Phoebe Buffay

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo. Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Phoebe Buffay
Phoebe Buffay sendo interpretada por Lisa Kudrow.
Língua original Inglês
Origem  Estados Unidos
Sexo Feminino
Cabelo Loira
Olhos Verdes
Características Bonita; Vegetariana
Actividade(s) Massagista e Cantora
Família Ursula (irmã gêmea)
Frank Júnior (meio-irmão)
Mike (marido)
Amigo(s) Monica Geller
Rachel Green
Joey Tribbiani
Chandler Bing
Ross Geller
Criado por David Crane
Marta Kauffman
Romance(s) Mike (marido)
David (namorados)
Seriado Friends
Temporada(s) Todas
Outros Vegetariana
Primeira aparição 1ª tempoarada, episódio 1
Última aparição Última temporada da série
Época(s) 1994-2004
Episódio(s) Todos
Interpretado por Lisa Kudrow
IMDb IMDb
TV.com TV.com
Personagem da série Friends

Phoebe Buffay é uma personagem fictícia da sitcom americana Friends (1994-2004), interpretada por Lisa Kudrow. Kudrow recebeu um Prêmio Emmy em Horário Nobre e uma nominação ao Globo de Ouro por suas performances. Lisa aparece interpretando Phoebe Buffay no episódio "A New York Story" de Hope & Gloria

História[editar | editar código-fonte]

Phoebe tem um estranho passado, e também uma vida incomum. Seu pai, Frank Buffay saiu de casa quando ela e sua irmã gêmea Ursula eram pequenas, e a pessoa quem ela considerava mãe se suicidou. Phoebe e sua irmã gêmea Ursula passaram a ser criadas pelo padrasto, que acabou preso. Aos 14 anos passou a morar nas ruas (um dia assaltou seu futuro amigo Ross), morando algum tempo num carro Gremlin com um homem chamado Cindy que conversava com suas próprias mãos. Casou-se com um patinador gay para que ele conseguisse o green card. Mais tarde, descobriu que ele era hétero. Durante um certo tempo morou em Praga. Por algum motivo, ela não pode mais tirar passaporte. Um dia ela descobriu a aromaterapia e a massagem, e depois disso passou a morar com Monica, e se mudou sem que ela soubesse também. Só deixou-a para morar com a avó. Ainda houve uma ocasião em que Rachel foi morar com ela, mas o apartamento foi incendiado, então Rachel foi morar com Joey e Phoebe ficou no apartamento de Monica. Cada um dos seis amigos tem um curioso nome do meio. Phoebe, por ter sido abandonada pela mãe e posteriormente adotada, não sabe seu nome completo, já que Ursula que recebeu a sua certidão de nascimento e a de Phoebe, vendeu-a para uma fugitiva sueca. Ursula usa o nome de Phoebe para fazer filmes pornôs. Phoebe e Ursula têm um meio-irmão (Frank Júnior), que se casa com sua professora, mas como ela é infértil, eles pedem para que Phoebe faça uma inseminação artificial, para gerar o filho deles. Nada ocorre como o esperado, e Phoebe fica grávida de trigêmeos (Frank Júnior Júnior, Lesley e Chandler - em homenagem ao amigo, mas quando nasceu, viu-se que era menina), e logo depois do parto, quando é a despedida dela com os bebês, ela queria ficar com um, mas Rachel a convence de que não é uma boa ideia. Nasceu dia 16 de fevereiro.

Sempre que quer se disfarçar tem o mesmo nome Regina Phalange. Antes de casar-se com Mike foi apaixonada por um cientista (David) que partiu para Minsk. Phoebe tem uma filosofia antiglobalização, é contra a produção em massa, é vegetariana e é contra grandes cadeias corporativas de serviços.

Música[editar | editar código-fonte]

Phoebe é conhecida por compor músicas como "Gatinho Fedido" (que inspiraria um programa português, Gato Fedorento), "Sapato Grudento", "Mãe Cremada", etc.

Sendo "Smelly Cat" (Gatinho Fedido) a mais famosa

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre séries de televisão é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.