Associação ILGA Portugal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A Associação ILGA Portugal - Intervenção Lésbica, Gay, Bissexual e Transgénero é uma associação de solidariedade social, sob a forma de IPSS, com estatuto de utilidade pública, que luta pela melhoria da qualidade de vida, integração e interacção da população lésbica, gay, bissexual e transgénero na sociedade em geral.

História[editar | editar código-fonte]

A Associação ILGA Portugal foi fundada em Maio de 1995, e adquiriu personalidade jurídica em Abril de 1996, tendo desde Novembro de 1997 a sua sede no Centro LGBT, em Lisboa (zona do Martim Moniz).

A associação possui vários grupos de interesse, incluindo o Grupo de Intervenção e Reflexão sobre Lesbianismo (GIRL), o Grupo Famílias Arco-íris ou o Grupo de Reflexão e Intervenção sobre Transexualidade (GRIT).

É considerada uma das principais estruturas reivindicativas na sua área em Portugal e desde 2008, tem assento no conselho consultivo da "Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género" (dependente da presidência do Conselho de Ministros).

Entre os seus principais projectos em curso destacam-se a dinamização do Centro LGBT, o Arraial Pride, e os Prémio Arco-íris.

É uma das organizadoras da Marcha do Orgulho que decorre anualmente em Lisboa. E a organizadora do Arraial Pride na mesma cidade.

Esta associação é membro da International Lesbian and Gay Association (ILGA) e representante de Portugal na EU Network da ILGA-Europe, com as quais mantém relações estreitas.

Centro LGBT[editar | editar código-fonte]

O Centro LGBT é a sede da Associação ILGA Portugal, da rede ex aequo e do Clube Safo. Este espaço está situado em Lisboa, na Rua de São Lázaro 88 (ao Martim Moniz), num espaço alugado à Câmara Municipal de Lisboa.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]