Camp Lazlo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde novembro de 2008).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.


Camp Lazlo
O Acampamento de Lazlo (BR)
Informação geral
Formato Série de desenho animado
Duração Aprox. 22 minutos
Criador(es) Joe Murray
País de origem  Estados Unidos
Idioma original Inglês
Produção
Elenco Carlos Alazraqui
Jeff Bennett
Tom Kenny
Doug Lawrence
Jodi Benson
Jill Talley
Steve Little
Exibição
Emissora de
televisão original
Estados Unidos Cartoon Network
Transmissão original 8 de julho de 2005 -
27 de março de 2008
N.º de temporadas 5
N.º de episódios 61 (lista de episódios)
Cronologia
Programas relacionados A Vida Moderna de Rocko

Camp Lazlo (no Brasil, O Acampamento de Lazlo) é uma série de desenho animado estadunidense que foi produzida e exibida pelo Cartoon Network e criada por Joe Murray, que também criou A Vida Moderna de Rocko.

A série estreou no dia 8 de julho de 2005 nos Estados Unidos, tendo a sua primeira transmissão no Brasil em 4 de novembro do mesmo ano.[1] Ambas são exibidas pelo Cartoon Network, e tiveram o primeiro episódio, Parasitic Pal (no Brasil, Amigo Parasita). Suas produções terminaram em 27 de março de 2008.

O desenho foi o ganhador, em 2006, da melhor série animada para crianças, e a melhor série animada para todas as idades. Lazlo também conseguiu ganhar o melhor personagem criado, que foi anunciado em um festival em Positano, na Itália. Esse foi o segundo ano consecutivo, que uma série original do Cartoon Network foi ganhadora, o primeiro foi Blooregard Q. Kazoo de A Mansão Foster para Amigos Imaginários.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

O desenho conta a história sobre um acampamento chamado, Acampamento Rim, que é conhecido por todo mundo que é velho, com cabanas antigas, com um pier quebrado e sendo o pior acampamento que existe. Seu chefe é um alce chamado Sr. Alce Lumpus, ele é totalmente relaxado, e explora os escoteiros e seu assistente Bananinha, que segue, rigorosamente, todas as regras do Manual dos escoteiros, para que seu chefe não seja dispensado. Mas para o azar de Lumpus, o Comandante Severo, considerado um terror por ele, está sempre vigiando tudo que acontece. Lumpus é apaixonado pela chefe das bandeirantes, a Srta. Jane Dócil, que tenta a impressionar, dando presentes para ela poder-se casar com ele, como flores, apesar dela não ligar muito para isso.

No acampamento existem quatro escoteiros chamados Lazlo, Raj e Rino que vivem em uma cabana nomeada por eles de "Gelatina". Juntos eles são conhecidos como, o "quarteto Gelatina", e aprontam as maiores confusões com os outros escoteiros, principalmente com Eduardo, e o chefe Lumpus. O trio sempre está bolando novos planos, como ajudar seu chefe a conseguir uma namorada, mas tudo sempre termina em desastre. Do outro lado do Lago Vazante, estão as maiores inimigas dos escoteiros, as bandeirantes. Os dois grupos estão sempre envolvidos em desafios, como de sentar em pinhas, e de mergulhar em poças de lama, mas apesar da rivalidade, Lazlo tem até uma amiga bandeirante, a fuinha Patsy.

Personagens[editar | editar código-fonte]

Lazlo[editar | editar código-fonte]

Ele é o líder do Trio Gelatina e é um Macaco-aranha brasileiro. Ele tem muita imaginação e para encarar a rotina do acampamento, dá um jeito de resolver tudo com a criatividade. Está sempre se divertindo com todos do acampamento, apesar de ser considerado uma peste para Eduardo e o chefe Lumpus. Seus melhores amigos são Raj e Rino, que moram na mesma cabana dele. Sua melhor amiga no Acampamento das Bandeirantes é Patsy.

Raj[editar | editar código-fonte]

É um elefante que nasceu na Índia, Raj foi para o Acampamento Rim porquê seus pais achavam que ele precisava ser mais durão. Ele é o 2° escoteiro mais organizado do acampamento, só atrás do Simão, e morre de medo de quase tudo. Apesar de Raj ser medroso ele nunca perde uma só aventura com seus amigos da cabana Gelatina. Ele adora comer marshmallows e contar histórias para os outros escoteiros. Um de seus maiores medos são os insetos, apenas em um episódio demonstra não sentir mais medo.

Rino[editar | editar código-fonte]

Ele é um rinoceronte albino. É o menor de todos e também é um grande gênio. Ele consegue pintar a Mona Lisa em 10 segundos, montar um quebra cabeça em 7 segundos e tocar música muito bem. É um amigo carinhoso e gosta de descobrir como as coisas funcionam. Apesar de parecer não prestar para nada, Rino é na verdade muito inteligente. Ele adora encarar grandes aventuras. Rino fala muito pouco e na maioria das vezes, repete tudo que os outros dizem no final. A fruta que Rino mais gosta é a groselha.

Cenários da série[editar | editar código-fonte]

Acampamento Rim[editar | editar código-fonte]

O Acampamento Rim era, antigamente, um acampamento organizado em que todos os escoteiros seguiam, rigorosamente, todas as suas regras e passavam o seu verão. Seu chefe, o Sr. Alce Lumpus, e seu assitente, Bananinha, eram muito respeitados por todos os escoteiros. Mas com a chegada de Lazlo, que apenas pensava em se divertir, os outros escoteiros seguiram o seu exemplo, e o Acampamento Rim deixou de ser respeitado e passou a ficar velho, com cabanas quebradas e sendo, conhecido, como o pior acampamento que existe.

