Mad About You

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Mad About You
Doido por Ti (PT)
Louco por Você (BR)
Informação geral
Formato Sitcom
Duração 22 minutos, aprox.
Criador(es) Paul Reiser
Danny Jacobson
País de origem Estados Unidos
Idioma original inglês
Produção
Elenco Paul Reiser
Helen Hunt
Jodi Carlisle
Leila Kenzle
John Pankow
Richard Kind
Exibição
Emissora de
televisão original
Estados Unidos NBC
Transmissão original 23 de Setembro de 1992 - 24 de Maio de 1999
N.º de temporadas 7
N.º de episódios 164

Mad About You (Louco por Você (título no Brasil) ou Doido por Ti (título em Portugal)) foi uma sitcom de comédia americana transmitida pela NBC de 23 de Setembro, 1992 a 24 de Maio, 1999.

Essa popular série, estrelada por Paul Reiser e Helen Hunt, tem como tema principal as neuroses e confusões de um casal recentemente casado morando em Nova Iorque. Reiser interpreta Paul Buchman, um diretor de documentários, e Hunt faz Jamie Stemple Buchman, uma especialista em relações públicas. Perto do fim da série o casal "teve" uma filha chamada Mabel.

A música tema da série, Final Frontier, foi originalmente criada por Don Was (que a escreveu juntamente com Reiser). Contudo, Anita Baker tem o crédito de uma versão mais famosa, que foi introduzida no meio da temporada de 1997, e continuou a ser apresentada até o fim da série.

Mad About You fora dos EUA[editar | editar código-fonte]

Em Portugal foi transmitido sob o nome Doido por ti, na TVI entre 1996 e 1999, e no canal por cabo SIC Mulher, de 14 de Setembro, 2004 a 29 de Abril, 2005.

Transmitido a partir de 3 de Janeiro, 2005, Mad About You, foi transmitido no Reino Unido pelo canal ABC1. Na America Latina, é transmitido pela Sony Entertainment Television. No Brasil, foi transmitido em versões dubladas pela Rede Bandeirantes e pelo antigo Canal 21 (somente em UHF para a Região Metropolitana de São Paulo), ambos do mesmo grupo.

Personagens Principais[editar | editar código-fonte]

Jamie Stemple Buchman[editar | editar código-fonte]

Jamie Stemple Buchman (nascida em 19 de janeiro de 1963) é a filha mais nova de Gus e Theresa Stemple. Depois de sete namorados na Universidade de Yale, ela conhece Paul Buchman em uma banca de jornais de Nova York, roubando-lhe uma cópia do jornal The New York Times. Sua dificuldade de lidar com sua sogra é uma das premissas para as piadas do programa.

Paul Buchman[editar | editar código-fonte]

Paul Buchman (19 de abril de 1962) foi concebido na mesa onde sua mãe servia purê de batatas. Depois de estudar filmologia na Universidade de Nova York, ele decide se concentrar na carreira de cineasta e documentarista em Nova York. Sua esposa, seu cachorro e sua filha vivem no bairro de Greenwich Village.

Murray[editar | editar código-fonte]

Murray é o animal de estimação dos Buchman´s e um dos favoritos dos fãs da série, por ser um cão muito bem treinado. Foi encontrado quando ainda era um filhote por Paul, e estava caminhando com seu dono quando esse encontrou Jamie pela primeira vez. Invariavelmente, ele vê um rato invisível e corre desesperado atrás dele, sempre terminando numa forte batida contra algum móvel do apartamento. Em um dos episódios, Jamie encontra o rato "real" que Murray tanto tenta pegar durante a série. No episódio final da série, The Final Frontier, Mabel adulta diz que Murray faleceu quando ela tinha seis anos de idade, mas não diz o motivo.

Fran Devanow[editar | editar código-fonte]

A melhor amiga de Jamie, Fran Devanow era a vice-presidente regional do escritório de relações públicas Farrer-Gantz, tendo Jamie como assistente. Em 1989, quando Fran se demite para passar mais tempo com seu filho de cinco anos de idade e seu marido, Jamie é promovida para o antigo cargo de Fran. O relacionamento de Fran e Mark dura 10 anos, e na separação choca Paul e Jamie. Depois, Mark e Fran acabam se reconciliando.

Lisa Stemple[editar | editar código-fonte]

Três anos mais velha que sua irmã Jamie, Lisa sofre de decisões psicológicas incontroláveis. Depois de uma crise de raiva, ela conta a Jamie sobre todos os seus problemas em uma entrevista que acaba por se tornar um capítulo do livro "Maniacs". Sem um lugar fixo onde mora, Lisa sempre lava suas roupas no apartamento de Paul e Jamie e, invariavelmente, usa as roupas de Jamie e faz suas refeições no mesmo apartamento. Toda visita de seus pais fazem com que Lisa coma desesperadamente.

