Eduardo de Westminster

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Eduardo
Príncipe de Gales
Eduardo de Westminster
Nascimento 13 de outubro de 1453
  Londres, Inglaterra
Morte 4 de maio de 1471 (17 anos)
  Tewkesbury, Inglaterra
Sepultado em Abadia de Tewkesbury, Tewkesbury
Esposa Ana Neville
Casa Lencastre
Pai Henrique VI de Inglaterra
Mãe Margarida de Anjou

Eduardo de Westminster (13 de Outubro de 1453 - 4 de Maio de 1471), também conhecido como Eduardo de Lencastre, foi Príncipe de Gales e Duque da Cornualha, foi o único filho do rei Henrique VI de Inglaterra e de Margarida de Anjou. Nasceu no palácio de Westminster e, de acordo com a tradição da época, passou a ser conhecido com este sobrenome.

Por alturas do seu nascimento, Henrique VI sofria de problemas nervosos, devidos às constantes intrigas em Inglaterra e à perda recente dos territórios ingleses em França. Foi especulado na época que Eduardo não seria legítimo devido a uma eventual impotência do rei, mas este facto nunca foi comprovado, nem Margarida de Anjou teve amantes do conhecimento público. Henrique VI, pelo menos, não deve ter duvidado da paternidade visto que tornou o bebé príncipe de Gales no ano seguinte.

Eduardo foi educado principalmente pela sua ambiciosa mãe, uma das principais protagonistas da guerra das rosas. Depois da derrota da Casa de Lencastre e da subida ao trono de Eduardo IV, da Casa de Iorque, Henrique VI foi preso, mas Westminster e Margarida de Anjou fugiram para a Escócia e País de Gales. Em 1470, já no exílio em França, Eduardo casou com Ana Neville, filha de Ricardo Neville, 16.º Conde de Warwick, e o mais recente aliado de Margarida. Warwick havia sido o principal responsável pela queda de Henrique VI, mas uma discussão com Eduardo IV fez com que mudasse de partido. No mesmo ano, Warwick conseguiu derrotar os Iorque e colocar Henrique VI de novo no trono. O êxito foi no entanto breve. Eduardo IV derrotou e matou Warwick na batalha de Barnet, deixando a facção de Lencastre em má situação. Numa tentativa desesperada de recuperar o poder, o inexperiente Eduardo de Westminster liderou o seu exército na batalha de Tewkesbury, sem grandes esperanças mas instigado pela mãe. O príncipe morreu na batalha. Poucas semanas depois, Henrique VI era assassinado na Torre de Londres.

Referências


Eduardo de Westminster
Casa de Lencastre
Ramo da Casa de Plantageneta
13 de outubro de 1453 – 4 de maio de 1471
Precedido por
Henrique V

Príncipe de Gales
14 de março de 1454 – 11 de abril de 1471
Sucedido por
Eduardo V