Atanarico

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde abril de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Atanarico1 (em latim: Athanaricus; m. 381) foi rei de diversos ramos dos tervíngios por pelo menos duas décadas no século IV.

Provável rival de Fritigerno, outro líder guerreiro tervíngio, Atanarico teve sua primeira aparição registrada na história em 369, quando se envolveu numa batalha com o imperador romano oriental Valente, e acabou por negociar um acordo de paz favorável a seu povo.

Durante seu reinado os tervíngios se dividiram por questões religiosas. Muitos haviam se convertido ao cristianismo ariano durante os séculos III e IV, porém Atanarico continuou a praticar a antiga religião pagã germânica. Fritigerno, seu principal rival, era ariano e tinha o apoio de Valente, que partilhava suas crenças religiosas.

Em 376, Valente permitiu aos seguidores de Fritigerno cruzarem o Danúbio para se instalarem em solo romano com finalidade de frear os hunos, que haviam vencido recentemente os ostrogodos e estavam pressionando os visigodos para que abandonassem a Dácia. Os seguidores de Atanarico foram abandonados a sua sorte, porém muitos conseguiram cruzar o rio por seus próprios meios.

Depois da segunda grande vitória frente aos romanos na Batalha de Adrianópolis em 378, Fritigerno liderou a maioria dos visigodos, porém morreu um ano mais tarde. Atanarico se converteu em rei de a nação visigoda.

Atanarico foi o primeiro rei estrangeiro que visitou Constantinopla, pouco antes de morrer em 381. Negociou um tratado com o novo imperador, Teodósio I, que converteu os visigodos em foederati, oficialmente aliados de Roma, no qual lhes permitiu estabelecer-se no território romano. Embora Atanarico tenha morrido poucas semanas depois, o tratado foi respeitado até a morte de Teodósio I em 395.

Referências

  1. Forma latinizada, provavelmente do gótico Aþanareiks (de Athni, "ano", e Reiks, "rei").


Precedido por
Fritigerno
Reis dos visigodos
381
Sucedido por
Alarico I