Festa do São Pedro de Belém (Paraíba)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Festa do São Pedro de Belém
Banner da Praça do Forró

Praça do Forró, edição 2009
Período de a(c)tividade Desde o ano de 1997
Local(is) Belém (Paraíba), Brasil
Data(s) 1 à 3 de julho de cada ano

A Festa do São Pedro, realizada anualmente entre os dias 1 e 3 de julho na cidade de Belém, no estado da Paraíba, é considerada uma das maiores [1] e melhores[2] festas juninas do interior paraibano,[3] atraindo turistas[4] de diversas regiões da Paraíba e de estados vizinhos como Rio Grande do Norte e Pernambuco.

História[editar | editar código-fonte]

São Pedro de Belém.

Criada em 1997, a festa do São Pedro é o maior evento cultural e turístico da atualidade na cidade de Belém. São quatro dias de festa animados pelos principais grupos ou bandas musicais de forró que se apresentam na Região Nordeste e no Brasil.

Desde o dia 02 julho de 2004, está incluída no Calendário Turístico do Estado da Paraíba, através da Lei Estadual nº 7.620, aprovada pela Assembléia Legislativa da Paraíba e sancionada pelo então Governador Cássio Cunha Lima.

Quadrilha Junina belenense Estação Xodó.

No decorrer das várias edições dos festejos, além das bandas de forró, artistas de renome nacional como Fagner, Zé Ramalho, Leonardo e Cláudia Leite, na época vocalista da Banda Babado Novo, se apresentaram no São Pedro de Belém,[5] transformando esse evento numa das principais festas populares do estado.[6] Segundo projeções dos organizadores do evento, na edição de 2007, o público presente, em apenas uma das noites do festejo, atingiu cerca de 45 mil pessoas,[7] demonstrando a grandeza do evento num município com uma população de quase 18 mil habitantes como Belém.

Durante os festejos juninos, além dos shows com as principais bandas de forró do Nordeste, os turistas que visitam a cidade de Belém poderão desfrutar de variados pratos típicos da região nordestina feitos do milho como canjica, munguzá, pamonha, etc. E ainda conferir as apresentações das tradicionais quadrilhas juninas e do autêntico forró pé-de-serra nas ruas próximas ao evento.

Infra-estrutura[editar | editar código-fonte]

Palco da Festa do São Pedro de Belém, edição 2008.

Mantendo a tradição nordestina dos festejos juninos nas ruas das cidades do interior, a Festa do São Pedro de Belém é realizada numa das principais avenidas da cidade, na Rua Brasiliano da Costa, iniciando ao lado do ginásio poliesportivo “O Xaviezão” e se estendendo por ruas intermediárias.

Nas últimas edições foram acrescentados palcos e locais secundários para apresentações de artistas do município com o ritmo do forró pé-de-serra, e para apresentações das quadrilhas juninas, além do palco principal e dos camarotes.

Vista parcial dos camarotes, edição 2008.

Ao longo da avenida onde se realiza o São Pedro de Belém, são instaladas dezenas de barracas que servem de apoio aos turistas, com comidas e bebidas típicas da região e também guaritas com policiais militares para a segurança do evento.

Para a hospedagem, existem várias pousadas, residências e pequenos hotéis cadastrados para o acolhimento aos turistas que permanecem no período da festa. A cidade também dispõe de diversos estabelecimentos comerciais como padarias, bares, restaurantes, supermercados, pizzaria, etc. Dispõe ainda de uma agência bancária do Bradesco, Casa Lotérica da Caixa Econômica Federal e um Multibank.

Acesso e localização[editar | editar código-fonte]

Localização de Belém, no estado da Paraíba, na região Nordeste do Brasil.

Com uma localização geográfica privilegiada, o acesso ao município de Belém, no estado da Paraíba, pode ser feito através das rodovias estaduais PB-073 , vindo da capital João Pessoa em direção à Microrregião de Guarabira, e pela PB-105, vindo da cidade de Campina Grande em direção à Microrregião do Brejo Paraibano, e ainda pela BR-101 e BR-230, acessando as duas rodovias estaduais citadas.

A cidade de Belém também está próxima à divisa do estado da Paraíba com o estado do Rio Grande do Norte pelo município de Passa e Fica. Em relação a distância entre as principais cidades da região, Belém dista cerca de 120 km de João Pessoa, 95 km de Campina Grande, 140 km de Natal e 250 km de Recife.


Galeria de imagens[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Portal Mídia: Matéria jornalística de 2008 sobre a Festa do São Pedro de Belém.[1]
  2. Portal Paraíbanews: Matéria jornalística de 2008 sobre a consolidação da Festa do São Pedro de Belém como uma das melhores da Paraíba [2]
  3. Portal WSCOM: A importância do São Pedro de Belém no estado da Paraíba
  4. Portal do Governo do estado da Paraíba: Matéria destacando a vinda turistas para os festejos juninos de Belém.[3]
  5. Portal do Governo do estado da Paraíba: Matéria sobre a Festa do São Pedro, edição 2003 [4]
  6. Portal do Governo do estado da Paraíba: Matéria jornalística de 2005 sobre a Festa do São Pedro de Belém.[5]
  7. Portal Brejo.Com: Público presente na edição de 2007, em apenas uma noite do evento.[6]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]