Æbleskiver: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
EmausBot (discussão | contribs)
m A migrar 5 interwikis, agora providenciados por Wikidata em d:Q5395567
Linha 1: Linha 1:
[[Ficheiro:Aebleskiver.jpg|thumb|direita|300px|Æbleskiver.]]
[[Ficheiro:Aebleskiver.jpg|thumb|direita|300px|Æbleskiver.]]
'''Æbleskiver''' (significando em [[Língua dinamarquesa|Dinamarquês]] "''fatias de maçã''"; no singular: '''æbleskive''') são bolinhos esféricos tradicionais da [[Dinamarca]], feitos com uma massa de textura semelhante à das [[panqueca]]s. Constituem uma iguaria popular na Dinamarca desde o [[século XVI]].
'''Æbleskiver''' (significando em [[Língua dinamarquesa|dinamarquês]] "''fatias de maçã''"; no singular: '''æbleskive''') são bolinhos esféricos tradicionais da [[Dinamarca]], feitos com uma massa de textura semelhante à das [[panqueca]]s. Constituem uma iguaria popular na Dinamarca desde o [[século XVI]].


== Frigideira de æbleskive ==
== Frigideira de æbleskive ==
As bolas de æbleskiver são cozinhadas através de fritura numa frigideira especial, com várias concavidades semi-esféricas. Existem versões para fogões a gás e para fogões eléctricos (tendo esta última um fundo liso). As frigideiras são normalmente pesadas, permitindo uma boa condução do calor, sendo muitas vezes fabricadas com [[ferro fundido]]. Os modelos tradicionais de [[cobre]] ainda existem, mas são usados quase exclusivamente para decoração.
As bolas de æbleskiver são cozinhadas através de fritura numa frigideira especial, com várias concavidades semi-esféricas. Existem versões para fogões a gás e para fogões elétricos (tendo esta última um fundo liso). As frigideiras são normalmente pesadas, permitindo uma boa condução do calor, sendo muitas vezes fabricadas com [[ferro fundido]]. Os modelos tradicionais de [[cobre]] ainda existem, mas são usados quase exclusivamente para decoração.


== Preparação ==
== Preparação ==
A massa para æbleskiver inclui normalmente [[farinha de trigo]], misturada com [[leite]] ou [[nata]]s, [[ovo]]s, [[gordura]] (normalmente [[manteiga]]), [[açúcar]] e uma pitada de [[sal]]. Algumas receitas também incluem [[cardamomo]] e [[limão]], para melhorar o sabor, e algum tipo de fermento.
A massa para as æbleskiver inclui normalmente [[farinha de trigo]], misturada com [[leite]] ou [[nata]]s, [[ovo]]s, [[gordura]] (normalmente [[manteiga]]), [[açúcar]] e uma pitada de [[sal]]. Algumas receitas também incluem [[cardamomo]] e [[limão]], para melhorar o sabor, e algum tipo de fermento.


A farinha é colocada nas concavidades da frigideira previamente untadas. À medida que as bolas de æbleskiv começam a cozer, são viradas ao contrário com um espeto, para que adquiram a sua forma esférica característica. Tradicionalmente, eram feitas com pedaços de [[maçã]] ou com molho de maçã no interior, mas estes ingredientes raramente são usadaos no doce moderno.
A farinha é colocada nas concavidades da frigideira previamente untadas. À medida que as bolas de æbleskiv começam a cozer, são viradas ao contrário com um espeto, para que adquiram a sua forma esférica característica. Tradicionalmente, eram feitas com pedaços de [[maçã]] ou com molho de maçã no interior, mas estes ingredientes raramente são usados no doce moderno.


As bolas de æbleskiv não são doces em si mesmas, mas são normalmente polvilhadas com açúcar em pó ou acomapanhadas com [[geleia]]s de [[framboesa]], [[morango]] ou [[amora-silvestre]].
As bolas de æbleskiv não são doces em si mesmas, mas são normalmente polvilhadas com açúcar em pó ou acompanhadas com [[geleia]]s de [[framboesa]], [[morango]] ou [[amora-silvestre]].


É possíve comprar æbleskiver já frito e congelado em supermercados, sendo apenas necessário aquecer no forno.
É possível comprar æbleskiver já frito e congelado em supermercados, sendo apenas necessário aquecer no forno.


