Cobra (filme)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Cobra
Cobra (filme)
No Brasil Stallone Cobra[1]
Em Portugal Cobra - O Braço Forte da Lei[2]
 Estados Unidos
1986 •  cor •  89 min 
Género ação
policial
Direção George Pan Cosmatos
Roteiro Sylvester Stallone, sobre novela de Paula Gosling
Elenco Sylvester Stallone
Brigitte Nielsen
Reni Santoni
Brian Thompson
Andrew Robinson
Art LaFleur
Lee Garlington
Distribuição Warner Bros. Pictures
Idioma inglês
Orçamento US$ 25 milhões[3]
Receita US$ 160 milhões[4]

Cobra (Brasil: Stallone Cobra / Portugal: Cobra - O Braço Forte da Lei)[1][2] é um filme produzido nos Estados Unidos em 1986, estrelado por Sylvester Stallone (que também assina o roteiro) e Brigitte Nielsen.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Conhecido pelo apelido de Cobra, Marion Cobretti (Sylvester Stallone) é o policial indicado para todos os serviços considerados de alto risco ou impossíveis, mantendo sempre viva a tradição do Esquadrão Zumbi, "os últimos da lista", especializados em fazer serviços que ninguém mais quer fazer. Quando um assassino começa a cometer crimes na cidade, Cobra é chamado para detê-lo e para proteger suas futuras vítimas, como a linda modelo Ingrid (Brigitte Nielsen). Este filme aparece dois anos após sucesso de Terminator (O Exterminador do Futuro, no Brasil, e O Exterminador Implacável, em Portugal) e segue a mesma linha de violência contra uma bela dama, com elenco de baixo custo, e um vilão até fisicamente semelhante. O nome verdadeiro de Cobra, de cunho feminino (Marion) e rejeitado por ele é uma referência ao ícone estadunidense John Wayne, que também passava pelo mesmo constrangimento.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Recepção da crítica[editar | editar código-fonte]

Cobra teve recepção desfavorável por parte da crítica especializada. No Rotten Tomatoes, possui tomatometer de 13% em base de 16 críticas. Tem 42% de aprovação por parte da audiência, usada para calcular a recepção do público a partir de votos dos usuários do site.[5]

Premiações[editar | editar código-fonte]

  • Cobra recebeu 6 indicações ao Framboesa de Ouro nas seguintes categorias: Pior Filme, Pior Ator (Sylvester Stallone),[6] Pior Atriz (Brigitte Nielsen), Pior Ator Coadjuvante (Brian Thompson), Pior Roteiro e Pior Revelação (Brian Thompson).

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b «Stallone Cobra». AdoroCinema. Consultado em 3 de junho de 2021 
  2. a b «Lembra-se de "Cobra - O Braço Forte da Lei"? Sylvester Stallone quer voltar à saga, mas na TV». SAPO Mag. Consultado em 3 de junho de 2021 
  3. «Cobra (1986) – Financial Information». The Numbers 
  4. "1986 Worldwide box-office". Acessado em 20 de fevereiro de 2015.
  5. «Cobra» (em inglês). Rotten Tomatoes. Consultado em 10 de maio de 2014 
  6. «Sylvester Stallone Awards and Nominations» (em inglês). aceshowbiz.com. Consultado em 11 de maio de 2014