Gabinete da Alemanha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde maio de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Alemanha
Coat of arms of Germany.svg

Este artigo é parte da série:
Política e governo da
Alemanha



Outros países · Atlas

O Gabinete da Alemanha (Bundesregierung) é o corpo executivo da República Federal da Alemanha, formado pelo Chanceler e os ministros. O Gabinete, tal como apresenta-se atualmente, sucedeu ao Conselho de Ministros da Alemanha Oriental, que existiu entre 1950 e 1990. Todos os procedimentos quanto à formação e estrutura do Gabinete são relatados na Grundgesetz (Lei Fundamental).

Os ocupantes dos cargos ministeriais são designados pelo Presidente, sob a indicação do Chanceler. Antes de tomarem posse oficialmente, os ministros e o próprio Chanceler prestam juramento à Constituição perante o Parlamento. Ainda de acordo com a Lei Fundamental, um ministro não pode ser demitido individualmente, somente o gabinete por inteiro, de maneira a evitar novos golpes de Estado.

Ministérios[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre política, partidos políticos ou um político é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.