Aymaro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Aymaro ou João Aimaro de Aurillac[1] (com o nome Inglês de John Aymar d'Aurillac, o nome Francês de Jean Aymar d'Aurillac e o nome latino de Ioannes Aymarus de Aureliaco[1]) foi um frade menor de nacionalidade inglesa.

Biografia[editar | editar código-fonte]

D. Frei Aymaro foi confessor da Rainha D. Filipa, e primeiro Bispo de Ceuta, após a conquista da cidade em 1415.

Após a conquista da cidade de Ceuta, querendo D. João I sublimá-la com Sé Catedral, comunicou el-rei a sua intenção ao Papa Martinho V que, por suas bulas, deu faculdade aos Arcebispos D. Fernando, de Braga, e D. Pedro, de Lisboa, para a intitularem cidade e lhe designarem Diocese própria. Sagrou-se assim em 1421 a mesquita em Catedral, sendo seu primeiro bispo D. Frei Aymaro, então titular de Marrocos, nomeando-se-lhe em território todo o Reino de Fez, e lugares mais propínquos além do Estreito de Gibraltar.[2] Faleceu em 1443.

Referências

  1. a b Monumenta Henricina. II. Coimbra: Comissão Executiva das Comemorações do V Centenário do Infante D. Henrique. 1960. p. 58. 
  2. Cardoso 1652, p. 30, 31.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Episcopado (bispos, arcebispos, cardeais) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.