Ana da Borgonha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde março de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Anne, Duchess of Bedford (detail) - British Library Add MS 18850 f257v cropped.jpg

Ana de Valois (1404 - 14 de novembro de 1432), nascida em Arras, era filha de João, duque da Borgonha, e de Margarida da Baviera.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Casou-se, em 14 de junho de 1423, na Catedral de Troyes, com João, duque de Bedford, filho do rei Henrique IV da Inglaterra, como sinal de reaproximação entre o Duque da Borgonha (então personificado por Filipe III) e o Reino da Inglaterra. Ana faleceu nove anos depois, durante um parto mal-sucedido, no Hotel da Borgonha, em Paris, cuja criança veio também a falecer pouco depois. Depois da morte de sua irmã, de quem era muito próximo, Filipe rompeu com Bedford, deixando o então regente da França sem aliados.

Seu corpo foi sepultado primeiramente na igreja dos celestinos em Paris, e depois transferido para a Cartuxa de Champnol, em Dijon.

Referências[editar | editar código-fonte]