Comportamento divergente

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Comportamento divergente ou comportamento desviante são as ações daquele que se desvia das regras de um grupo social. Distingue-se das noções de crime, loucura (doença mental) ou anormalidade apenas pela metodologia própria de abordagem do tema. É um objeto de estudo tanto da Antropologia e Sociologia) como da Psicologia social, e especialmente dessa última por utilizar as noções de comportamento ou conduta.

De acordo com Becker, a pesquisa científica aceitou as premissas do senso comum segundo a qual há algo inerentemente desviante (qualitativamente distinto) em atos que infringem as regras sociais bem como o pressuposto de que o ato desviante ocorre porque alguma característica da pessoa que o comete torna necessário ou inevitável cometê-lo.[1] Contudo observa que os grupos sociais criam o desvio ao fazer as regras cuja infração constitui o desvio e aplica essas regras a indivíduos particulares, rotulando-os como desviantes (outsiders) e tratando-os a partir de então de modo específico, sendo o desvio não uma qualidade do ato mas uma conseqüência da aplicação das regras e sanções ao transgressor

A natureza da regra ou norma infringida, se um costume (folkways, mores) ou uma lei, é o que vai definir a natureza da transgressão e suas conseqüências usualmente já previstas pela cultura. Segundo o antropólogo Gilberto Velho, um dos principais estudiosos brasileiros do tema, tradicionalmente, o indivíduo desviante tem sido encarado a partir de uma perspectiva médica preocupada em distinguir o "são" do insano, e, assim, certas pessoas apresentariam características de comportamentos anormais, desequilíbrios ou doenças incuráveis ou passíveis de recuperação - assinalando que os autores modernos evidenciam os mecanismos sócio-culturais para produção de tais desvios, destacando as noções de anomia e patologia social.[2]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Diferentes tipos de normas e desvios por transgressão.
Ícone de esboço Este artigo sobre antropologia ou um antropólogo é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


Ícone de esboço Este artigo sobre sociologia ou um sociólogo é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


Referências

  1. Becker, Howard S. Outsiders, estudos da sociologia do desvio. RJ, Zahar, 2008 p.17 Ver resenha. Maio, 2011
  2. Velho, Gilberto (org) Desvio e divergência, uma crítica da patologia social. RJ, Zahar, 2003