Donas de Casa Desesperadas (série brasileira)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Donas de Casa Desesperadas
Informação geral
Formato Série
Duração 44 minutos
Criador(es) Marc Cherry
País de origem  Brasil
Idioma original Português
Produção
Diretor(es) Fábio Barreto
Produtor(es) Adrián Suar
Fernando Blanco
Narrador(es) Sônia Braga
Elenco Lucélia Santos
André Di Mauro
Teresa Seiblitz
Franciely Freduzeski
Viétia Zangrandi
Isadora Ribeiro
Sônia Braga
e grande elenco.
Exibição
Formato de exibição 1080i (HDTV)
Transmissão original 15 de Agosto de 2007 – 16 de Janeiro de 2008
N.º de temporadas 1
N.º de episódios 23

Donas de Casa Deseperadas foi uma Série de televisão dramática brasileira produzida pela RedeTV! de 15 de agosto de 2007 à 16 de janeiro de 2008 em 23 episódios. É uma série contemporânea que mistura comédia, humor negro e drama. No enredo, o cotidiano de mulheres que aparentemente possuem uma vida perfeita, mas na verdade, estão à beira de um ataque de nervos.

A série é uma versão brasileira da série norte-americana Desperate Housewives. A série contou com a direção de Fábio Barreto, tradução e roteiros de Marcelo Santiago.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Viver com seus amigos e parentes não é o que Alice Monteiro queria para sua vida. Na verdade, para ela isso era entediante. Cansada da "mesmice" do seu dia-a-dia, Alice decidiu tomar uma atitude radical para colocar um ponto final em sua rotina.

Um dia, em sua bela casa no bairro perfeito de Arvoredo, Alice resolve tirar sua vida com um tiro.

Agora, vendo muito mais coisas do que quando estava viva, a vida de sua família, de seus amigos e de seus vizinhos é acompanhada por Alice, e pelos telespectadores, sob um novo ponto de vista inusitado e indiscreto.

Especialmente suas amigas mais íntimas que ainda não conseguiram entender a morte de Alice: Suzana Mayer, Gabriela Solis, Lígia Salgado, Elisa Fernandes e a vizinha Vera Marques.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Principal[editar | editar código-fonte]

André Felippe Di Mauro.jpg Isadora Ribeiro2.jpg Luceliasantos.jpg
O ator André Di Mauro interpretou Miguel Delfino A atriz Isadora Ribeiro interpretou Vera Marques A atriz Lucélia Santos interpretou Suzana Mayer
Ator/Atriz Personagem
Lucélia Santos Suzana Mayer
Teresa Seiblitz Lígia Salgado
Isadora Ribeiro Vera Marques
Franciely Freduzeski Gabriela Solis
Viétia Zangrandi Elisa Fernandes
André Di Mauro Miguel Delfino
Alexandre Schumacher Carlos Solis
Leon Góes Thomas Salgado
Iran Malfitano João
Douglas Simon Ricardo Fernandes
Paulo Reis Paulo Monteiro
Patrícia Rozas Felícia Ramos
Débora Kalume Anabela
Julieta Calvo Júlia Mayer
Pedro Merlo Renê Monteiro / Dani Delfino
Esteban Lamarque André Fernandes
Débora Cuenca Fabiana Fernandes
Nacho Gadano Guilherme Mayer
Maria Roza Fugazot Alzira Solis

Participações especiais[editar | editar código-fonte]

Ator/Atriz Personagem
Sônia Braga Alice Monteiro
Vera Gimenez Marta Ramos
Alex Benn

Personagens Principais[editar | editar código-fonte]

