Augusta Reuss-Ebersdorf

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Augusta Reuss-Ebersdorf
Duquesa de Saxe-Coburgo-Saalfeld
Condessa Reuss-Ebersdorf
Augusta Reuss-Ebersdorf
Duquesa de Saxe-Coburgo-Saalfeld
Período 8 de Setembro de 1800 - 9 de Dezembro de 1806
Antecessor(a) Sofia de Saxe-Hildburghausen
Sucessor(a) Luísa de Saxe-Gota-Altemburgo
 
Nascimento 19 de janeiro de 1757
  Saalburg-Ebersdorf, Sacro Império Romano-Germânico
Morte 16 de novembro de 1831 (74 anos)
  Coburgo, Confederação do Reno
Sepultado em Mausoléu Coburger Hofgarten, Coburgo
Cônjuge Francisco de Saxe-Coburgo-Saalfeld
Descendência Sofia de Saxe-Coburgo-Saalfeld
Antonieta de Saxe-Coburgo-Saalfeld
Juliana de Saxe-Coburgo-Saalfeld
Filho natimorto
Ernesto I de Saxe-Coburgo-Gota
Fernando de Saxe-Coburgo-Gota
Vitória de Saxe-Coburgo-Saalfeld
Mariana Carlota de Saxe-Coburgo-Saalfeld
Leopoldo I da Bélgica
Francisco Maximiliano de Saxe-Coburgo-Gota
Pai Henrique XXIV, Conde de Reuss-Ebersdorf
Mãe Carolina de Erbach-Schönberg

Augusta Carolina Sofia, Condessa de Reuss de Ebersdorf [1] (em alemão: Gräfin Reuß zu Ebersdorf) (Ebersdorf, 19 de janeiro de 1757Coburgo, 16 de novembro de 1831), foi condessa (e mais tarde princesa) de Reuss-Ebersdorf e duquesa de Saxe-Coburgo-Saalfeld pelo casamento. Era avó materna da rainha Vitória do Reino Unido e avó paterna do príncipe Alberto de Saxe-Coburgo-Gota.

Biografia

Augusta era a filha mais velha do conde Henrique XXIV de Reuss-Ebersdorf e da condessa Carolina Ernestina de Erbach-Schönberg. Profundamente religiosa, Augusta foi uma das mulheres mais bonitas de sua época, algo que pode ser constatado na pintura Artemísia, de Johann Heinrich Tischbein, que retrata a condessa aos dezoito anos de idade. O retrato, encomenda de Henrique XXIV, despertou o interesse de diversos candidatos a casamento.

Os membros da Casa de Reuss tornaram-se príncipes, em 9 de abril de 1806, e todos os membros sobreviventes da linhagem Ebersdorf-Lobenstein (incluindo Augusta) usaram o título Príncipe/Princesa Reuss de Ebersdorf.

Augusta foi a avó de notáveis monarcas, tais como a rainha Vitória do Reino Unido, o príncipe consorte Alberto (marido e primo de Vitória), Fernando II (rei consorte de Portugal), a imperatriz Carlota do México e o irmão dessa, Leopoldo II da Bélgica.

Casamento e filhos

Em 13 de junho de 1777, em Ebersdorf, Augusta desposou Francisco Frederico Antônio, duque de Saxe-Coburgo-Saalfeld. O casal teve dez filhos, dos quais alguns tiveram papéis importantes na história da Europa:

