Alexei Yagudin

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Alexei Yagudin
Alexei Yagudin, em 2002
Informações pessoais
Modalidade Patinagem artística
Nascimento 18 de março de 1980 (34 anos)
Medalhas
Jogos Olímpicos
Ouro Salt Lake City 2002 Individual masculino
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Alexei Yagudin

Alexei Konstantinovich Yagudin (em russo, Алексей Константинович Ягудин) (Leningrado, actual São Petersburgo, 18 de março de 1980) é um patinador no gelo russo.

Venceu o Campeonato do Mundo de Patinagem no Gelo por quatro vezes das seis vezes que participou, sendo que nas outras duas ficou em segundo e terceiro lugares, e é considerado o melhor patinador no gelo de todos os tempos.

Na sua infância foi treinado por Alexei Mishin e, em 1998, passou a ser treinado por Tatiana Tarasova, também russa, com quem ganhou grande parte dos seus títulos.

Alexei Yagudin teve o seu momento máximo em 2002, quando foi o primeiro patinador do mundo a ganhar todas as competições do grande Trio (Triple Crown ou Grand Slam), correspondente ao Grand Slam do ténis: o Campeonato do Mundo de Patinagem em Gelo, o Campeonato Europeu de Patinagem em Gelo e o Grand Prix. No mesmo ano foi campeão olímpico, em Salt Lake City, nos Estados Unidos da América, como representante da Rússia.

Em 2003 teve uma retirada forçada devido a uma complicação congénita na anca. Apresentou-se na formação Estrelas no Gelo até 2007.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]