Joey Tribbiani

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde agosto de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Joseph "Joey" Francis Tribbiani Jr.
Joey Tribbiani.jpg
Língua original Inglês
Outro(s) nome(s) Joe
Origem  Itália
Sexo Masculino
Cabelo Preto
Olhos Castanhos
Actividade(s) Ator e modelo
Amigo(s) Rachel Green
Chandler Bing
Ross Geller

Monica Geller
Phoebe Buffay

Criado por David Crane
Marta Kauffman
Romance(s) Rachel Green (namoro de uma semana)
Seriado Friends
Temporada(s) Todas
Primeira aparição "Pilot"
Última aparição Último episódio, última temporada
Época(s) 1994-2004
Episódio(s) Todos
Interpretado por Matt LeBlanc
IMDb IMDb
Personagem da série Friends

Joseph "Joey" Francis Tribbiani Jr. é uma personagem fictícia na popular sitcom americano Friends (19942004), interpretado por Matt LeBlanc. Joey é também o personagem que dá nome à série Joey (2004-2006), uma série derivada.

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Joey pertence a uma família italiana de oito crianças, das quais ele é o único homem. Ele é um dos poucos “Friends” que fizeram poucas mudanças, tendo mudado de apartamento apenas duas vezes na série, uma vez mudou para o que é normalmente o apartamento de Mônica e uma vez para um apartamento dele mesmo. Joey é um ator estereotipado, extremamente sexy, procurando por trabalho e não muito inteligente. Ele e os outros amigos vivem em Nova Iorque.

Descrição[editar | editar código-fonte]

No show, o personagem tem carreira como ator. Ele também é modelo em certo ponto. Seu personagem é conhecido por seu pensamento linear, sua dificuldade de entender críticas negativas a sua atuação, seu amor por comida (particularmente sanduíches) e seu sucesso com as mulheres, que gerou a popular frase "How you doing?" (sua fala recorrente). Porém, ele algo como um savant em matérias de romance. Por exemplo, ele inventou uma anedota a que Chandler e Mônica se referem como “the Europe story” (“a história da Europa”), sendo que qualquer pessoa que a conte quer imediatamente fazer sexo com aquela que a escuta, e Ross a escuta de Joey, levando a momentos hilariantes (e aterrorizantes) para Joey. (The One With the Videotape, 8ª Temporada em Friends)

Seus papéis variam de doutor a ícone de um pôster campanha de saúde pública para DSTs. Seu mais famoso papel (e mais duradouro) foi Dr. Drake Ramoray na telenovela Days of our Lives. Porém, quando Joey reivindica, em uma entrevista, a autoria de muitas de suas falas, os verdadeiros escritores ficam furiosos e matam seu personagem alguns episódios depois (ele cai no buraco de um elevador). O personagem posteriormente retorna à trama após ressuscitado de maneira bizarra (por meio de um transplante cerebral, quando ele passa a ser uma mulher, a personagem Jessica Lockhart, no corpo de homem). A agente de Joey é Estelle Leonard.

Trívia[editar | editar código-fonte]

Joey por muito tempo dividiu apartamento com seu melhor amigo Chandler Bing. Eles dois formatam possivelmente uma das melhores e mais duradouras amizades na história dos sitcoms. Suas aventuras incluem perder o bebê do Ross no autocarro, a incredulidade de Chandler quando Joey constrói um centro de entretenimento que era tão grande que cobria ambas as portas dos quartos deles, comprar um pato e um pinto, substituir a mesa de jantar por uma de matraquilhos, passar horas assistindo Baywatch, brigas estúpidas a todo o tempo, Chandler morou em uma caixa para provar a Joey o quanto a amizade deles significa para ele – e a lista é muito maior.

Muitas vezes suas brigas são descritas como as de um casal antigo, sendo que Chandler com frequência assume o papel de esposa e Joey, o de marido, sugerindo um tom homossexual em sua relação (isso eventualmente terminou quando Chandler se fixou com Mônica). Eles dois “terminaram” temporariamente quando Joey fez sucesso no papel de Dr. Drake Ramoray, mas logo ele voltaram a morar juntos (após enganar o novo e maluco colega de quarto de Chandler, fazendo-o crer que ele nunca havia vivido ali). No último episódio, Mônica destrói a mesa de pebolim quando nenhum dos dois era capaz de faze-lo (para libertar o pato e o pinto) antes de Chandler se mudar para os arredores de Nova Iorque; porém, apesar da perda do apartamento de Joey e Chandler, e do fato de eles não viverem mais no mesmo prédio, Chandler e Mônica deixaram claro que na nova casa deles, havia um quarto especialmente chamado "quarto do Joey”.