Ira Buchman[editar | editar código-fonte]

Um "ser" único, o primo de Paul, Ira, aparece pela primeira vez em Mad About You no episódio The Wedding Affair. Ira vive em Sheepshead Bay, no Brooklyn. Ele trabalha para o pai de Paul, Burt, na Buchman's Sporting Goods. Paul e Ira mantém uma amizade muito grande, mas eles escondem a rivalidade quando Ira herda a loja de esportes na aposentadoria de Burt. Ele frequentemente aparece em episódios como um conquistador barato e conselheiro de Paul e Jamie.

Sylvia Buchman[editar | editar código-fonte]

A mãe de Paul, Sylvia, quase sempre tem atritos com Jamie, apesar de ocasionalmente, manterem boas relações.

Burt Buchman[editar | editar código-fonte]

Burt mantém uma loja de esportes em Manhattan por anos, até passar a loja para Ira após sua aposentadoria. Sua principal característica no programa é quando ele bate na porta do apartamento de Paul e Jamie para uma visita, exclamando: "Sou eu, Burt! Burt Buchman! Pai de Paul Buchman!"

Mabel Buchman[editar | editar código-fonte]

A filha da Paul e Jamie nasce durante as temporadas. Jamie demora a escolher seu nome, e o faz por ser as iniciais da frase "Mothers Always Bring Extra Love" ("Mamãe sempre traz um amor extra").

Elenco[editar | editar código-fonte]

Convidados regulares[editar | editar código-fonte]

Convidados especiais[editar | editar código-fonte]

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • Helen Hunt foi a segunda pessoa (depois de Cloris Leachman) a ganhar um Óscar atuando também em um programa de televisão semanal.
  • Em 12 de setembro de 1999, Helen Hunt venceu seu quarto prêmio Emmy consecutivo pela sua interpretação de Jamie Buchman.
  • Bonnie Hunt foi a primeira escolha para o papel de Jamie, mas ela não aceitou. Teri Hatcher perdeu o papel para Helen Hunt.
  • O pai de Helen Hunt, Gordon Hunt, venceu o prêmio "Director's Guild Award" por dirigir o episódio da terceira temporada The Alan Brady Show. O TV Guide nomeou como um dos melhores episódios da história da TV.
  • Lisa Kudrow interpretou Ursula, a garçonete do restaurante Riff´s. Ela também interpretou Phoebe no seriado Friends, que era irmã gêmea de ursula. Ursula, interpretada por Lisa Kudrow, apareceu como um personagem secundário em Friends (em um episódio considerado crossover). Ela também interpretou uma mulher chamada Karen que namorou Paul em um episódio de flashback, antes de Paul conhecer Jamie.
  • Mad About You foi produzido em uma associação entre a TriStar Television Inc. e a Sony. Helen Hunt também mantém sua própria produtora chamada Hunt/Tavel Productions, também parceira da Sony.
  • A Lifetime Television, dos Estados Unidos, pagou cerca de 58 milhões de dólares pelos direitos de Mad About You.
  • Os episódios favoritos de Helen Hunt são: "Our Fifteen Minutes" da terceira temporada e "Moody Blues", da sexta temporada. Ela venceu o terceiro Emmy pelo episódio "Moody Blues".
  • John Pankow, que interpretou Ira Buchman, é irmão do músico James Pankow, da banda Chicago.
  • Em um dos episódios de Os Simpsons, há um aviso na lateral do ônibus escolar ilegível, que se colocado em câmera lenta, é possível ler: "Right Now you are missing Mad About You on NBC Must See Thursday" ("Agora você deve estar perdendo Mad About You na quinta-feira que você tem que ver da NBC"). As duas séries passavam no mesmo horário, "Mad" na NBC e "Simpsons" na FOX. De acordo com os comentários sobre o episódio, o produtor executivo de Os Simpsons, Josh Weinstein, questionou como alguém poderia estar assistindo Mad About You se no mesmo horário Os Simpsons era mostrado em outro canal. Entretanto, Paul Reiser ficou honrado e respondeu colocando um boneco de Bart Simpson no set de filmagem de Mad About You.
  • O título original da série era "The Final Frontier". Foi mudado por ser o mesmo nome da música tema.
  • Ira sempre se referia a Jamie como "James". Alguns outros personagens também costumavam a chamar dessa forma em episódios isolados.
  • Mad About You foi refilmado no Reino Unido, com o nome de Loved By You, estrelado por John Gordon Sinclair como Michael (Paul) e Trevyn McDowell como Kate (Jamie). A série foi produzida pela Carlton Television e durou duas temporadas, de 1997 a 1998.
  • Também foi refilmado no Chile, com o nome de Loco por Ti, estrelado por Bastián Bodenhöfer como Paulo (Paul) e Francisca Imboden como Fran (Jamie). Esse remake contou com alguns episódios escritos por Paul Reiser e Danny Jacobson, criadores da série original e é datada de 2004 e 2005.
  • Em um episódio da primeira temporada, Paul revela que tinha duas irmãs que costumavam o fazer vestir vestidos. Com o passar das temporadas, Paul revela que só possui uma irmã: Debbie Buchman.
  • Paul Reiser, criador de Mad About You, foi VJ do programa de fim de ano da MTV do ano de 1987 (passagem para 1988). A banda Go-Go, liderada pela vocalista Belinda Carlisle, interpretou seu single "Mad About You". Anos depois, Paul deu a série criada o mesmo título.

