Banco Central da República Argentina

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Banco Central da República Argentina
Banco Central da República Argentina
Banco Central da República Argentina
Fundação 28 de maio de 1935
Sede Reconquista 266,  Argentina,  Argentina
Presidente Santiago Bausili[1] (10 de Dezembro de 2023)
Website oficial www.bcra.gov.ar

O Banco Central da Argentina ( BCRA ) é o órgão do sistema financeiro da Argentina, encarregado da política monetária do país. Foi criado em 1935, sob o governo de Agustín Pedro Justo, através das leis 12.155 a 12.160, promulgadas em 28 de maio. O Banco Central entrou em operação em 6 de junho daquele ano como uma entidade mista, cujo capital era composto igualmente pelo Governo Nacional, e a outra metade por bancos nacionais e estrangeiros estabelecidos no país. Ele foi nacionalizada 25 em março de 1946 por um decreto assinado pelo presidente Edelmiro Farrell.

A Carta Orgânica que rege o Banco Central da República Argentina (Lei 24.144) define em seu artigo 1º o banco central como uma entidade autônoma do Estado nacional.

No artigo 3, enumera os objetivos desta Instituição: “O banco visa promover, na extensão de seus poderes e dentro do quadro das políticas estabelecidas pelo governo nacional, estabilidade monetária, estabilidade financeira, emprego e desenvolvimento econômico com equidade social.”

A estabilidade monetária é o objetivo principal do Banco Central. O foco central desta instituição é fortalecer nossa moeda, alcançando inflação de acordo com parâmetros internacionais. Por sua vez, a estabilidade financeira será a maneira pela qual o Banco Central poderá contribuir para o objetivo final de sua missão.

Referências