Colégio Bandeirantes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Colégio Bandeirantes
Dados e estatísticas da escola
Endereço Rua Estela, 268
Data de abertura 1 de Abril de 1944 (70 anos)
Tipo Particular
Director(a) Mauro de Salles Aguiar
Website colband.net.br/

O Colégio Bandeirantes é uma instituição de ensino particular da cidade de São Paulo que atende alunos a partir da quinta série do ensino fundamental até o fim do ensino médio. O diretor presidente atual, Mauro de Salles Aguiar, participa também do conselho consultivo do escritório da Harvard em São Paulo.

História[editar | editar código-fonte]

O Bandeirantes foi inaugurado no dia 1 de março de 1944 como Ginásio Bandeirantes. Inicialmente sua sede estava situada à Estela, 268. Nessa época, o Engenheiro Antônio de Carvalho Aguiar era Diretor Presidente do Colégio Liceu Panamericano; conhecida instituição de ensino preparatório para a Escola Paulista de Medicina. Retirou-se em 1953. Ao longo de sua existência, cerca de 38 mil jovens já passaram por seus bancos escolares.

Controvérsia[editar | editar código-fonte]

Muitas decisões didáticas do Colégio Bandeirantes são alvo de controvérsia. Uma delas reside no fato de o colégio aplicar um vestibulinho para a ingressão de alunos jovens, o que pode ser prejudicial a eles devido à pressão que a prova exerce[1] . Outra polêmica é a divisão dos alunos em salas por critério de nota, o que estimula a hiperconcorrência entre eles[2] . Alguns educadores ressaltam que a separação por desempenho acadêmico resulta na "exclusão dos fracassados" e na estereotipação dos alunos segundo a classe que ocupam. Também o REFO (Registro de Faltas e Ocorrências), uma ferramenta que o professor usa para denunciar o aluno de alguma falta disciplinar, já foi alvo de crítica por causa de sua "política de deduragem". Mauro Salles Aguiar, diretor-presidente do colégio, responde às acusações ressaltando: "A meritocracia não foi inventada pelo Bandeirantes". Segundo ele, a separação por nota é saudável na medida em que possibilita aos alunos de classes inferiores mais atenção e aos das primeiras classes, um andamento mais rápido da aula[3] .

Ex-alunos famosos[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]