  1. Sofia de Saxe-Coburgo-Saalfeld (19 de Agosto de 1778 - 8 de Julho de 1835), casada em 1804 com o conde Emmanuel von Mensdorff-Pouilly, com descendência.
  2. Antonieta de Saxe-Coburgo-Saalfeld (28 de Agosto de 1779 - 14 de Março de 1824), casada em 1798 com o duque Alexandre de Württemberg, com descendência.
  3. Juliana de Saxe-Coburgo-Saalfeld (23 de Setembro de 1781 - 15 de Agosto de 1860), casada em 1796 com o grão-duque Constantino Pavlovich, filho do czar Paulo I da Rússia. Com o casamento e consequente conversão à Igreja Ortodoxa Russa, Juliana passou a se chamar Ana Feodorovna. O casal não teve descendentes e se divorciou em 1820.
  4. Filho natimorto (1782)
  5. Ernesto I de Saxe-Coburgo-Gota (2 de Janeiro de 1784 - 29 de Janeiro de 1844), duque de Saxe-Coburgo-Saalfeld (como Ernesto III) entre 1806 e 1826 e duque de Saxe-Coburgo-Gota (como Ernesto I) entre 1826 e 1844. Casou-se em primeiras núpcias, em 1817, com a princesa Luísa de Saxe-Gota-Altemburgo e, em segundas núpcias, em 1832, com a princesa Maria de Württemberg. Foi o pai de Alberto de Saxe-Coburgo-Gota, príncipe consorte do Reino Unido.
  6. Fernando de Saxe-Coburgo-Gota (28 de Março de 1785 - 27 de Agosto de 1851), príncipe de Koháry pelo seu casamento, em 1815, com a princesa Maria Antônia de Koháry. Foi pai do rei-consorte Fernando II de Portugal e da Duquesa de Nemours e avô do czar Fernando I da Bulgária.
  7. Vitória de Saxe-Coburgo-Saalfeld (17 de Agosto de 1786 - 16 de Março de 1861), casada em primeiras núpcias, em 1803, com o príncipe Carlos III de Leiningen e, em segundas núpcias, em 1818, com o príncipe Eduardo do Reino Unido, Duque de Kent, filho do rei Jorge III do Reino Unido. Foi mãe da rainha Vitória I do Reino Unido.
  8. Mariana Carlota de Saxe-Coburgo-Saalfeld (7 de Agosto de 1788- 23 de Agosto de 1794), morreu aos seis anos de idade.
  9. Leopoldo I da Bélgica (16 de Dezembro de 1790 - 10 de Dezembro de 1865), rei da Bélgica (como Leopoldo I). Casou-se em primeiras núpcias, em 1816, com a princesa Carlota Augusta de Gales (filha do rei Jorge IV do Reino Unido), em segundas núpcias, em 1829, com a atriz alemã Carolina Bauer e, em terceiras núpcias, com a princesa Luísa Maria d'Orleães. Foi pai do rei Leopoldo II da Bélgica e da imperatriz Carlota do México.
  10. Maximiliano de Saxe-Coburgo-Saalfeld (12 de Dezembro de 1792 - 3 de Janeiro de 1793)

Morte

Augusta morreu em novembro de 1831, aos setenta e quatro anos, apenas cinco meses depois da eleição de seu filho Leopoldo como rei dos belgas. Foi sepultada ao lado de seu marido no Coburger Hofgarten, num mausoléu construído por seu filho Ernesto I em 1817, em Coburgo.

O Museu de História Natural de Coburgo mantém, desde 2006, um espaço dedicado a ela, o Herzogin-Auguste-Saal.

Genealogia

Os antepassados de Augusta Reuss-Ebersdorf em três gerações[2]
Augusta Reuss-Ebersdorf Pai:
Henrique XXIV, Conde de Reuss-Ebersdorf
Avô paterno:
Henrique XXIX de Reuss-Ebersdorf
Bisavô paterno:
Henrique X de Reuss-Ebersdorf
Bisavó paterna:
Edmunda Benigna de Solms-Laubach
Avó paterna:
Sofia Teodora de Castell-Castell
Bisavô paterno:
Wolfgang de Castell-Castell
Bisavó paterna:
Doroteia Renata de Zinzendorf-Pottendorf
Mãe:
Carolina de Erbach-Schönberg
Avô materno:
Jorge Augusto de Erbach-Schönberg
Bisavô materno:
Jorge Alberto II de Erbach-Schönberg
Bisavó materna:
Ana Doroteia de Hohenlohe-Waldenburg
Avó materna:
Fernandina Henriqueta de Stolberg-Gedern
Bisavô materno:
Luís Cristiano de Stolberg-Gedern
Bisavó materna:
Cristina de Mecklenburg-Güstrow

Referências

  1. Resenha das famílias titulares do reino
  2. The Peerage, consultado a 4 de Março de 2013
Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Augusta Reuss-Ebersdorf

Bibliografia

  • Bachmann, G.: Natur und Kunst in den Reisetagebüchern der Herzogin Auguste Caroline Sophie von Sachsen-Coburg-Saalfeld , palestra proferida em homenagem ao 175º aniversário de morte de Augusta de Reuss-Ebersdorf, Museu de História Natural de Coburgo, Coburgo, 2006.
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.