Burj Al Arab

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Burj Al Arab
O Burj Al Arab à noite (ao fundo, à esquerda).
O Burj Al Arab à noite (ao fundo, à esquerda).
Dados e estatísticas do Hotel
Localização Dubai, Emirados Árabes Unidos
Nº de Estrelas 7 estrelas
Arquiteto Tom Wright da Atkins
Nº de quartos 202
Website burj-al-arab.com
Rodapé
* Embora oficialmente este hotel tenha uma classificação 5 Estrelas, o Burj Al Arab diz que se trata de um hotel de luxo 5 estrelas, sendo apenas só em publicidade um hotel 7 Estrelas.


Burj Al Arab
Torre das Arábias
Dubai, Emirados Árabes Unidos
Status Completado
Período de construção 1994-1999
Uso Hotel, Restaurante
Altura
Antena 321 m (1,053 ft)
Telhado 210 m (689 ft)
Último andar 200 m (656 ft)
Características
Elevador 18
Área 111,500 m²
Andares 60
Construção
Arquiteto Tom Wright da Atkins Middle East

O Burj Al Arab (em Árabe برج العرب, literalmente Torre das Arábias) é um luxuoso hotel edificado em Dubai, Emirados Árabes Unidos (EAU). O Burj Al Arab é operado pelo Jumeirah Group e foi construído por Said Khalil. Ele foi projetado por Tom Wright da WS Atkins PLC. Com 321 metros (1.053 pés) é a mais alta estrutura exclusivamente usada como hotel.[1] No entanto, a Rose Tower, também em Dubai, já superou a altura do Burj Al Arab, e tirou este título após a sua abertura, em abril de 2008. O Burj Al Arab foi construído sobre uma ilha artificial de 280 metros (919 ft) fora da praia de Jumeirah, e está conectada com a ilha principal por uma ponte curvada particular. É uma estrutura ícone, desenvolvida para simbolizar a transformação urbana em Dubai, e para imitar a vela de um barco.

Construção[editar | editar código-fonte]

A construção do Burj Al Arab tem início em 1994. Localizado no Golfo pérsico, ele foi construído sobre uma ilha artificial de vidro , que levou dois anos para sua formação contendo estrutura de concreto e três níveis no subsolo. Ele foi construído para assemelhar-se com a vela de um dhow, um tipo de barco Árabe. Duas colunas partindo do chão até o topo originaram um "V" formando um imenso "mastro", enquanto que o espaço entre elas foi erguido os andares. O arquiteto Tom Wright disse: "O cliente queria um edifício que se tornasse um ícone ou simbólo declarado de Dubai, que seja espantosamente lindo e semelhante a Ópera de Sydney, ou como a parisiense Torre Eiffel. Ele precisava de ser um edifício que iria tornar-se sinónimo do Nome daquele país".[2]

O arquiteto e consultor de engenharia para o projeto foi Atkins, a maior consultoria multidisciplinar do Reino Unido. O hotel foi construído pelo grupo Sul-Africano de construção Murray & Roberts.[3] A construção do hotel custou $ 650 milhões.[4]

Suas acomodações mais simples possuem aproximadamente 52 m², contendo jacuzzi e sala de estar. Possui suites de dois andares com escadas de mármore, além de duas suítes reais localizadas no 25º andar, com cinema e elevador privativos. O hotel é decorado em ouro dentro e fora dos quartos, além do átrio de entrada.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. "World's Tallest Hotels", Emporis, 2006-06-01. Página visitada em 2006-06-21.
  2. "Dubai's Dream Palace - Burj al-Arab Hotel". Megastructures. Episódio número 70.
  3. "Murray & Roberts", Murray & Roberts, 2006-06-21. Página visitada em 2006-06-21.
  4. "Burj Al Arab", Forbes Traveler, 2006. Página visitada em 2007-01-24.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Burj Al Arab
Ícone de esboço Este artigo sobre arranha-céus é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.