Beriev A-60

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
A-60
Avião
Beriev A-60
Beriev A-60 1A2
Descrição
Tipo / Missão Laboratório laser
País de origem  União Soviética
 Rússia
Fabricante Beriev
Ilyushin
Quantidade produzida 2
Desenvolvido de Ilyushin Il-76
Primeiro voo em 19 de agosto de 1981 (42 anos)

O Beriev A-60 é uma aeronave de laboratório laser soviético/russo baseado na aeronave Ilyushin Il-76MD.

Nos anos 1970 um complexo de aviação especial foi estabelecido pelos soviéticos na fábrica de Taganrog para desenvolver uma tecnologia a laser a bordo de uma aeronave para os militares soviéticos.

Em 1977 a Beriev OKB iniciou o projeto de um laboratório em uma aeronave designado '1А'. O propósito era resolver problemas complexos científicos e da engenharia em relação a criação de um laser a bordo e também facilitar a pesquisa na distribuição de feixes nas camadas superiores da atmosfera. O trabalho neste tópico ocorreu em ampla cooperação entre empresas e organizações científicas da União Soviética, mas o principal investidor era a TSKB Almaz, encabeçada por B.V.Bunkin.

Projeto[editar | editar código-fonte]

O Il-76MD foi selecionado como aeronave base para o laboratório. A fim de acomodar o laser, muitas mudanças foram realizadas em relação ao projeto básico do Il-76, que drasticamente mudou a aparência do avião.

  • Na frente, ao invés do cone de nariz convencional, foi equipado com uma torre diretor de feixe orientável para utilização da tecnologia LIDAR (anos depois a Boeing utilizou um conceito similar na plataforma YAL-1).
  • Uma grande e retrátil torre dorsal foi instalada para utilização do laser principal, pois os engenheiros descobriram ser impossível colocar o laser principal no cone de nariz.[1]
  • Duas grandes naceles foram instaladas no canto inferior da fuselagem. Uma alojava os geradores turbo para energizar o laser, e a outra possuía uma APU.
  • As portas traseiras de carga foram removidas, apesar da rampa ter sido retida como elemento estrutural.
  • A posição do artilheiro de cauda foi removida.

O problema de acomodar o laser foi então resolvido e não atrapalhou a aerodinâmica da aeronave. O sistema de laser era de 1 MW, criado por um dos braços do Instituto Kurchatov. Este laser de dióxido de carbono foi desenvolvido para instalação no Il-76.

O laboratório voador '1A' voou pela primeira vez em 19 de Agosto de 1981.

Em 29 de Agosto de 1991, a tripulação comandada pelo piloto de testes V.P. Demyanovski voou o segundo laboratório que recebeu o nome '1А2' СССР-86879. Uma nova versão do sistema de laser foi instalada após resultados dos testes realizados pelo '1А'.

Aparentemente, após estar parado por mais de 15 anos, o projeto foi recentemente (Maio de 2009) reativado, de acordo com testemunhas oculares sobre um A-60 voando nas regiões de Rostov on Don e Taganrog.[2] Está agora estacionado no aeroporto de Taganrog. 47° 11' 53.92" N 38° 51' 46.05" E

A Rússia está desenvolvendo um laser militar (Sokol Eshelon) montado em um A-60, designado 1LK222. O segundo laboratório A-60 pode ser visto nesta referência.[3][4]

Operadores[editar | editar código-fonte]

 União Soviética
 Rússia

Veja também[editar | editar código-fonte]

Desenvolvimento relacionado:

Aeronaves comparáveis:

Referências[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Beriev A-60