Pamonha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Caipirinha.jpg
Este artigo é parte da
temática culinária do Brasil
Pamonhas embrulhadas
Produção familiar de pamonha
Embalagem de pamonha aberta

Pamonha é um quitute brasileiro, comum nos estados de Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Mato Grosso, Tocantins e em algumas cidades da região nordeste.

Provavelmente é descendente culinária indigína [1] .

Modo de preparo[editar | editar código-fonte]

A forma de preparo genérica da pamonha, comum a várias receitas, é a seguinte: o milho verde é ralado e, à massa resultante, são misturados leite (ou leite de coco), sal (ou açúcar), manteiga, canela e erva-doce. Esta massa é colocada em tubos feitos com a própria casca do milho (ou com folha de bananeira), atados nas extremidades. As pamonhas são submetidas a cozimento até que sua massa alcance uma consistência firme e macia.

No Centro-Oeste brasileiro, há a pamonha salgadas, chamada pamonha de sal, com recheio de carnes ou embutidos como linguiças, e a pamonha de doce, que leva queijo tipo minas como recheio [2] .

No Nordeste brasileiro,[3] a pamonha é preparada com leite de coco. Em outras regiões, pode ser um bolo de milho que depois de pronto é embrulhado em folhas de bananeira, e ao ser servido, é dissolvido em água e açúcar, recebendo o nome de garapa de pamonha[3] .

Etimologia[editar | editar código-fonte]

O nome "pamonha" vem da palavra tupi pa'muñã[4] , que significa "pegajoso".

Referências literárias[editar | editar código-fonte]

No livro O dialeto caipira, de Amadeu Amaral, há referência tanto à pamonha como ao curau.

Pamonhas de Piracicaba[editar | editar código-fonte]

A cidade brasileira de Piracicaba, estado de São Paulo, Brasil, se tornou famosa por sua grande produção de pamonhas nos anos 1960 e 1970, quando a família Rodrigues fabricava mais de 5 000 pamonhas diariamente para serem distribuídas por todo o estado. Tornaram-se nacionalmente conhecidas as chamadas dos alto-falantes dos vendedores:

Cquote1.svg Pamonhas, pamonhas fresquinhas, pamonhas de Piracicaba, é o puro creme do milho! Venham experimentar estas delícias... Pamonhas, pamonhas, pamonhas... Cquote2.svg

== Uso alternativo do termo no Brasil, chama-se "pamonha" a alguém que é preguiçoso, lento ou palerma.[5]

[6]

Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Pamonha

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikcionário
O Wikcionário possui o verbete pamonha.