  • Suzana Mayer: uma divorciada de quarenta e poucos anos que vive com Júlia, sua filha de 14 anos, e está a procura de um novo amor. Suzana é ilustradora de livros infantis e trabalha a maioria dos dias em casa, em Arvoredo. Ela e sua precoce filha contam tudo uma para outra e às vezes é difícil distinguir quem é a mãe e quem é a filha. O jeito desajeitado de ser de Suzana já a colocou em algumas enrascadas. E infelizmente todo o seu charme acabou atraindo problemas, incluindo seu misterioso vizinho Paulo Monteiro e a morte de sua amiga Alice.
  • Miguel Delfino: O vizinho charmoso e misterioso das "Donas de Casa Desesperadas" é disputado por Suzana Mayer e Vera Marques que fazem de tudo para conquistar o coração do rapaz. Ele acaba envolvendo-se com Suzana. Esconde um segredo que só é revelado no final da temporada.
  • Vera Marques: Divorciada duas vezes, é a mulher mais falada de Arvoredo, mesmo com todo o seu charme ela não entende realmente o porquê. Muito esforçada e auto-suficiente, Vera sempre corre atrás do que quer, ela é mal compreendida pelas mulheres da vizinhança, que a vêem como uma ameaça constante.
  • Lígia Salgado: Ela já foi conhecida por sua brilhante carreira. No trabalho, conseguia executar qualquer tarefa, mas esses dias terminaram quando ela e seu marido, Thomas, decidiram ter filhos. Ela largou o mundo dos negócios e em seis anos teve quatro filhos (Helena, Lúcio, Lucas e Léo). Em pouco tempo ela ganhou a fama de mãe das crianças mais incontroláveis já conhecidas. Os seus esforços em educar suas crianças e dar conta dos afazeres domésticos acabaram deixando-a esgotada, fazendo com que Lígia precisasse da ajuda de suas amigas de Arvoredo. Sua mania de se meter na vida das pessoas, mesmo que pensando no bem delas, acaba trazendo ainda mais problemas.
  • Gabriela Solis: a mais jovem das donas de casa de Arvoredo, passou sua juventude lutando para sair de uma situação desesperadora para virar uma glamourosa modelo de passarela em Nova Iorque, aonde conheceu seu marido, Carlos. Ela deixou sua vida agitada e se casou, sabendo que ele seria capaz de dar tudo o que ela quisesse. Mas foi só após se mudar para o bairro que Gabriela percebeu que tinha desejado todas as coisas erradas. Como Carlos passava muitos dias em seu escritório, Gabriela logo ficou entendiada com sua nova vida e começou a ter um caso com seu belo jardineiro adolescente, João.
  • Elisa Fernandes: uma rígida e perfeccionista obsessiva dona-de-casa. Sua forte determinação e comportamento autoritário têm causado tensão em seu casamento e vida familiar. Ela se esforça para controlar seu filho rebelde, André, e luta para dar à sua filha, Fabiana, uma visão correta sobre a vida.
  • Alice Monteiro: a narradora, uma dona-de-casa que se suicida no 1º episódio. Alice deixou para trás um quebra-cabeças que envolve o seu marido Paulo Monteiro, o seu filho Renê, e um misterioso baú de brinquedos. A série segue o mistério pelo qual Alice Monteiro tirou a sua própria vida.

História[editar | editar código-fonte]

• A RedeTV! apresentou à imprensa o elenco da série, Donas de Casa Desesperadas, da versão nacional brasileira da série, Desperate Housewives, na manhã do dia 2 de maio de 2007. A coletiva serviu apenas para divulgar a atração e confirmar informações antigas, como o valor do contrato com o Disney para a produção da série (US$ 5 milhões) e os nomes das protagonistas. De acordo com o presidente da emissora, Amilcare Dallevo, a minissérie é o primeiro passo para a implantação de um núcleo de teledramaturgia do canal.

• Produção da RedeTV! em parceria com a Disney - ABC International Television, num pool de emissoras latino-americanas, gravada nos estúdios Pol-Ka, na Argentina.

