Feijoada à timorense

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Feijoada à timorense composto por varias ingredientes como carne de porco, feijão-vermelho, mostarda, aborbóra e macarrão.

A feijoada à timorense é um prato popular da culinária de Timor-Leste que é a variante da feijoada daquele país. Consiste principalmente em várias partes de carne de porco misturadas com feijão-vermelho (roxo) e chouriço ou linguiças defumadas.[1] Como elementos decorativos, rodelas de laranja e salsa são comumente utilizadas nos pratos.

A feijoada é considerada em Timor-Leste como um prato comemorativo de feriado, pois também é servida nos finais de semana, geralmente no jantar de sábado ou no almoço de domingo. Outros ingredientes que podem diferenciar a feijoada feita neste país do Sudeste Asiático é a incorporação de folhas de mamão e alguns condimentos usados ​​na culinária local que podem torná-la levemente picante.[2] É um prato comum na Lusofonia, podendo ser encontrado comumente em países como Brasil, Portugal, Moçambique e nos territórios de Macau e Goa, estes dois últimos também ex-colônias portuguesas na Ásia.

Referências

  1. Lauro Luchessi (2 de agosto de 2013). «Feijoada de Frutos do mar». Correio Popular. Consultado em 11 de outubro de 2023 
  2. «East Timorese Food: 7 Traditional Dishes of Timor-Leste». Travel Food Atlas. 9 de maio de 2023. Consultado em 11 de outubro de 2023