Educação no Peru

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Educação no Peru
Índice de educação 0.885 (73º no mundo)
Alfabetização
Total 87.9

A educação no Peru é obrigatória e gratuita nas escolas públicas dos níveis da educação infantil, primária e secundária.[1] É também gratuita nas universidades públicas para estudantes que não possuem condições de pagar e que tenham um rendimento acadêmico satisfatório.[1] A educação está sob a jurisdição do Ministério da Educação, que está encarregado de formular, implementar e supervisionar a política educacional nacional.[2]Na Escola meninas e meninos passam aulas separadas em salas diferentes.

História[editar | editar código-fonte]

Culturas pré-incas[editar | editar código-fonte]

Não existem registros escritos nem orais sobre algum sistema educativo organizado nas culturas pré-incas. No entanto, o nível de evolução que alcançaram algumas delas demonstra de maneira indireta a sua existência. Cada cultura, devido a suas vantagens competitivas e especialização em um campo específico, desenvolveu uma maneira ideal de treinamento. Assim é possível explicar, por exemplo, os trabalhos em ourivesaria, cerâmica e tecidos que se conservam até os dias atuais e cuja técnica foi aperfeiçoada com o passar do tempo.

Incas[editar | editar código-fonte]

A educação formal, segundo Inca Garcilaso de la Vega, foi fundada por Inca Roca,[3][4] o segundo Inca da lista de Garcilaso, e difundida por Pachacútec. Ela foi desenvolvida exclusivamente para a elite real e posteriormente para os filhos dos chefes conquistados. A educação era voltada para a criação de administradores e governantes. Os amautas eram os professores, homens ilustres na filosofia e moral. O conteúdo ensinado se baseava na aritmética e astronomia, necessários para uma organização econômica baseada na agricultura. A educação era estrita e com práticas de castigo

Colônia[editar | editar código-fonte]

Na colônia era necessário cristianizar os povos vencidos e transformá-los em seus subordinados leais. A educação era predominantemente religiosa, já que estava a cargo das diferentes ordens religiosas e sacerdotais. O objetivo era reeducar os índios adultos e dar instruções às crianças e jovens em formação, doutrinando-os e ensinando-os os rudimentos da vida social européia para utilizá-los em benefício do Estado. Esta foi a educação elementar. Havia outras instâncias na educação, como a Universidad Mayor de San Marcos (fundada em 12 de maio de 1551), às quais só tinham acesso a casta aristocrática. No entanto, os índios em geral não tinham acesso à educação formal, só restando a educação informal.

Sistema educacional[editar | editar código-fonte]

Legislação[editar | editar código-fonte]

  • Lei Geral da Educação
  • Lei Universitária nº 23733
  • Lei de Promoção da Inversão Privada na Educação nº 822
  • Lei do Sistema Nacional de Avaliação, Certificação e Reconhecimento da Qualidade Educativa nº 28741.

Educação infantil[editar | editar código-fonte]

A educação infantil se inicia a partir dos 3 anos. Seu objetivo é potencializar períodos sensitivos, que são os momentos oportunos nos quais as crianças assimilam com maior facilidade determinados aprendizados. Assim a criança é o protagonista de sua aprendizagem, junto com os agentes internos e externos, que lhe proporcionam condições ótimas para o desenvolvimento de suas capacidades.

Educação primária[editar | editar código-fonte]

A educação primária possui duração de 6 anos, divididos em três ciclos de 2 anos cada. A matrícula das crianças normalmente é feita aos 6 anos de idade.

Educação secundária[editar | editar código-fonte]

A educação secundária dura 5 anos, e é um dos níveis mais difíceis de passar com satisfação.

Educação superior[editar | editar código-fonte]

A educação superior pode ser cursada nos institutos superiores tecnológicos, ou nas universidades.

Os institutos superiores tecnológicos, públicos ou privados, oferecem cursos de 3 anos, e emitem certificado de Profissional Técnico que possui um reconhecimento menor que o emitido pelas universidades.

Cobertura e Qualidade[editar | editar código-fonte]

Escolas em áreas rurais estão associados com menos conhecimento médio de alunos. [5]

A lei nº 28740, do Sistema Nacional de Qualidade, Avaliação e Certificação (SINEACE), é um sistema que promove a qualidade educativa no país mediante o estabelecimento de organismos operadores que avaliam a qualidade educativa das instituições, desde o nível básico ao tecnológico e universitário.

Peru ocupa a última posição entre os 65 países que participaram do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA). Peru também participou nas avaliações de 2001 e 2009, neste último teste, classificado em penúltimo lugar na ciência e na terceira a partir do fundo em matemática e compreensão de leitura.[6]Peru ocupa a última posição em educação de qualidade, caiu dois lugares na educação: 63-65.[7][8]

Referências

  1. a b Constitución Política del Perú, Article Nº 17.
  2. Ministerio de Educación, Información General. Retrieved on June 15, 2007.
  3. Perú, Historia del (18 de fevereiro de 2015). «Educación en el Imperio Inca». Historia del Perú (em espanhol). Consultado em 26 de julho de 2022 
  4. «Educación Inca » Características y Organización del Imperio». Cultura Inca (em espanhol). Consultado em 26 de julho de 2022 
  5. «Cópia arquivada» (PDF). Consultado em 9 de setembro de 2014. Arquivado do original (PDF) em 6 de março de 2012 
  6. http://elcomercio.pe/lima/sucesos/peru-ocupa-ultimo-lugar-comprension-lectora-matematica-ciencia-noticia-1667802
  7. http://www.larepublica.pe/04-12-2013/el-peru-baja-dos-puestos-en-educacion-del-63-al-65
  8. http://publimetro.pe/actualidad/noticia-peru-ultimo-puesto-calidad-educacion-18629

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]