Já flertou com Phoebe, quando ela disse estar triste por não ter conhecido nenhum português antes dos 30 anos, e Joey a beija revelando que tem sangue português.

Quando Chandler foi morar com Mônica, Joey passou a dividir o apartamento com Janine (Elle MacPherson).

Ele criou um forte laço com Rachel Green durante a gravidez dela com Ross Geller. Ele, certa vez, inclusive se apaixonou por ela e a namorou por uma semana; porém, nada de mais aconteceu nessa relação e eles voltaram a ser somente amigos, e ela terminou o seriado ao lado de Ross. É uma piada recorrente que Joey sempre quis transar com Monica.

Apartamento[editar | editar código-fonte]

Na série Friends, o apartamento de Joey e Chandler é um fictício flat em Manhattan, Nova Iorque que serviu como um dos cenários da aclamada série Friends. Comparado com o Central Perk e o Apartamento de Monica, a casa dos rapazes era menos importante dentro da história. Funcionava mais como um santuário de rapazes solteiros, onde Joey e Chandler viam televisão, comiam pizza, bebiam cerveja e traziam mulheres para passar a noite (nomeadamente Joey).

Outros passatempos normalmente mostrados nos episódios eram os recorrentes jogos de matrecos (também conhecido como "tótó"), "arremessos de martelos", além dos não muito populares "bola-de-fogo" e "super bola-de-fogo".

Era lá também que moravam o Pato e o Galo.

Além de Joey e Chandler, o apartamento já foi habitado por outras personagens de Friends, além de outras pessoas que moraram lá durante um certo período de tempo. Em certo ponto da história, após ganharem uma aposta contra Rachel e Monica, Joey e Chandler trocam de apartamento com as meninas, que não gostaram muito de seu novo lar, já que o apartamento de Monica tem uma aparência mais limpa que o deles. A troca das casas acontece apenas temporariamente, já que após um tempo as garotas rogam por ter o seu apartamento de volta.

Além delas, o apartamento teve outros moradores, tais como o próprio Ross, que vem morar com os dois amigos durante um curto período de tempo; Eddie, um cara irritante que divide o apartamento com Chandler durante um tempo em que Joey está a morar noutro lugar, até que Joey rapidamente decide voltar, e após a saída de Chandler(devido ao seu noivado, e posteriormente casamento com Monica tendo ido viver para o apartamento desta) Joey divide sua casa com uma atraente bailarina chamada Janine(com quem Joey tem um romance em certo ponto da história) e após um tempo a própria Rachel passa a morar ali. Pheobe morou neste apartamento por pouco tempo, quando o apartamento dela (nessa época ela morava com a Rachel) pegou fogo e então Rachel e Pheobe ocuparam o apartamento de Joey e Monica.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • Há certa confusão sobre quando Joey se juntou ao grupo de Friends. Nos vemos no The One with the Flashback que ele se juntou ao grupo exatamente no ano em que Rachel deixa Barry no dia de seu casamento. Isso seria em 21 de setembro de 1993.
  • Joey foi o único dos Friends que terminou o seriado sem um amor (Rachel ficou com Ross, Mônica com Chandler e Phoebe com Mike Hannigan). Foi revelado que Phoebe tinha uma secreta queda por Joey; porém, nada aconteceu quanto a isso. o fato de Joey terminar a série solteiro acabou sugerindo uma continuidade á sua história, para isso foi criado o seriado Joey, que apesar das espectativas, acabou não tendo o mesmo sucesso de Friends.
  • Joey é talvez o mais leal dos friends. Em um episódio, quando Joey pensa que Phoebe está grávida, ele a pede em casamento, dizendo que o mundo é muito assustador para uma mãe solteira. Porém, quando é revelado que, na realidade, Rachel é quem está grávida, ele a pede em casamento com o mesmo discurso que fez para Phoebe. Ele também se ofereceu para ajudar Ross e Chandler quando eles estavam sendo ameaçados no Central Perk, e ele permitiu que Mônica o contratasse e o demitisse só para demonstrar aos subordinados dela que ela tinha poder e não era ingênua.
  • Quando ele era criança, tinha um amigo imaginário chamado Maurice, o qual era um caubói do espaço. Também é revelado em um episódio que ele dormia com seu "Bedtime Penguin Pal", Hugsy, sendo que uma boneca de pelúcia e o pinguim são vistos todas as vezes que é mostrada a cama de Joey.
  • Após a temporada final de “Friends” em 2003/2004, Joey Tribbiani se transformou no personagem principal da série Joey, um spin-off, no qual ele mudou para Los Angeles para investir em sua carreira de ator. Sua irmã Gina e o filho dela, Michael, são os outros personagens centrais do seriado "Joey".

Ligações externas[editar | editar código-fonte]