Guarujá do Sul
| Município de Guarujá do Sul/SC | |||||
|
|||||
| Hino | |||||
| Aniversário | 25 de julho | ||||
|---|---|---|---|---|---|
| Fundação | 25 de julho de 1961 | ||||
| Gentílico | guarujaense | ||||
| Prefeito(a) | José Carlos Foiato (2013–2016) |
||||
| Localização | |||||
|
Localização de Guarujá do Sul/SC em Santa Catarina
Localização de Guarujá do Sul/SC no Brasil |
|||||
| Unidade federativa | |||||
| Mesorregião | Oeste Catarinense IBGE/2008 1 | ||||
| Microrregião | São Miguel do Oeste IBGE/2008 1 | ||||
| Municípios limítrofes | São José do Cedro, Princesa, Dionísio Cerqueira, Palma Sola | ||||
| Distância até a capital | 735 km | ||||
| Características geográficas | |||||
| Área | 100,550 km² 2 | ||||
| População | 4 908 hab. Censo IBGE/20103 | ||||
| Densidade | 48,81 hab./km² | ||||
| Altitude | 707 m | ||||
| Clima | Mesotérmico úmido, com verão quente e temperatura média de 17,6°C | ||||
| Fuso horário | UTC−3 | ||||
| Indicadores | |||||
| IDH | 0,803 elevado PNUD/2000 4 | ||||
| PIB | R$ 97 430,668 mil IBGE/20085 | ||||
| PIB per capita | R$ 20 055,72 IBGE/20085 | ||||
| Página oficial | |||||
Guarujá do Sul é um município brasileiro do estado de Santa Catarina. Localiza-se a uma latitude 26º23'07" sul e a uma longitude 53º31'40" oeste, estando a uma altitude de 707 metros. Sua população estimada em 2011 era de 4.924 habitantes.
Guarujá do Sul-SC foi colonizada a partir da década de 1940 por imigrantes descendentes de italianos e de alemães oriundos do Rio Grande do Sul.
Um rico empresário da região, que viajava com freqüência para São Paulo, batizou a vila recém-fundada com o nome da praia paulista freqüentada por ele. Como forma de subsistência e para conseguir espaço para a lavoura, os colonizadores dedicaram-se à extração de madeira até que as árvores se tornassem escassas.
Índice |
História [editar]
Guarujá do Sul foi colonizada a partir da década de 1940 por imigrantes descendentes de italianos e alemães oriundos do Rio Grande do Sul. (O resto da história está no último parágrafo do texto principal.)
Destaque [editar]
Gruta de São Cristóvão
Vias de acesso [editar]
O principal acesso é pela rodovia BR-163, a partir da BR-282. Embora somente o União, que tem sede na vila do Pessegueiro, tenha se destacado, o futebol amador de Guarujá do Sul é feito de outras equipes, como Nacional Futebol Clube,Esporte Clube Metropol, de Beato Roque, Esporte Clube Aliança, de Linha Baixo Arara,e o Juventus, de Taquarussu.
Referências
- ↑ a b Divisão Territorial do Brasil. Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1 de julho de 2008). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
- ↑ IBGE (10 out. 2002). Área territorial oficial. Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Página visitada em 5 dez. 2010.
- ↑ Censo Populacional 2010. Censo Populacional 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (29 de novembro de 2010). Página visitada em 11 de dezembro de 2010.
- ↑ Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil. Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) (2000). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
- ↑ a b Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Página visitada em 11 dez. 2010.