Bacillus anthracis

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaBacillus anthracis
Bacillus anthracis.png

Classificação científica
Reino: Monera
Filo: Firmicutes
Classe: Bacilli
Ordem: Bacillales
Família: Bacillaceae
Género: Bacillus
Espécie: B. anthracis
Nome binomial
Bacillus anthracis
( Cohn, 1872)

Bacillus anthracis é uma bactéria do gênero Bacillus que causa a doença denominada carbúnculo. Esta foi a primeira bactéria a que foi associada uma doença, em 1877 por Robert Koch. O nome específico anthracis advém da palavra grega anthrax (ἄνθραξ), que significa carvão, fazendo referência às lesões da pele que provoca (a pele fica escura).

Como outras espécies de bacilos, B. anthracis tem forma de bastonete e é Gram positiva. Cada célula tem entre 1-6 micrómetro de comprimento. A bactéria produz endósporos que repousam no solo e podem permanecer décadas no estado dormente. Quando ingerida por um herbívoro, começa a sua multiplicação dentro deste, acabando eventualmente por lhe provocar a morte. De seguida alimenta-se da carcaça do animal. Quando esta se acaba, produzem novos endósporos.

B. anthracis tem cerca de 89 estirpes conhecidas, algumas das quais são virulentas. Os seus esporos poderão ser utilizados como armas biológicas, pois a sua inalação é fatal. Outras estirpes são completamente inócuas. As estirpes diferem na presença e actividade de vários genes, determinando a sua virulência e a produção de antigénios e toxinas. Como factores de virulência, "B.anthracis" possui uma cápsula, factor letal (codificado pelo gene lef), factor de edema (codificado pelo gene cya) e o antigénio protector (codificado pelo gene pag).

Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Bacillus anthracis