The Apprentice

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde março de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros, acadêmico)Yahoo!Bing.


The Apprentice
Informação geral
Formato
Criador(es) Mark Burnett
País de origem  Estados Unidos
Idioma original Inglês
Director(es) Glenn Weiss
Produtor(es)
executivo(s)
Mark Burnett
Donald Trump
Distribuída por Estados Unidos NBC
Tema de abertura For the Love of Money
Compositor da música tema The O'Jays
Empresa(s) de produção Trump Productions LLC
Mark Burnett Productions
Emissora de
televisão original
Brasil People + Arts
N.º de temporadas 10
Cronologia
Programas relacionados The Apprentice: Martha Stewart

The Apprentice é um reality show originado nos Estados Unidos no canal NBC. O programa mostra 16-18 executivos competindo por uma posição em uma das empresas do apresentador e produtor do programa, Donald Trump. No Brasil, o programa foi conhecido como O Aprendiz e exibido no antigo canal People + Arts até sua sétima temporada, mas hoje é transmitido pela Sony Entertainment Television.

Premissa[editar | editar código-fonte]

Cada edição começa com um grupo de participantes com históricos curriculares bastante diversificados, tipicamente incluindo corretoria, gerenciamento de restaurantes, consultoria política, vendas e marketing. Durante o programa, estes participantes vivem juntos em um hotel, permitindo a construção de relacionamentos. Na edição 6, porém, os grupos foram separados: os vencedores vivendo numa mansão em Los Angeles e os perdedores em um acampamento no quintal da mansão. Os candidatos são divididos em equipes, e a cada semana devem cumprir uma tarefa e escolher um líder para a tarefa em questão. O grupo vencedor recebe uma recompensa, e o grupo perdedor visita a Sala de Reunião para a determinação de qual membro do grupo deve ser demitido (eliminado do programa).

A eliminação procede em duas etapas. Na primeira, todo o grupo perdedor é indagado. O líder deve selecionar os membros que mais contribuíram para a derrota. Na segunda etapa, o resto do grupo é dispensado, e o líder e os membros escolhidos são confrontados mais uma vez para a determinação de qual deles será demitido.

Trump, por sua vez, já tomou as seguintes atitudes: não permitir que o líder escolha quem participará da reunião final, demitir qualquer candidato antes de uma reunião final se existir informação suficiente para justificar esta ação e demitir mais de um candidato se os mesmos forem responsáveis pelo desempenho ruim. Trump também se dá o direito de demitir todos os candidatos na Sala de Reunião se todos tiverem uma performance fraca. Na edição 6, o líder vencedor tinha a oportunidade de sentar ao lado de Trump e auxiliá-lo a decidir quem deveria ser demitido.

Versão americana[editar | editar código-fonte]

A primeira edição foi ao ar durante 2004. The Apprentice foi produzido e criado por Mark Burnett e apresentado pelo magnata Donald Trump, que também é co-produtor do programa.

Uma série similar, The Apprentice: Martha Stewart, seguiu o mesmo conceito, com Martha Stewart como apresentadora. Foi ao ar em 2005, após a libertação de Stewart da prisão domiciliar. Devido à baixa audiência, não foi renovado para uma segunda edição.