Alter do Chão (Santarém)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Alter do Chão
—  Distrito  —
Praia de Alter do Chão
Praia de Alter do Chão
Estado Pará
Município Santarém

Alter do Chão é um dos distritos administrativos do município de Santarém, no estado do Pará. Localizado na margem direita do Rio Tapajós, dista do centro da cidade cerca de 37 quilômetros através da rodovia Everaldo Martins (PA-457). É o principal ponto turístico de Santarém, pois abriga a mais bonita praia de água doce do mundo segundo o jornal inglês The Guardian, ficando conhecida popularmente como Caribe Brasileiro.[1]

História[editar | editar código-fonte]

Caiaques na praia

Fundada no dia 6 de março de 1626, pelo português Pedro Teixeira, foi elevada a categoria de vila por Francisco Xavier de Mendonça Furtado, governador da capitania do Grão-Pará, durante o Brasil Colônia, no dia 6 de março de 1758.

Alter do Chão, durante os séculos XVII e XVIII, recebeu diversas missões religiosas, comandadas pelos jesuítas da ordem franciscana. O culto de Nossa Senhora dos Remédios foi instituído. Tornou-se esta a santa padroeira local.

Até o século XVIII, a vila era habitada majoritariamente por comunidades indígenas Boraris. Ainda se tem vestígios dos nativos devido a existência de diversos locais com grande quantidade de pedaços de barros e frequentemente são encontrados peças na forma de cabeça de urubu, círculos com furo no meio, cachimbos, entre outros além de machados com pedra polida.[2]

No início do século XX, Alter do Chão era uma das rotas de transporte do látex extraído das seringueiras de Belterra e Fordlândia. Foi um período curto de desenvolvimento para a vila. Mas a partir da década de 1950, ocorreu a decadência do extrativismo amazônico e a vila foi atingida pelo deficit econômico. Desde a década de 1990 até os dias de hoje, o atual distrito aposta no turismo para evoluir economicamente, no qual obteve bons resultados.

Etimologia[editar | editar código-fonte]

A origem do nome é uma homenagem à cidade portuguesa de Alter do Chão.

Praias em Alter do Chão[editar | editar código-fonte]

Nas margens do rio Tapajós e do Lago Verde, em Alter do Chão, existem diversas praias. A mais famosa delas é a praia de mesmo nome do distrito, localizada em uma península com terrenos solo arenosos e inundáveis. Existem também praias menores, como Cajueiro, na orla do distrito.[3]

Alter do Chão também é a porta de entrada para outros balneários, como, por exemplo Pindobal e Porto Novo, em Belterra, e Ponta de Pedras, em Santarém.

Festa do Sairé[editar | editar código-fonte]

O festival folclórico conhecido como Festa do Sairé é o mais importante do município de Santarém. Durante o período de festejos, ocorre o sincretismo entre rituais religiosos, ligados ao catolicismo, e profanos, este último de origem indígena e enraizado entre os atuais habitantes. Lendas regionais, como a do boto amazônico, também são representadas.

Referências

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Alter do Chão (Santarém)