Family Ties

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Family Ties
Quem Sai aos Seus (PT)
Caras & Caretas (BR)
Logotipo da série e seus personagens principais.
Informação geral
Formato Sitcom
Género Comédia
Duração 30 minutos
Criador(es) Gary David Goldberg
País de origem  Estados Unidos
Idioma original inglês
Produção
Elenco Michael Gross
Meredith Baxter
Michael J. Fox
Justine Bateman
Tina Yothers
Marc Price
Scott Valentine (1985-1989)
Tracy Pollan (1985-1986)
Brian Bonsall (1986-1989)
Courteney Cox (1987-1989)
Tema de abertura "Without Us"
Exibição
Emissora de
televisão original
Estados Unidos NBC
Transmissão original 22 de Setembro de 1982 - 14 de Maio de 1989
Nº de temporadas 7
Nº de episódios 180

Family Ties (Quem Sai Aos Seus em Portugal e Caras & Caretas no Brasil) é uma conhecida sitcom norte-americana da NBC, originalmente transmitida na década de 1980, entre os anos de 1982 e 1989, com um total de 180 episódios. No seu auge, esta sitcom ficou dois anos consecutivos no segundo lugar da lista de programas televisivos com maiores audiências nos EUA.

Conhecida internacionalmente, foi inicialmente transmitida em Portugal pela RTP2 nos anos 80, tendo vindo a ser repetida desde 2002 na SIC Sempre Gold e posteriormente na SIC Comédia. Actualmente, é repetida na RTP Memória. No Brasil, foi transmitida pela Rede Globo com o nome Caras & Caretas e mais recentemente no Sony Entertainment Television com o nome original, Family Ties.

Resumo[editar | editar código-fonte]

A ação de Family Ties decorre em Columbus, Ohio, e acompanha o cotidiano da família Keaton. O enredo coloca grande ênfase na diferença ideológica entre os pais, ex-hippies de orientação política de esquerda, e o seu filho mais velho, republicano e conservador. Temas propensos a divergências político-ideológicas, como a igualdade racial, a igualdade entre géneros (e nomeadamente a Equal Rights Amendment) ou mesmo a guerra fria e o caso Watergate, são abordados com frequência, sendo comum a referência a líderes políticos da época. Também comuns são os temas associados à convivência da própria família e à educação de crianças e adolescentes, como os limites à liberdade dos filhos, os problemas financeiros, a rivalidade entre irmãos, a rotina entre o casal, a conjugação do papel de mãe com uma carreira profissional, etc. Apenas para salientar/alertar que o link que está enfatizado no nome do actor Michael Gross está errado, esse link leva-nos para uma pagina biográfica de um nadador alemão , por isso aqui o link desta vez correcto do actor Michael Gross

Personagens[editar | editar código-fonte]

Steven Keaton[editar | editar código-fonte]

Steven (Michael Gross) é o pai e chefe de família. Trabalha como executivo no canal de televisão local (fictício), WKS.

Elyse Keaton[editar | editar código-fonte]

Elyse (Meredith Baxter) é a esposa de Steven e mãe dos irmãos Keaton. No início da série sabe-se que é arquitecta mas que interrompeu a sua carreira durante 12 anos para ficar em casa com os filhos, voltando a trabalhar durante a segunda temporada.

Alex P. Keaton[editar | editar código-fonte]

Pode ser considerado o personagem principal da série. Alex (Michael J. Fox) é o filho mais velho de Steven e Elyse e, ao contrário dos pais, é bastante conservador. Muito inteligente e extremamente bem-sucedido em termos académicos, Alex adora dinheiro e ambiciona trabalhar em Wall Street. Anda sempre muito bem vestido, habitualmente de terno e gravata, e costuma usar uma pasta de executivo. Grande parte da comédia da série deve-se aos seus comentários sarcásticos, sobretudo sobre a irmã Mallory.

Mallory Keaton[editar | editar código-fonte]

Mallory (Justine Bateman), é a mais velha das filhas de Steven e Elyse, embora mais nova que o irmão Alex. É pouco dotada intelectualmente, facto que Alex não se cansa de sublinhar, mas muito bonita, atraindo com facilidade a atenção dos rapazes da sua idade. Viciada em compras e interessada em moda, acaba por descobrir o seu talento no estilismo.

Jennifer Keaton[editar | editar código-fonte]

Jennifer (Tina Yothers) é, no início da série, o membro mais novo da família Keaton. Quando criança é um pouco maria-rapaz, mas à medida que vai crescendo vai-se fortalecendo a sua relação com Mallory, o que se reflecte também nos seus gostos e na sua indumentária.

Andrew Keaton[editar | editar código-fonte]

O papel do bebé Andrew, que nasce na terceira temporada, começa por ser desempenhado pelos gémeos Garrett e Taylor Merriman; já criança, passa a ser interpretado por Brian Bonsall. É visto quase como um filho por Alex, que lhe ensina tudo sobre economia e sobre a bolsa e lhe compra fatos e gravatas para que se possam vestir de igual.

Outros[editar | editar código-fonte]

Outros personagens constantes ao longo da série:

  • Skippy Handelman (Marc Price), vizinho dos Keaton e amigo de Alex, com uma paixoneta por Mallory;
  • Nick Moore (Scott Valentine), namorado de Mallory a partir da quarta temporada, para grande preocupação da família;
  • Ellen Reed (Tracy Pollan, que assim conhece o seu futuro marido, Michael J. Fox, com quem permanece até hoje), bailarina com quem Alex tem a sua primeira relação séria, entre as temporadas 4 e 5;
  • Lauren Miller (Courteney Cox), namorada de Alex a partir da sexta temporada.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]