Actors Studio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Actors Studio em Manhattan Plaza.

O Actors Studio é uma associação de atores profissionais, diretores de teatro e roteiristas situado em Manhattan, na cidade de Nova Iorque. Fundado em 1947 por Elia Kazan, Cherl Crawford e Robert Lewis, o Studio é conhecido por seu trabalho de ensino e refinamento da arte de representação, conseguido através de uma técnica conhecida como “método”, desenvolvida nos anos 30 pelos artistas ligados ao Group Theater, baseado em leituras particulares das proposições do Konstantin Stanislavski.

O “método”, iniciado na década de 1930 ficou largamente conhecido e respeitado através do trabalho de Lee Strasberg, na direção artística do Actors Studio a partir dos anos 1950, recebendo reconhecimento mundial pela qualidade inovadora de sua técnica, de completa submersão no personagem.

Os estudantes do Actors Studio tem a oportunidade de desenvolver conjuntamente suas competências e habilidades cénicas num ambiente experimental, onde podem correr todos os riscos na criação de seus personagens sem a pressão dos papéis comerciais.

Em 1955 mudou-se para sua atual localização funcionando no prédio da antiga igreja presbiteriana Seventh Associate, construída em 1859.

A escola de atores do Actors Studio[editar | editar código-fonte]

Em setembro de 1994 até maio de 2005, o Studio colaborou com a The New School na organização de seu mestrado em teatro na Actors Studio Drama School (ASDS). Depois de meses de negociação, o presidente da New School, Bob Kerrey, decidiu não renovar o contrato e selecionou Robert LuPone para organizar um novo programa, chamado New School for Drama, terminando dez anos de colaboração com o Studio. Desde 2006 o Actors Studio oferece um programa de três anos Master of Fine Arts (MFA) através da Pace University.[1]

O programa de televisão Inside the Actors Studio foi ao ar a primeira vez em 1994 na rede a cabo Bravo. É apresentado por James Lipton, diretor emérito da Actors Studio Drama School. O programa é formado com entrevistas com atores e artistas de renome internacional, alguns que foram membros do 'Studio. No outono de 2005, em seu décimo segundo ano de apresentação, o programa iniciou a ser gravado no Michael Schimmel Center for the Arts na Pace University em seu campus de Nova York.

Famosos ex-alunos do Actors Studio[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Notas e Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]