No sul da [[Jutlândia]] e em [[Ærø]], as bolas de æbleskiver são normalmente recheadas com uma colher de chá de geleia de [[ameixa]], uma tradição que se inclina para a [[Bola de Berlim]] alemã.
No sul da [[Jutlândia]] e em [[Ærø]], as bolas de æbleskiver são normalmente recheadas com uma colher de chá de geleia de [[ameixa]], uma tradição que se inclina para a [[Bola de Berlim]] alemã.
Linha 19: Linha 19:
Na Dinamarca, as bolas de æbleskiver são comuns antes do [[Natal]]. Em Dezembro, são muitas vezes servidas com [[gløgg]], um [[vinho]] aquecido [[Escandinávia|escandinavo]].
Na Dinamarca, as bolas de æbleskiver são comuns antes do [[Natal]]. Em Dezembro, são muitas vezes servidas com [[gløgg]], um [[vinho]] aquecido [[Escandinávia|escandinavo]].


Também são vendidas em feiras de caridade, eventos de escuteiros, encontros desportivos, sendo frequentemente servidas em festas de aniversário de crianças, dada a sua popularidade e preparação fácil. As associações de voluntariado conseguem obter bons lucros ao prepararem-nos a partir da fase congelada e vendendo-os em grupos de três, com os condimentos habituais. Ao contrário do que se pensa nos [[EUA]], os dinamarqueses não comem æbleskiver no [[pequeno-almoço]].
Também são vendidas em feiras de caridade, eventos de escuteiros, encontros desportivos, sendo frequentemente servidas em festas de aniversário de crianças, dada a sua popularidade e preparação fácil. As associações de voluntariado conseguem obter bons lucros ao prepararem-nos a partir da fase congelada e vendendo-os em grupos de três, com os condimentos habituais. Ao contrário do que se pensa nos [[Estados Unidos]], os dinamarqueses não comem æbleskiver ao [[pequeno-almoço]].


== {{Ver também}} ==
== {{Ver também}} ==

Revisão das 01h27min de 13 de fevereiro de 2015

Æbleskiver.

Æbleskiver (significando em dinamarquês "fatias de maçã"; no singular: æbleskive) são bolinhos esféricos tradicionais da Dinamarca, feitos com uma massa de textura semelhante à das panquecas. Constituem uma iguaria popular na Dinamarca desde o século XVI.

Frigideira de æbleskive

As bolas de æbleskiver são cozinhadas através de fritura numa frigideira especial, com várias concavidades semi-esféricas. Existem versões para fogões a gás e para fogões elétricos (tendo esta última um fundo liso). As frigideiras são normalmente pesadas, permitindo uma boa condução do calor, sendo muitas vezes fabricadas com ferro fundido. Os modelos tradicionais de cobre ainda existem, mas são usados quase exclusivamente para decoração.

Preparação

A massa para as æbleskiver inclui normalmente farinha de trigo, misturada com leite ou natas, ovos, gordura (normalmente manteiga), açúcar e uma pitada de sal. Algumas receitas também incluem cardamomo e limão, para melhorar o sabor, e algum tipo de fermento.

A farinha é colocada nas concavidades da frigideira previamente untadas. À medida que as bolas de æbleskiv começam a cozer, são viradas ao contrário com um espeto, para que adquiram a sua forma esférica característica. Tradicionalmente, eram feitas com pedaços de maçã ou com molho de maçã no interior, mas estes ingredientes raramente são usados no doce moderno.

As bolas de æbleskiv não são doces em si mesmas, mas são normalmente polvilhadas com açúcar em pó ou acompanhadas com geleias de framboesa, morango ou amora-silvestre.

É possível comprar æbleskiver já frito e congelado em supermercados, sendo apenas necessário aquecer no forno.

No sul da Jutlândia e em Ærø, as bolas de æbleskiver são normalmente recheadas com uma colher de chá de geleia de ameixa, uma tradição que se inclina para a Bola de Berlim alemã.

Tradições

Na Dinamarca, as bolas de æbleskiver são comuns antes do Natal. Em Dezembro, são muitas vezes servidas com gløgg, um vinho aquecido escandinavo.

Também são vendidas em feiras de caridade, eventos de escuteiros, encontros desportivos, sendo frequentemente servidas em festas de aniversário de crianças, dada a sua popularidade e preparação fácil. As associações de voluntariado conseguem obter bons lucros ao prepararem-nos a partir da fase congelada e vendendo-os em grupos de três, com os condimentos habituais. Ao contrário do que se pensa nos Estados Unidos, os dinamarqueses não comem æbleskiver ao pequeno-almoço.

Ver também

Ligações externas