• As gravações aconteceram na Argentina, na Pol-Ka Producciones (produtora independente). Algumas cenas foram gravadas em Buenos Aires e outras em Pilar (cidade a 40 km da capital portenha) onde foi reproduzido o cenário da série original, ocupando uma área de aproximadamente 45 mil metros quadrados. As locações são as mesmas para todos os países que fazem parte do acordo.

• A série é baseado na série Desperate Housewives, criada por Marc Cherry, o sucesso mundial produzido originalmente pela TV americana (2004 à 2012, ganhadora de 6 prêmios Emmy e 2 Globos de Ouro.

• Após exibir a primeira e a segunda temporadas da série original, inéditas na TV aberta brasileira, a RedeTV! traz a versão nacional da primeira temporada, gravada em HDTV (televisão de alta definição), pronta para a transmissão em TV digital. Para tanto, a RedeTV! investe cerca de US$ 5 milhões na parceria com o Disney - ABC International Television.

• A série começou sua produção em abril de 2007, e a estréia foi após terminada a exibição da segunda temporada da série americana pela RedeTV!.

• Todos os atores que interpretam os filhos das donas de casa (e o elenco de apoio) são argentinos, portanto dublados na exibição, o que causa muita estranheza.

• A versão hispano-brasileira da série é uma cópia perfeita do original americano. As ruas e arquitetura das casas segue o mesmo padrão de bairros de classe média-alta norte-americanos, como é em Desperate Housewives.

• A personagem de Lucélia Santos (Suzana) equivale à personagem de Teri Hatcher na versão original da série (Susan). Assim como Elisa (Viétia Zangrandi) equivale a Bree (Marcia Cross), Lígia (Tereza Seiblitz) equivale a Lynette (Felicity Huffman) e Gabriela (Franciely Freduzeski) equivale a Gabrielle (Eva Longoria).

Repercussão[editar | editar código-fonte]

A estreia da série manteve a RedeTV! em 3º lugar por 12 minutos, atrás da Globo e da Record, e o resto empatado com o SBT, na medição do IBOPE. A média foi de 5,1 pontos com pico de 6,4, considerado esperado pela emissora.[1]

A partir da estreia, a série foi perdendo audiência: 4 pontos de média, com picos de 5,4 e share de 7,9% no segundo episódio.[2] No terceiro episódio fez 3 pontos de média.[3]

No quarto episódio, o programa voltou a ter os índices da estreia: média de 5 pontos e pico de 6,4.[4]

Lista de Episódios de Donas de Casa Desesperadas[editar | editar código-fonte]

2007-2008 (1 Temporada)[editar | editar código-fonte]

  1. Piloto
  2. Bem lá no fundo
  3. Uma linda fotografia
  4. Quem é essa mulher
  5. Pode entrar, estranho
  6. Correndo sem sair do lugar
  7. Tudo o que fizeres
  8. De quem é a culpa
  9. Mentes suspeitas
  10. Volta pra mim
  11. Seguindo em frente
  12. Todos os dias morremos um pouco
  13. Sua culpa
  14. O amor está no ar
  15. Impossível
  16. Almoço de mulheres
  17. Trombetas não soarão
  18. Os filhos entenderão
  19. Viva sozinho e aproveite
  20. Não tenha medo
  21. Domingo no parque com Jorge
  22. Por ora, adeus
  23. Um dia maravilhoso

Créditos[editar | editar código-fonte]

Créditos
Adaptação de roteiro: Marcelo Santiago
Gerente de Produção: Carlos Costa
Produção Executiva: Juliana Algañaraz, Diego Andrasni, Leonardo Aranguibel e Fernando Barbosa
Produtores: Adrián Suar e Fernando Blanco
Direção: Sebastián Pivotto, Martín Desalvo e Marcelo Santiago
Direção Geral: Fábio Barreto
Diretora Artística RedeTV!: Mônica Pimentel

Referências

Fontes[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Séries da RedeTV!

Mano a Mano « anterior Donas de Casa Desesperadas seguinte » -