: "O resultado é uma brilhante peça de jornalismo". ..."Veja esse filme e você comprenderá, pela primeira vez na sua vida, o que se entende por "viés da mídia"[3] .

A Revolução Não Será Televisionada já foi transmitido no Brasil pela TV Câmara.

O documentário é regularmente exibido na televisão estatal venezuelana, muitas vezes transmitidos durante "conjunturas políticas controversas".

Ficha técnica[editar | editar código-fonte]

  • Filmado e dirigido por: Kim Bartley e Donnacha O'Briain
  • Produzido por: Power Picture associada à Agencia de Cinema da Irlanda.
  • Edição: Angel H. Zoido
  • Produtor Executivo: Rod Stonemann
  • Produzido por: David Power
  • Duração:74 minutos

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]