Scrubs

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde janeiro de 2012)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
Scrubs
Médicos e Estagiários (PT)
Informação geral
Formato Série
Gênero Sitcom
Duração 22 min. (aprox.)
Criador(es) Bill Lawrence
País de origem  Estados Unidos
Idioma original Inglês
Produção
Produtor(es)
executivo(s)
Bill Lawrence
Goldman and Donovan
Elenco Zach Braff
Sarah Chalke
Donald Faison
Neil Flynn
Ken Jenkins
John C. McGinley
Judy Reyes
Tema de abertura "Superman", de Lazlo Bane
Empresa(s) de produção ABC Studios
Exibição
Emissora de
televisão original
Estados Unidos NBC (2001-2008)
Estados Unidos ABC (2008-presente)
Formato de exibição 480i (SDTV) (2001-2010)
720p (HDTV) (2009)
Transmissão original 2 de outubro de 2001 - 17 de março de 2010
Nº de temporadas 9
Nº de episódios 174 (lista de episódios)

Scrubs é uma sitcom norte-americana criada por Bill Lawrence (co-produtor de Spin City).

A série mostra a vida profissional e pessoal de diversos personagens que trabalham no fictício hospital Sacred Heart, em uma cidade não revelada. Diferentemente de outras sitcoms, Scrubs é filmada em apenas uma câmera, e também não usa os tradicionais sons de risadas. Cada episódio da série é estruturado através de múltiplas histórias, ligadas entre si pela narração do protagonista J.D., que no final de cada episódio conta uma pequena moral filosófica.

Foi exibida nos Estados Unidos pelo canal ABC até 2010 (sendo que as primeiras 7 temporadas foram exibidas pela NBC) que havia cancelado. No Brasil no canal Sony Entertainment Television e em Portugal na SIC Radical. Na FOX a série estreou com o nome de Médicos e Estagiários em 22 de dezembro de 2009.

Enredo[editar | editar código-fonte]

John "J.D." Dorian é o protagonista da série. Enquanto sujeito com papel activo no desenrolar da série, ele narra as suas próprias experiências e também dos seus colegas e amigos, incluindo em todos os episódios algumas "lições de vida" a reter, fruto das suas vivências no Hospital de Sacred Heart.

Após terminar a faculdade de medicina com seu melhor amigo, Chris Turk, os dois conseguem estagiar em Sacred Heart. Logo no primeiro dia, J.D. se apaixona pela sua colega de trabalho, Elliot Reid, enquanto Turk começa a namorar a enfermeira Carla Espinosa.

J.D. também conhece o doutor Perry Cox, que ele considera seu mentor apesar de ser sempre desprezado e humilhado por seu sarcasmo, o Director Médico do hospital Dr. Bob Kelso, que se mostra inicialmente aos internos como um chefe adorável mas que é antipático e egoísta, e o zelador, que sempre arranja confusão com qualquer coisa que J.D. lhe faça ou diga.

Méritos[editar | editar código-fonte]

Apesar de ser uma comédia, Scrubs conquistou o público já saturado por séries médicas pelo estilo leve e poético de lidar com assuntos muitas vezes mais sérios do que os seus similares. Além disso, apresenta personagens caricatos do ambiente hospitalar e seu cotidiano de modo que quem trabalha nessa área reconhece todos os seus personagens.

Em suas três primeiras temporadas, a série ganhou indicações para o Emmy por elenco, edição e roteiro para uma sitcom. Após a quarta temporada a série ganhou indicações para Melhor Comédia, Melhor Ator de Comédia (Zach Braff), Melhor Edição para uma Série de Multi-Câmera (a série é filmada em apenas uma câmera, mas no episódio 17 da quarta temporada "My Life in Four Cameras" há um breve momento filmado em multi-câmera, ao estilo de uma sitcom), e Melhor Elenco.

Braff foi indicado ao Golden Globe de Melhor Ator em Séries de Televisão, Comédias ou Musicais em 2005 e 2006, mas perdeu para Steve Carell em The Office em 2006, e para Jason Bateman em Arrested Development em 2005. Braff foi indicado novamente para o Golden Globe em 2007, mas perdeu para Alec Baldwin em 30 Rock.

Episódios[editar | editar código-fonte]

Para maiores detalhes, veja Lista de episódios de Scrubs

Personagens[editar | editar código-fonte]

Para maiores detalhes, veja Lista de personagens de Scrubs

Protagonistas[editar | editar código-fonte]

Personagens secundários[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Scrubs


Scrubs
Informações Gerais
Episódios | Personagens | Sacred Heart Hospital
Atores
Zach Braff | Sarah Chalke | Donald Faison | Judy Reyes | John C. McGinley | Ken Jenkins | Neil Flynn