Casa das Liberdades

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A Casa das Liberdades (em italiano Casa delle Libertà - CdL) é o nome da coalizão de centro-direita italiano, fundada no fim de 2000 e liderada por Silvio Berlusconi, ex-Presidente do Conselho dos Ministros da Itália (2001-2006).

A coalizão foi constituída por ocasião das eleições legislativas de 2001 para derrotar o governo da Oliveira (L'Ulivo) que havia conquistado o poder no qüinqüênio anterior. Por fim, a formação de Berlusconi derrota a coalizão de centro-esquerda e torna-se o mais longevo governo da história republicana da Itália.

Os partidos fundadores da Casa das Liberdades são:

Em dezembro de 2002, os dois partidos centristas (CCD e CDU) decidem fundir-se (juntamente com a nascente Democracia Europeia que anteriormente não tinha aderido à CdL) em um partido único, a União dos Democratas Cristãos e Democratas de Centro (UDC), tendo como secretário Marco Follini.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre política, partidos políticos ou um político é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.