Biblioteca Britânica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Biblioteca Britânica
Logo
Entrada principal da Biblioteca.
País  Reino Unido
Estabelecida 1973
Localização Euston Road, Londres
Coordenadas 51°31'46"N 0°7'37"W
Acervo
Tamanho 150.000.000 de itens
Depósito legal Sim
(Ato do Parlamento de 1911)
Acesso e uso
População servida Aberta ao público
Outras informações
Orçamento £100.000.000[1]
Diretor Dame Lynne Brindley
Website www.bl.uk

A Biblioteca Britânica (em inglês British Library)[2] é a Biblioteca Nacional do Reino Unido, uma das maiores do mundo. Atualmente, o seu acervo possui aproximadamente 150 milhões de itens e a cada ano incorporam-se à coleção cerca de três milhões de itens novos.[3]

A Biblioteca Britânica contém, além de livros, mapas, jornais, partituras, patentes, manuscritos, selos, dentre outros materiais. Todos estão dispostos sobre 625 km de prateleiras que crescem 12 km a cada ano. O espaço para a leitura possui capacidade para mil e duzentos leitores.

A biblioteca disponibiliza informações para estudantes, pesquisadores de ciências específicas e para executivos no Reino Unido e ao redor do mundo. A cada ano, seis milhões de buscas são geradas pelo seu catálogo online e mais de 100 milhões de itens são fornecidos aos leitores de todo o mundo.

Entre as coleções especiais da Biblioteca Britânica, constam o caderno de anotações de Leonardo da Vinci, material de 300 a.C. aos jornais atuais, a Carta Magna, a gravação do discurso experimental de Nelson Mandela, cerca de 50 milhões de patentes, 310 mil volumes de manuscritos, de Jane Austen a James Joyce, de Händel aos Beatles, mais de 260 mil títulos de jornais e mais de quatro milhões de mapas.

Referências

  1. [1]
  2. Reitz, Joan M.. Dictionary for Library and Information Science (em inglês). [S.l.]: Libraries Unlimited, 2004. p. 103. ISBN 978-1-59158-075-1
  3. Biblioteca Britânica. Collection Development Policy (em inglês). [S.l.]: British Library. Página visitada em 20 de novembro de 2012.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma biblioteca é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Biblioteca Britânica