Prêmios[editar | editar código-fonte]

Mad About You venceu vários importantes prêmios como Globo de Ouro, Peabody Award e Genesis Award, além de cinco indicações ao Emmy Awards como "Melhor Série de Comédia", e eleita como a "Comédia de Maior Qualidade" pela Quality Television.

Trilha Sonora[editar | editar código-fonte]

Em 1997, a Atlantic/Wea lançou a trilha sonora de Mad About You. A trilha sonora foi inspirada na sitcom, composta de músicas sentimentais e engraçadas, além de video-clipes com imagens do programa. As faixas foram organizadas cronológicamente, conforme passassem os anos do relacionamento do casal. O álbum possui duas versões da música de Paul Reiser, Final Frontier - a primeira faixa é a versão clássica conhecida dos fãs, enquanto a última é uma versão de jazz de Anita Baker, com Paul Reiser nos teclados. As 21 faixas são as seguintes:

  • "Final Frontier (TV Theme)" - Andrew Gold
  • "Who I Am" - Faith Hill
  • "No Pressure" - Paul Reiser & Helen Hunt
  • "I've Been Lonely Too Long" - The Young Rascals
  • "At Last!" - Etta James
  • "That's Marriage?" - Paul Reiser & Helen Hunt
  • "Ice Cream" - Sarah McLachlan
  • "I Love The Way You Love Me" - Eric Martin
  • "Nobody Knows Me" - Lyle Lovett
  • "Sneaky Feelings" - Elvis Costello
  • "A Talk In The Park" - Paul Reiser & Helen Hunt
  • "Love And Forgiveness" - Julia Fordham
  • "A Magic Moment" - Paul Reiser & Helen Hunt
  • "The Things We've Handed Down" - Marc Cohn
  • "Lullaby For You" - BeBe Winans
  • "She Crawls Away" - Hootie & the Blowfish
  • "My First Child" - Nil Lara
  • "Beautiful Boy (Darling Boy)" - John Lennon
  • "Baby Girl" - The Tony Rich Project
  • "Unconditional Love" - Paul Reiser & Helen Hunt
  • "Mad About You - The Final Frontier" - Anita Baker

DVD[editar | editar código-fonte]

Até 2012, a Sony Pictures Home Entertainment lançou DVDs de cinco temporadas da série. Os DVDs da sexta e da sétima temporadas ainda não têm previsão de lançamento, mas acredita-se que devem ser lançados em futuro próximo.

Existe um DVD chamado "Mad About You Collection", contendo os episódios favoritos escolhidos pelos fãs, através de enquete. Não há previsão de lançamento para os DVDs das temporadas no Brasil ou em Portugal, mas o "Mad About You Collection", com legendas em português, pode ser encontrado à venda na internet em sites brasileiros, e a edição europeia das primeiras temporadas está à venda em Portugal e no Brasil em lojas especializadas em produtos importados.

Crossovers[editar | editar código-fonte]

Mad About You teve alguns crossovers (encontros de situações) com outras sitcoms da NBC filmadas em Nova York, assim como alguns outros programas televisivos.

  • Friends: Lisa Kudrow interpretava a distraída Ursula, garçonete do restaurante Riff's, frequentado por Paul e Jamie. Kudrow viria a interpretar a personagem Phoebe Buffay na série (também da NBC) Friends. Como forma de criar um vínculo entre as séries, Ursula e Phoebe foram consideradas irmãs gêmeas idênticas. Em um dos episódios de Friends, Jamie e Fran entram na cafeteria Central Perk, frequentada pelos personagens de Friends, e confundem Phoebe com sua conhecida Ursula. Possivelmente por problemas de direitos autorais (já que Mad Abot You era da Columbia/Tristar e Friends da Warner Brothers), Helen Hunt e Leila Kenzle nunca são chamadas pelos seus nomes Jamie e Fran, respectivamente.
  • Seinfeld: Em um episódio de Mad About You, é revelado que o antigo apartamento de Paul foi alugado pelo personagem Cosmo Kramer, de Seinfeld. No entanto, em episódios futuros, a série Seinfeld viria a retratar os dois universos das séries como distintos. Isso acontece, por exemplo, quando a noiva de George Costanza o chama para assistir Mad About You ao invés de futebol americano, deixando claro que a segunda é uma série de TV também no universo de Seinfeld. Já em um episódio de Mad About You, Paul, sob o efeito do Viagra, tromba com Jerry Seinfeld nas ruas, mas fazendo referência a ele como o comediante famoso da série de TV -- mais uma vez diferenciando os universos das duas séries

Ligações externas[editar | editar código-fonte]