Chuvaches (povo)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Chuvaches
Чăвашсем
População total

~1,7 milhões

Regiões com população significativa
Línguas
Tchuvache
Religiões
maioria Cristã Ortodoxa
Minoria Vattisen Yaly
Grupos étnicos relacionados
Outros turcomanos.
Diáspora Tchuvache – Distrito Federal de Privoljski (Volga).

O povo Chuvache (em Tchuvache Чăвашсем; em russo: Чуваши) (ouTchuvche) é um grupo de povos étnicos turcomanos nativos de uma área que se estende da região do rio Volga à Sibéria. A maioria vive na Chuvashia e áreas circunvizinhas, embora haja comunidades Tchuvaches por toda a Rússia, bem como em países da antiga União Soviética.

Etimologia[editar | editar código-fonte]

Não uma hipótese universalmente aceita para a origem da palavra Chuvache. Aqui algumas teorias.

Suvar[editar | editar código-fonte]

Alguns defendem que seja uma adaptação “Shaz-Túrquica” o termo da língua Lir-Túrquica, um etnônimo do povo antigo qe seria ancestral dos Chuvaches (Compare-se o Lir-tùrquico huran ao Shaz-Túrquico qazan - caldeirão).

Jăvaš[editar | editar código-fonte]

Outros sugerem que a palavra Chuvache possa ter vindo da palavras turcomana comum a muitas línguas do grupo, jăvaš ("amigável", "pacífico") numa oposição ao “Cheremis” şarmăs ("aguerrido").

Origem[editar | editar código-fonte]

Há rivalidade entre aqueles que estudam as origem dos Chuvaches. Uns acreditam que tenham se originado da miscigenação das tribos túrquicas Suars e Sabirs da Bulgária do Volga a com tribos locais Maris e a população também com povos fino-úgricos da bacia do rio Volga. Outra hipótese diz que os Chuvaches são remanescente de uma etnia anterior aos Búlgaros do Volga, que se miscigenaram aos Citas, com os próprios Búlgaros do Volga e com os Maris .

Subgrupos[editar | editar código-fonte]

Os Chuvashes se dividem em dois grupos maiores: Virjal ou Turi (вирьял, тур) Alto e Baixo ('Anatri -анатри). Esse ultimo se divide ainda em seus próprios sugrupos: Anat jenci (анат енчи; meio baixo) e Hirti (хирти; das estepes).

Língua[editar | editar código-fonte]

Eles falam a língua tchuvache, muitos falam também a língua russa e/ou o Tártaro.[14]

Religião[editar | editar código-fonte]

Os Chuvaches dão grande atenção na presevação de suas crenças tradicionais, seu Deus “Tura”. Para se prevenir das influências da Igreja Ortodoxa e do Islamismo, eles se separaram dos grupos étnicos das vizinhanças, o que levou a muito séculos de endogamia. Parte dos Chuvaches, porém, seguem a crença Cristã Ortodoxa da Igreja Ortodoxa Russa . Há traços ainda de tradições e crenças pré-cristãs, pagãs, nas suas atividades culturais.

História[editar | editar código-fonte]

Os ancestrais túrquicos do povo Chuvache teriam vindo da Sibéria central, onde viviam na bacia do rio Irtysh (entre o rio Tian Shan e as montanhas Altai) pelo menos desde o 3º milênio a.C.[15] No início do 1º século da.C.I, os búlgaros começaram a se mover para oeste através da região Zhetysu e as estepes do atual Cazaquistão, chegando ao norte do Cáucaso por volta dos séculos II a III d.C. ali estabeleceram diversos estados na antiga Bulgária no litoral do mar Negro e no Ducado de Suvar (onde hoje é o Daguestão e fiseram contato com povos iranianos. Há razões que apontam a crença de que os chuvaches foram o centro dos hunos sob o comando de Átila.

A antiga Bulgária se desfez na segunda metade do século VII devidos a diversas invasões Cazares. Parte de sua população fugiu para o norte, para a região dos rios Volga e Kama, onde se estabeleceram com o os Búlgaros do Volga., que depois se tornaram muto poderosos e sua capital foi a quarta maior cidade do mundo.. Pouco depois disso, o Ducado de Suvar foi forçado a se tornar vassalo dos Búlgaros. Cerca de meio século depois, os Suvars tomaram parte nas guerras Khazar-Árabes de 732-737.

Famosos[editar | editar código-fonte]

Aqui se apresentam alguns conhecidos Chuvaches:

Ver também[editar | editar código-fonte]

Notas e referências