Bat (deusa)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Bat
Nascimento Paleolítico

Bat era uma deusa vaca na mitologia egípcia retratada como uma face humana com orelhas de vaca e chifres. Na época do Império Médio, sua identidade e os atributos foram incluídos no âmbito da deusa Hathor.

A adoração de Bat data dos tempos mais remotos e pode ter suas origens na tarde Paleolítico criação de gado. Bat era a deusa-chefe da Seshesh, também conhecido como Hu ou Parva Diospolis, o sétimo nomo do Alto Egito.

Bat epíteto pode estar ligada à palavra ba com 't do feminino sufixo. Ba significa algo como a personalidade ou emanação e muitas vezes é traduzida como "alma". A palavra também pode ser lido como "poder" ou "deus". Bat tornou-se fortemente associado com o sistro e o centro do seu culto, era conhecida como a "Mansão do sistro.

O sistro é um instrumento musical, cuja forma é muito semelhante ao do ankh. Este instrumento é representado com a cabeça e o pescoço como a alça e a base, com chocalhos colocado entre seus chifres. A imagem se repete em cada lado, com duas faces. O sistro era um dos instrumentos mais utilizados em templos sagrados.

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Bat


Ícone de esboço Este artigo sobre Mitologia (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.