Apesar de ser sujo e velho, os escoteiros não ligam para isso. O chefe Lumpus não liga para os escoteiros e, na maioria das vezes, sempre os usa para poder conseguir se casar com a chefe das bandeirantes, a Srta. Jane Docil. No Acampamento Rim existe a Cabana Gelatina, Cabana Pinto, Cabana Fava e outras.

Acampamento das Bandeirantes[editar | editar código-fonte]

Ao contrário do Acampamento Rim, o Acampamento das Bandeirantes, que fica do outro lado do Lago Vazante, é muito organizado e conhecido por todos. Sua chefe é a Srta. Jane Docil e sua ajudante é Rubella Mucus, que sempre deixa todas as bandeirantes em boa forma física.

Prickly Pines[editar | editar código-fonte]

Prickly Pines é a cidade mais próximas dos acampamentos, ela é banhada pelo Lago Vazante. Possui uma churrascaria, lojas de ferragens, a estátua do fundador e todo ano ocorre o festival de carros alegóricos. Em alguns episódios da série, Lazlo, Raj e Rino foram tentar vender feijão, para poder mostrar que seu acampamento não é muito velho, em relação ao das bandeirantes.

Lago Vazante[editar | editar código-fonte]

O Lago Vazante é o maior lago da região, não se sabe se tem ligação com outra área fluvial da cidade. Ele banha vários lugares, é bem fundo e possui algumas sanguessugas. Os escoteiros do Acampamento Rim sempre pescam no Lago Vazante, mas nunca conseguiram pegar algum peixe, apenas as bandeirantes.

Episódios[editar | editar código-fonte]

As produções de Lazlo começaram com o primeiro episódio, Parasitic Pal (no Brasil, Amigo Parasita) estreado no dia 8 de Julho de 2005. Tendo o término no dia 27 de Março de 2008 tendo 5 temporadas no total. Também foram produzidos dois especiais e alguns episódios curtos.

Produção[editar | editar código-fonte]

Após o final das produções de A Vida Moderna de Rocko, Joe Murray manteve um caderno de ideias para criar personagens para uma nova série de desenho animado para televisão e também para livros quando ele ainda visitava seu acampamento de verão na sua infância durande 4 a 5 anos. Murray também fazia personagens se inspirando em alguns dos Looney Tunes, como o Pernalonga, e Zé Colmeia da Hanna-Barbera. Joe pretendia criar uma série para a televisão sobre um grupo de escoteiros que não teria nenhum tipo de uma grande tecnologia que era usada na época, apenas teria a natureza.

Linda Simensky, que anteriormente tinha trabalhado com Murray nas produções de A Vida Moderna de Rocko na Nickelodeon, tinha se tranferido para o canal Cartoon Network e convidou Murray para ajudar a criar uma nova série. Após uma felicidade do início, Joe Murray enviou uma sugestão à Simesky para a série se chamar de 3 Bens. Simesky não tinha gostado do título, de forma causou à Joe Murray de mudar o nome para Camp Lazlo. Quando a autorização para poder criar a série foi dada, Murray decidiu trazer Mark O'Hare como o seu co-produtor.

Joe Murray pediu para muitos de seus agentes, que criaram o desenho, Rocko's Modern Life, para que voltassem na crianção de Lazlo, porquê sua equipe já tinha muita experiência em desenhos animados e com seu criador.

Murray também pediu a Tom Kenny que voltasse a usar a sua excelente voz aos personagens de seu novo desenho, pois gostou muito de sua participação em Rocko's Modern Life.

A produção de O Acampamento de Lazlo começaram em 2004 e terminaram em 2007. Sendo exibidas no Cartoon Network entre 2005 e 2008 tendo um total de 61 episódios, sendo deles um filme de uma hora.

Prêmios[editar | editar código-fonte]

Episódio Resultado Ano
Hello Dolly / Over Cooked Beans Nomeado na categoria de "Programas com duração de menos de uma hora" 2006
Where's Lazlo Vencedor na categoria de "Programas de uma hora ou mais" 2007
Lazlo's First Crush Vencedor na categoria de "Progrmas de classes especiais" 2008

Vídeo Game[editar | editar código-fonte]

O desenho possui o vídeo game para o Game Boy Advance da Nintendo chamado, Camp Lazlo: Leaky Lake Games. Foi lançado no dia 6 de Novembro de 2006 nos Estados Unidos e Um para Playstation 2 chamado Camp Lazlo: Cadê o Lazlo.

Elencos de vozes[editar | editar código-fonte]

Personagem Estados Unidos Voz Original Brasil Dublagem Brasileira Portugal Dublagem Portuguesa
Lazlo Carlos Alazraqui Sergio Stern Dublador Indisponível
Raj Jeff Bennett Guilherme Briggs Dublador Indisponível
Rino Carlos Alazraqui Marco Antônio Costa Dublador Indisponível
Chefe Lumpus Tom Kenny Samir Murad Dublador Indisponível
Bananinha Tom Kenny Eduardo Borgerth Dublador Indisponível

Ver também[editar | editar código-fonte]

Notas e referências

  1. Crianças. O Acampamento de Lazlo. Universo Online. Criancas.uol.com.br. Página visitada em 8 de novembro de 2008.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]